Uma pessoa possui um lago com peixes e deseja plantar árvores na área próxima. As árvores devem ficar a uma certa distância do lago, pois as folhas que caem prejudicam o bem-estar das espécies de peixe.
O dono do terreno pretende plantar seis árvores enfileiradas perpendicularmente ao lago, de modo que as árvores localizadas na primeira e na sexta posição estejam, respectivamente, mais próxima e mais distante do lago. A árvore localizada na sexta posição estará a 27 m de distância do lago, e a soma da menor distância de cada árvore em relação ao lago é de 102 m. A distância entre duas árvores consecutivas será sempre a mesma.
Desconsiderando a espessura dessas árvores, a distância, em metro, entre árvores consecutivas será
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Cartaz afixado nas bibliotecas centrais e setoriais da Univerdade Federal de Goiás (UFG), 2011.
Considerando-se a finalidade comunicativa comum do gênero e o contexto específico do Sistema de Biblioteca da UFG, esse cartaz tem função predominantemente:
- Arte | 6.2 Vanguardas Artísticas
TEXTO I
Também chamados impressões ou imagens fotogramáticas [...], os fotogramas são, numa definição genérica, imagens realizadas sem a utilização da câmera fotográfica, por contato direto de um objeto ou material com uma superfície fotossensível exposta a uma fonte de luz. Essa técnica, que nasceu junto com a fotografia e serviu de modelo a muitas discussões sobre a ontologia da imagem fotográfica, foi profundamente transformada pelos artistas da vanguarda, nas primeiras décadas do século XX. Representou mesmo, ao lado das colagens, foto montagens e outros procedimentos técnicos, a incorporação definitiva da fotografia à arte moderna e seu distanciamento da representação figurativa.
COLUCCI, M. B. Impressões fotogramáticas e vanguardas: as experiências de Man Ray. Studium, n. 2, 2000.
TEXTO II
No fotograma de Man Ray, o “distanciamento da representação figurativa” a que se refere o Texto I manifesta-se na
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(FGV) O esquema a seguir ilustra um ciclo celular no qual a célula realiza uma divisão mitótica.
Com relação aos eventos característicos ocorridos durante esse ciclo celular, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Texto para a questão. Muito cedo para decidir Rubem Alves Gandhi se casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda não haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ninguém era culpado: todo mundo estava sendo levado de roldão pelas engrenagens dessa máquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro. Antigamente, quando se queria dizer que uma decisão não era grave e podia ser desfeita, dizia-se: “isso não é casamento!”. Naquele tempo, casamento era decisão irremediável, para sempre, até que a morte os separasse, eterna comunhão de bens e comunhão de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se até mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para começar tudo de novo... Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ninguém se horroriza, ninguém grita, os pais até ajudam, concordam, empurram, fazem pressão, o filho não quer tomar a decisão, refuga, está com medo. Está chegando para muitos o momento terrível do vestibular, quando vão ser obrigados por uma máquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espaço em branco o nome da profissão que vão ter. Casar e descasar são coisas que se resolvem rápido. Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. A dor que os adolescentes enfrentam agora é que, na verdade, eles não têm condições de saber o que é que eles amam. Mas a máquina os obriga a tomar uma decisão para o resto da vida, mesmo sem saber. Se você disser que a decisão não é tão séria assim, que o que está em jogo é só o aprendizado de um ofício para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso até dizer: “Tudo bem! Só que fico com dó de você! Pois não existe coisa mais chata que trabalhar só para ganhar dinheiro”. Um conselho aos pais e aos adolescentes: não levem muito a sério esse ato de colocar a profissão naquele lugar terrível. Aceitem que é muito cedo para uma decisão tão grave. Considerem que é possível que vocês, daqui a um ou dois anos, mudem de ideia. Eu mudei de ideia várias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessário, comecem de novo. Não há pressa. Que diferença faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois? Texto adaptado do livro “Estórias de quem gosta de ensinar —
O fim dos Vestibulares”, editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 31.
Enunciado:
No trecho “Gandhi se casou menino. Foi casado menino”, fica implícito que Gandhi:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Somente em fins do século XIX, a escravidão foi oficialmente abolida no Brasil. Como nessa mesma época, as lavouras de café estavam se expandindo para novas áreas do país e os cafeicultores necessitavam de mais trabalhadores, era preciso encontrar uma outra fonte de mão de obra para substituir os escravos africanos.
(A) Qual foi a iniciativa dos fazendeiros para resolver o problema da mão de obra?
(B) Esta iniciativa não deu certo, causando muitos conflitos entre colonos e fazendeiros. Qual foi o principal motivo dessa iniciativa não ter dado certo?