Leia a afirmação a seguir:
“O desenvolvimento de uma nova sociedade durante o Neolítico se deve às mudanças na relação entre as pessoas e o meio ambiente que as cercava.”
BRAICK, Patrícia Ramos. Das Cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna, 2000. p. 44.
A relação entre a revolução agrícola e o aumento da expectativa de vida pode ser explicada em:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.08 Potenciação
Medir distâncias sempre foi uma necessidade da humanidade. Ao longo do tempo fez-se necessária a criação de unidades de medidas que pudessem representar tais distâncias, como, por exemplo, o metro. Uma unidade de comprimento pouco conhecida é a Unidade Astronômica (UA), utilizada para descrever, por exemplo, distâncias entre corpos celestes. Por definição, 1 UA equivale à distância entre a Terra e o Sol, que em notação científica é dada por 1,496 x 102milhões de quilômetros.
Na mesma forma de representação, 1 UA, em metro, equivale a:
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
Em pesquisa liderada por David Sabatini, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), camundongos foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu, de 9 a 14 meses, uma alimentação com 60% de gordura; no outro grupo, a comida era balanceada em seus componentes. Ao final daquele período, os pesquisadores notaram que a gordura fez com que tanto as células-tronco do intestino quanto as progenitoras aumentassem em número e elevassem sua taxa de proliferação, independentemente do requerimento de novas células, apresentando crescimento invasivo, denominado metástase. Os resultados foram publicados na revista Nature de março de 2016.
BIOQUÍMICA. Ciência Hoje. ed. 335, v. 56, p. 17, abr. 2016. (adaptado)
Os resultados da pesquisa apresentada, para o órgão analisado, indicam uma correlação direta entre o consumo de altos teores de gordura e o(a)
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
De acordo com esse infográfico, as redes sociais estimulam diferentes comportamentos dos usuários que revelam
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
(UECE) Os oceanos correspondem à maior área superficial do planeta. Possuem uma profundidade média de aproximadamente 3.700 metros, e suas margens continentais representam cerca de 20% do total da área por eles ocupada. Considerando essas feições, analise as afirmações a seguir, e escreva (1) se a afirmação fizer referência a uma Margem Continental do Tipo Pacífico, e (2) se fizer referência a uma Margem Continental do Tipo Atlântico.
( ) Plataforma, talude e elevação continental são algumas das feições típicas deste tipo de margem, que são definidas a partir do gradiente batimétrico.
( ) As fossas oceânicas são as feições mais características deste tipo de margem. Pelo fato de não receberem quantidades significativas de sedimentos, normalmente não desenvolvem um sopé continental.
( ) Esta margem se desenvolveu a partir do rifteamento e separação de um continente, dando origem a um novo oceano e dois blocos continentais. A margem leste da América do Sul e América do Norte, e as margens leste e oeste da África são exemplos deste tipo de margem.
( ) A margem do tipo ativa localiza-se nas regiões de convergência das placas litosféricas, onde ocorre a subducção de uma placa sob a outra.
( ) Nesta margem concentram-se as principais atividades vulcânicas e sísmicas da Terra.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Química | 2.4 Cinética Química
(UERN)
A lei de velocidade de uma reação química é determinada experimentalmente. A decomposição de N2O5 (g), representada pela equação química 2N2O5(g) → 4NO2(g) + O2(g), foi repetida algumas vezes, mudando-se a concentração inicial do reagente, à mesma temperatura, com objetivo de determinar a velocidade inicial de reação a cada repetição.
Considerando-se essas informações e com base na análise dos dados da tabela, é correto afirmar: