(UFJF) Um professor de Física encontrou dois termômetros em um antigo laboratório de ensino. Os termômetros tinham somente indicações para o ponto de fusão do gelo e de ebulição da água. Além disso, na parte superior de um termômetro, estava escrito o símbolo °C e, no outro termômetro, o símbolo °F. Com ajuda de uma régua, o professor verificou que a separação entre o ponto de fusão do gelo e de ebulição da água dos dois termômetros era de 20,0 cm, conforme a figura abaixo. Com base nessas informações e na figura apresentada, podemos afirmar que, a 5,0 cm, do ponto de fusão do gelo, os termômetros registram temperaturas iguais a:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A. Existe uma mentalidade racista ainda muito aprofundada no nosso país? Comente esta frase levando em consideração todos os fatos históricos ocorridos no Brasil.
B. Douglas Belchior faz parte do movimento negro em Minas Gerais. Ele aponta as características do racismo no Brasil. Cite uma delas:
C. Cite uma ação executada pelo governo que demonstra que ele discorda de atitudes racistas
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Juliana vai receber um grupo de amigos e planeja servir a eles mousse de chocolate. A receita desse doce leva 8 ovos e rende 6 porções. Se Juliana calcula que sejam necessárias 15 porções para servir seus amigos, a quantidade de ovos que ela deverá usar para preparar a mousse é igual a:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
“O cenário é Jebel Irhoud, um conjunto de cavernas a 100 quilômetros de Marrakesh, no Marrocos. Mas ainda não existe Marrakesh nem Marrocos. Estamos num fim de tarde de 300 mil anos atrás -100 mil antes do surgimento dos primeiros seres humanos modernos. Mas eis que enxergamos ao longe um grupo de humanos. Sujos, cabelos desgrenhados, mas claramente humanos. Com o devido banho de loja, todos passariam despercebidos se cruzassem a Avenida Paulista na hora do almoço.”
Fonte: Revista Superinteressante, nº 378, agosto 2017.
I. Mutação e recombinação genética são fatores evolutivos que alteram a variabilidade genética da população, pois a mutação reorganiza os genes existentes, enquanto a recombinação insere genes novos.
II. A irradiação adaptativa é caracterizada pela diferenciação de organismos a partir de um ancestral comum, dando origem a vários grupos diferentes, adaptados a explorar ambientes diferentes.
III. As conquistas tecnológicas podem alterar a variabilidade genética das populações. Na população humana, por exemplo, promovem o relaxamento das pressões seletivas sobre essa população, permitindo a sobrevivência de indivíduos que seriam normalmente eliminados através do mecanismo da seleção natural.
IV. Órgãos vestigiais, como o apêndice vermiforme, são estruturas pouco desenvolvidas e sem papel significativo atualmente, não se caracterizando, portanto, evidência evolutiva entre as espécies.
V. Um dos ancestrais do Homo sapiens foi o homem de Neandertal que, entre outras habilidades, fabricava armas e ferramentas utilizando, principalmente, ossos de animais.
Sobre o tema abordado no texto acima analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2021 1° APLICAÇÃO) Sinhá
Se a dona se banhou
Eu não estava lá
Por Deus Nosso Senhor
Eu não olhei Sinhá
Estava lá na roça
Sou de olhar ninguém
Não tenho mais cobiça
Nem enxergo bem
Para que me pôr no tronco
Para que me aleijar
Eu juro a vosmecê
Que nunca vi Sinhá
[...]
Por que talhar meu corpo
Eu não olhei Sinhá
Para que que vosmincê
Meus olhos vai furar
Eu choro em iorubá
Mas oro por Jesus
Para que que vassuncê
Me tira a luz.
CHICO BUARQUE; JOÃO BOSCO. Chico. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2011 (fragmento).
No fragmento da letra da canção, o vocabulário empregado e a situação retratada são relevantes para o patrimônio linguístico e identitário do país, na medida que
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(MACKENZIE) Em um experimento de laboratório, realizado sob pressão constante e ao nível do mar, foram utilizadas duas soluções, A e B ambas apresentando a água como solvente e mesmo sal como soluto não volátil, as quais, estando inicialmente na fase líquida, foram aquecidas até ebulição. Desse experimento, foram coletados os dados que constam da tabela abaixo:
Um analista, baseando-se nos resultados obtidos, fez as seguintes afirmações:
I. A pressão de vapor de ambas as soluções é menor do que a pressão de vapor da água pura.
II. A solução A apresenta menor concentração de sal em relação à concentração salina da solução B
III. As forças de interação intermoleculares na solução B apresentam maior intensidade do que as forças de interação existentes, tanto na solução A como na água.
É correto dizer que: