(UECE) Vem de uma flor, cura a dor, mas causa morte e pavor. É a aspirina, o remédio mais conhecido do mundo. Contém o ácido acetilsalicílico existente em flores do gênero Spirae, muito usadas em buquês de noivas. Além de curar a dor, esse ácido também é usado para proteger o coração de doenças, pois ele também impede a formação de coágulos, mas, se usado indiscriminadamente, pode causar a morte. Veja a estrutura de uma molécula desse ácido e assinale a afirmação verdadeira.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. Revolução Industrial
Analise a imagem a seguir:
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/industrial/
Explique o motivo das locomotivas serem consideradas, no século XVIII, um importante avanço tecnológico.
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UNIME)
As modificações nos estados de equilíbrio químico obedece ao Princípio estabelecido pelo químico francês Henri Le Chatellier. Considerando-se a aplicação desse Princípio ao sistema em equilíbrio químico representado pela equação química, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as que forem falsas.
a) ( ) Durante o Estado Novo, Getúlio Vargas convocou eleições para escolher o novo presidente do Brasil.
b) ( ) Muitos políticos que se colocaram contrários a essas mudanças acabaram perseguidos, presos e até mesmo torturados.
c) ( ) A imprensa e os meios de comunicação também sofreram perseguições nessa época.
d) ( ) A economia brasileira não sofreu transformações durante o Estado Novo.
e) ( ) Durante o Estado Novo, as populações sertanejas do Nordeste começaram a migrar para as grandes cidades brasileiras do Sudeste à procura de empregos e melhorias nas condições de vida.
f) ( ) O DIP era um órgão do governo que censurava as publicações de jornais, revistas e emissoras de rádio.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Leia o depoimento do prefeito de Brasília, Paulo de Tarso, sobre um acontecimento político em 1961.
A condecoração foi (...) um ato artificial porque não era uma adesão política de Jânio Quadros ao Guevara. O governo todo, aliás, ficou horrorizado com ela. Ninguém queria dar o almoço protocolar, nem os ministros, nem o próprio Palácio do Planalto. (...) A cerimônia de condecoração, imagina, ocorreu às 6 horas da manhã. Depois, o Guevara foi deixado às moscas. Após o almoço, eu sobrevoei Brasília, de helicóptero, com ele. (...) Quando nós aterrissamos, de volta, no aeroporto, não havia nos esperando um único ministro de Estado, uma única figura oficial, sequer havia um único soldado.
Depoimento de Paulo de Tarso, prefeito de Brasília em 1961, In: SANTOS, P. T. 1964 e outros anos. São Paulo: Cortez, 1984. p. 34-35. (Fragmento)
Entre os anos de 1946 e 1964, a política externa brasileira passou por diferentes configurações, sobretudo nas relações com as superpotências em tempos de Guerra Fria.
A) Descreva a política externa adotada por Jânio Quadros.
B) Relacione essa política externa com a condecoração de Che Guevara pelo governo brasileiro.
C) Na opinião do prefeito, a condecoração de Che Guevara desagradou inúmeras autoridades no país. Apresente argumentos para justificar esse desagrado.
- Matemática | 14.2 Prisma
(FUVEST 2006 1ª FASE) A partir de 64 cubos brancos, todos iguais, forma-se um novo cubo. A seguir, este novo cubo tem cinco de suas seis faces pintadas de vermelho. O número de cubos menores que tiveram pelo menos duas de suas faces pintadas de vermelho é