Durante alguns anos da década de 1980, a moeda do país era o Cruzado (Cz$). Por causa das altas taxas de inflação, a moeda foi mudada algumas vezes, houve o cruzado novo, o cruzeiro, o cruzeiro real e, finalmente, o real. Cada R$ 1,00 corresponde a Cz$ 2 750 000 000,00. Suponha que a moeda não tivesse mudado e que Vitor tivesse que receber seu salário em notas novas de Cz$ 1,00. O salário atual dele é de R$ 1 000,00.
Se uma pilha de 100 notas novas tem 1,5 cm de altura, o salário em cruzados de Vitor faria uma pilha de altura
Questões relacionadas
- História | A. Grécia
(FUVEST 2011 1° FASE) As cidades [do Mediterrâneo antigo] se formaram, opondo-se ao internacionalismo praticado pelas antigas aristocracias. Elas se fecharam e criaram uma identidade própria, que lhes dava força e significado.
Norberto Luiz Guarinello, A cidade na Antiguidade Clássica. São Paulo: Atual, p.20, 2006. Adaptado.
As cidades-estados gregas da Antiguidade Clássica podem ser caracterizadas pela
- Matemática | 05. Matrizes
Uma construtora, pretendendo investir na construção de imóveis em uma metrópole com cinco grandes regiões, fez uma pesquisa sobre a quantidade de famílias que mudaram de uma região para outra, de modo a determinar qual região foi o destino do maior fluxo de famílias, sem levar em consideração o número de famílias que deixaram a região. Os valores da pesquisa estão dispostos em uma matriz A = , i, j {1, 2, 3, 4, 5}, em que o elemento corresponde ao total de famílias (em dezena) que se mudaram da região i para a região j durante um certo período, e o elemento é considerado nulo, uma vez que somente são consideradas mudanças entre regiões distintas. A seguir, está apresentada a matriz com os dados da pesquisa.
Qual região foi selecionada para o investimento da construtora?
- Matemática | 12.1 Triângulos
O teodolito é um instrumento portátil utilizado para medir ângulos e calcular distâncias. Para calcular a altura de uma torre vertical situada em terreno horizontal, um engenheiro realizou, utilizando um teodolito, as seguintes medições:
I) De um ponto B, ele avista o ponto A (mais alto da torre) sob um ângulo de 45º com o plano horizontal.
II) De um ponto C, ele avista o ponto A sob um ângulo de 30º com o plano horizontal.
A figura mostra os pontos de medições que o engenheiro obteve ao utilizar o teodolito.
Sabe-se que a distância entre os pontos B e C é igual a 40 metros e que o teodolito estava a uma altura de 1,7 m do solo em ambas as medições.
Qual é a altura aproximada, em metros, dessa torre que foi calculada pelo engenheiro?
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(EBMSP) A interação simbiótica é a essência da vida em um planeta apinhado. Nosso cerne, simbiogeneticamente composto, é muito mais antigo que a recente inovação que denominamos ser humano. Nossa forte impressão de diferença em relação a todas as outras formas de vida, nossa ideia de que somos uma espécie superior são delírios de grandeza.
MARGULIS, Lynn. O planeta simbiótico: Uma nova perspectiva da evolução. Rio de Janeiro: Rocco, 2001, p.95.
As relações de simbiose – hoje, amplamente aceitas pela ciência – que retratam as interações históricas entre seres vivos e que favoreceram o estabelecimento de novos tipos orgânicos mais ajustados às condições impostas pelo ambiente, podem ser exemplificadas na presença de determinadas estruturas celulares, como
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2016 2º APLICAÇÃO)
Admita que um tipo de eucalipto tenha expectativa de crescimento exponencial, nos primeiros anos após seu plantio, modelado pela função y(t) = at-1 na qual y representa a altura da planta em metro, t é considerado em ano, e a é uma constante maior que 1. O gráfico representa a função y.
Admita ainda que y(0) fornece a altura da muda quando plantada, e deseja-se cortar os eucaliptos quando as mudas crescerem 7,5 m após o plantio.
O tempo entre a plantação e o corte, em ano, é igual a