(EEAR) Uma criança gira no plano horizontal, uma pedra com massa igual a 40g presa em uma corda, produzindo um Movimento Circular Uniforme. A pedra descreve uma trajetória circular, de raio igual a 72cm sob a ação de uma força resultante centrípeta de módulo igual a 2N .Se a corda se romper, qual será a velocidade, em m/s com que a pedra se afastará da criança?
Obs.: desprezar a resistência do ar e admitir que a pedra se afastará da criança com uma velocidade constante.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 3.3 Placas Tectônicas
Observe a ilustração sobre a ocorrência de um terremoto
Os terremotos são movimentações das camadas internas da Terra. Um país que está sempre na mídia pela ocorrência de terremotos é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
A MENINA E O SONHO O trabalho na fazenda muito cedo começava.
Mal o sol aparecia, todo mundo despertava. No friozinho da manhã, foi saindo o fazendeiro,
Pra tirar leite da vaca que dormia no celeiro. Com perícia e muito jeito, tirou leite da vaquinha.
Colocou tudo num jarro e chamou sua filhinha: “Minha filha, pegue o jarro e vá logo pro mercado.
Atenção, vá devagar, é preciso ter cuidado!” A menina foi depressa, pois já estava acostumada.
Com o jarro na cabeça, foi andando pela estrada. Caminhando sobre a grama, a menina foi pensando.
Pra fazer passar o tempo, ia ela imaginando: “É preciso, no mercado, um bom preço conseguir.
Esse leite vale muito, bom dinheiro vou pedir.
Mas não vou desperdiçar o dinheiro dessa venda.
Vou comprar uma galinha e levar lá pra fazenda.
A galinha será grande, minha vida vai mudar,
pois três ovos cada dia com certeza vai botar.
E botando tantos ovos, três ou quatro todo dia,
logo vou ter um montão pra encher uma bacia!
Vou vender todos os ovos e, com todo esse dinheiro,
Eu já sei o que fazer: vou comprar um galinheiro!
As galinhas serão muitas, todas elas a botar.
Com tão grande produção, outra vaca vou comprar.
Aí vou ter duas vacas e galinhas produzindo.
Com todo esse leite e ovos, eu na vida vou subindo.
Vou comprar algumas cabras, porcos e patos também.
Vendo tudo e, logo após, vou abrir um armazém!
No armazém vai ter de tudo, mantimentos pra sobrar,
Roupas, vinho e tudo o mais, para todos contentar.
O armazém vai render tanto, que eu consigo o meu desejo:
vou comprar um caminhão e uma fábrica de queijo!
Essa fábrica será um sucesso sem igual.
Vou vender pro interior e também pra capital.
Ficarei rica e famosa, alvo da admiração.
Muitos homens vão querer conquistar a minha mão.
Esperando o noivo certo, a nenhum escolherei,
até o dia em que sorrindo chegará o filho do rei.
Ao me ver assim tão cheia de riqueza e talento,
vai querer casar comigo, vai pedir-me em casamento!
O rei vai oferecer uma festa magistral
e dirá que aquele dia é feriado nacional!” Distraída com o sonho, a menina tropeçou.
Sua mão soltou o jarro, que no chão se espatifou! E chorando viu o leite pelo chão se esparramar,
dissolvendo os tais castelos que a menina fez no ar... Fonte: BANDEIRA, Pedro. A hora do desconto. São Paulo: Moderna, 2006. p. 26-29.
A menina foi andando e sonhando. Começou o sonho com a venda do leite e o sonho foi crescendo, crescendo até chegar em seu casamento com o príncipe.
Numere os acontecimentos de acordo com a ordem em que elas aparecem no sonho da menina.
- Matemática - Fundamental | 7.1 Planas - Quadrado, Círculo, Triângulo e Retângulo
OBSERVE A OBRA DE ROMERO BRITO.
APÓS A SUA APRECIAÇÃO, IDENTIFIQUE AS FORMAS GEOMÉTRICAS QUE APARECEM NA OBRA E REGISTRE-AS NO ESPAÇO ABAIXO.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a afirmação a seguir:
“O desenvolvimento de uma nova sociedade durante o Neolítico se deve às mudanças na relação entre as pessoas e o meio ambiente que as cercava.”
BRAICK, Patrícia Ramos. Das Cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna, 2000. p. 44.
A relação entre a revolução agrícola e o aumento da expectativa de vida pode ser explicada em:
- Ciências - Fundamental | 04. Biomas e Ecossistemas Aquáticos
Leia o texto a seguir:
Os corais e o aquecimento global
Além das possíveis alterações climáticas e suas consequências, o aumento da temperatura no planeta ameaça também o ecossistema marinho. Ambientalistas e pesquisadores se dizem alarmados com o branqueamento dos corais, fenômeno registrado no Brasil e em quase todo o mundo, atribuído, principalmente, à elevação da temperatura dos oceanos.
Na costa da Bahia, por exemplo, as primeiras avaliações realizadas após o verão já mostram mudanças. O tom colorido das algas que encobrem a estrutura dos corais tem dado lugar ao branco do esqueleto calcário dessas espécies marinhas. A descoloração dos corais pode ser explicada pela morte, expulsão ou perda de pigmento das algas. “O esqueleto do coral é branco, o tecido é transparente. Ele tem cor porque vive em simbiose com as algas microscópicas chamadas zooxantelas, que têm pigmento, sendo esses pigmentos que dão coloração aos corais."
Disponível em: http://direitoambiental.wordpress.com/2010/04/22/os-corais-e-o-aquecimento-global. (Adaptado) Acesso em: 24 mar. 2012.
A presença das zooxantelas nos corais é importante para sobrevivência dos corais e consequentemente para sobrevivência das algas. Explique o processo de simbiose existente entre os corais e as algas.