(UEFS) Considere os ácidos
I – Cl3C – CO2H
II – CH3 – CO2H
III – CH3 – CH2 – CH2 – CO2H
IV – HCO2H
A opção que representa corretamente a ordem crescente de acidez é:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Observe o esquema representativo de uma célula eucariótica animal, identifique as estruturas numeradas e, em seguida, estabeleça a relação, em ordem numérica crescente, destas com a função que desempenham na célula.
( ) Retículo endoplasmático granuloso
( ) Mitocôndria
( ) Complexo golgiense
( ) Reticulo endoplasmático não granuloso
( ) Lisossomo
A. Secreção celular.
B. Digestão de substâncias orgânicas.
C. Produção de certas proteínas.
D. Respiração aeróbia.
E. Síntese de ácidos graxos, de fosfolipídios e de esteroides, além da inativação de substâncias tóxicas.
A alternativa que apresenta a relação correta é:
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
O resgate de um barco com 25 imigrantes africanos na costa do Maranhão reacendeu a discussão sobre o quanto o Brasil estaria, cada vez mais, atraindo pessoas de outros países em busca de refúgio ou de melhores condições de vida.
O país recebeu 33 866 pedidos de refúgio de imigrantes no ano de 2017, segundo um relatório recente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça.
A definição clássica de refugiado é “o imigrante que sofre de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas”.
No entanto, a Acnur, agência da ONU para refugiados, já tem um entendimento ampliado do que pode configurar um refugiado, incorporando também as características de uma crise humanitária: fome generalizada, ausência de acesso a medicamentos e serviços básicos e perda de renda.
Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 22 maio 2018 (adaptado).
Nesse texto, a função metalinguística tem papel fundamental, pois revela que o direito de o imigrante ser tratado como refugiado no Brasil depende do(a)
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL - Folha de papel ofício branca - Figuras diversas ( pesquisada pelo professor com antecedência) - Lápis de desenho - Lápis de cor ou canetinhas coloridas PROCEDIMENTOS - Esta atividade possibilita a criança brincar através do desenho, utilizando vários tipos de linhas. -O professor deverá pesquisar com antecedência imagens de objetos, plantas, móveis, edificações, etc. (gravuras que contenham diferentes tipos de linhas ) em revistas ou na internet. Fonte: Relatório da Prática Pedagógica- Turma do 1º ano NEI-CAP/UFRN 2007 - Dividir a sala de aula em grupos. Cada grupo receberá algumas imagens para serem observadas buscando identificar as linhas e formas que as compõe. - Após essa atividade de observação, cada grupo irá expor para toda a turma suas observações, mostrando como e o que conseguiram identificar (linhas retas, curvas, grossas, finas, cores, formas). - Em seguida, o professor vai propor uma atividade de desenho. - Os alunos deverão imaginar cenas/composições com linhas retas e curvas e depois irão desenhar a composição artística imaginada. -O professor deverá estimular a criança a explorar o espaço no papel ao desenhar , cruzando as linhas, desenhando linhas mais grossas e mais finas, criando figuras geométricas. - Depois do desenho pronto, os alunos deverão colorir os espaços nos desenhos e ou formas que eles conseguiram criar. Utilizar lápis de cor ou canetinha. - Surgirá diferentes composições conforme a criatividade de cada criança. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16022
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
A sociedade atual testemunha a influência determinante das tecnologias digitais na vida do homem moderno, sobretudo daquelas relacionadas com o computador e a internet. Entretanto, parcelas significativas da população não têm acesso a tais tecnologias. Essa limitação tem pelo menos dois motivos: a impossibilidade financeira de custear os aparelhos e os provedores de acesso, e a impossibilidade de saber utilizar o equipamento e usufruir das novas tecnologias. A essa problemática, dá-se o nome de exclusão digital.
No contexto das políticas de inclusão digital, as escolas, nos usos pedagógicos das tecnologias de informação, devem estar voltadas principalmente para:
- Biologia | 3.3 Vitaminas
(UFSM) Uma alimentação com deficiência de vitaminas ou de minerais pode influenciar todas as etapas do processo reprodutivo. Seguem alguns exemplos que não podem faltar na dieta.
Vitamina A: regula a síntese de progesterona e, durante a gestação, previne a imunodeficiência da mãe e do bebê.
Vitamina C: é um potente antioxidante que protege os óvulos e espermatozoides.
Vitamina D: influencia a formação do endométrio.
Considerando os eventos envolvidos na reprodução humana, os segmentos sublinhados relacionam-se, respectivamente, com o(a)