(UEFS)
A figura representa um sistema massa-mola ideal, cuja constante elástica é de 4 N/cm. Um corpo de massa igual a 1,2 kg é empurrado contra a mola, comprimindo-a de 12 cm. Ao ser liberado, o corpo desliza ao longo da trajetória representada na figura. Desprezando-se as forças dissipativas em todo o percurso e considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s², é correto afirmar que a altura máxima H atingida pelo corpo, em cm, é igual a:
Questões relacionadas
- Matemática | 07. Sistemas Lineares
(FGV) Chama-se solução trivial de um sistema linear aquela em que todos os valores das incógnitas são nulos.
O sistema linear, nas incógnitas
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
"Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando à missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou Dona Plácida. É de crer que Dona Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: – Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: – Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia”.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
(FUVEST 2005 1ª FASE) A vida de Dona Plácida, referida no excerto, é muito semelhante à vida de trabalhos duros e incessantes de Juliana (O primo Basílio), com a diferença de que a personagem de Eça de Queirós
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Celular ou gravador de áudio
- Caixas de som
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar sobre a rádio dos velhos tempos e as mudanças que
aconteceram neste meio de comunicação até os dias de hoje.
Disponível:
www.itatiaia.com.br/blog/emanuel-carneiro/velhos-tempos-belos-dias
https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-radio
- O rádio já foi o meio de comunicação mais importante da nossa sociedade, hoje é
pouco explorado pelas crianças. Vamos gravar um programa de rádio legal e divertido
com as músicas que as crianças mais gostam de ouvir.
- Selecione notícias de jornais ou revistas que mais se identifique com as crianças.
- Você pode usar as mesmas notícias do jogo do jornal para usá-las na rádio.
- Faça com que todas as crianças tenham a oportunidade de gravar uma notícia ou um
comentário.
- Use o celular ou o gravador para gravar as vozes das crianças.
- Selecione músicas que as crianças gostem.
- Faça uma playlist e adicione a caixinha de música no celular.
- Use as crianças como locutoras para informar as horas, as músicas que serão tocadas
e o nome dos próximos repórteres.
- Coloque para tocar de acordo com o script feito em sala.
- Incentive as crianças a darem um nome pra rádio.
Fonte: https://demonstre.com/10-atividades-de-meios-de-comunicacao/
RÁDIO: A ERA DA MÍDIA SONORA
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(IFBA) As pessoas com albinismo, infelizmente, sofrem muito preconceito. A reportagem intitulada “Violência e preconceito: a perseguição aos albinos na África do Sul” relata a situação enfrentada por estas pessoas e suas famílias, como podemos observar na fala da mãe de um menino albino, moradores da região: “Eu posso lidar com os problemas de pele, de visão e até de preconceito, apesar de machucar. Mas me apavoro em pensar que meus filhos são alvos de caçadores”. A representante do Departamento de Educação Básica da África do Sul garante que o governo já está tentando reverter essa realidade através de um programa social.
Disponível em: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/29322/violencia+e+preconceito+a+perseguicao+aos+albinos+na+africa+do+sul.shtml.
Acesso em 09.09.2015.
Sobre a doença albinismo, considere as afirmativas.
I. A consanguinidade, ou seja, o cruzamento entre indivíduos aparentados, pode aumentar a probabilidade de o filho deste casal possuir o albinismo.
II. O albinismo é uma característica geneticamente determinada com padrão de herança autossômico recessivo, ou seja, para portar a doença, a pessoa deve herdar dois alelos com mutação, um do pai e outro da mãe.
III. O albinismo é uma condição cuja causa é uma mutação genética que resulta em pouca ou nenhuma produção de colágeno, que é o pigmento produzido pelas células chamadas de melanócitos encontradas na pele e nos olhos.
Dentre as afirmações relativas ao albinismo, assinale:
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(UNESP) Em seu livro O Poder do Movimento nas Plantas, publicado em 1880, Darwin relata algumas de suas experiências sobre o tema, dentre elas aquela na qual plantou sementes de aveia e fez a luz incidir de diferentes direções sobre as plantas em crescimento. Observou que as plantas sempre se inclinavam na direção da luz, mesmo quando esta era tênue demais para ser percebida pelo olho humano. Criou pequenas tampas, escurecidas com tinta nanquim, e cobriu a parte superior dos coleóptilos, constatando que paravam de responder à luz. Ficava claro, concluiu ele, que, quando a luz atingia a extremidade da planta, estimulava essa parte a liberar algum tipo de “mensageiro” que, chegando às partes “motoras” da muda, fazia com que se contorcesse na direção da luz.
https://piaui.folha.uol.com.br. Adaptado.
Atualmente, sabemos que o “mensageiro” a que Darwin se referia é um hormônio vegetal denominado