(FUVEST) Dependendo do pH do solo, os nutrientes nele existentes podem sofrer transformações químicas que dificultam sua absorção pelas plantas. O quadro mostra algumas dessas transformações, em função do pH do solo.
Para que o solo possa fornecer todos os elementos citados na tabela, o seu pH deverá estar entre
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
1 – A intenção é fazer com que os alunos compreendam como o artista compõe a sombra quando está pintando.
2 – A sombra na pintura, que até o Impressionismo, era predominantemente conseguida com a tinta preta. Porém, torna-se colorida. A partir dos estudos que relacionaram cor e luz, desencadeados pelo surgimento efetivo da máquina fotográfica e pelas experiências dos artistas pertencentes a este movimento.
3 – Basta observarmos que uma folha na sombra não deixa de ser verde, apenas torna-se mais escura.
4 - Distribuir para cada grupo cinco copinhos com as três cores primárias: azul ciano, amarelo ouro e magenta, o preto e o branco, além de um pincel para cada um, um copinho de água coletivo, um tecido (flanela) ou papel toalha para enxugar os pincéis e três copinhos vazios para efetuar as misturas.
5 – Solicitar aos alunos que efetuem um singelo desenho com a sombra projetada, ou que dividam o objeto em dois lados: um que estará iluminado e outro sob o qual estará a sombra.
6 – Agora podem pintar a parte iluminada quando quiserem, reservando sempre um pouco da tinta para o outro lado.
7 – Para pintar o lado sombreado, basta acrescentar cinza escuro (branco + preto) à cor inicialmente usada e completar a outra metade da forma pintada.
Obs.: Orientar os alunos a começar sempre uma mistura de cor pela cor mais clara e ir acrescentando lentamente e aos poucos a cor escura na mistura, pois o pigmento escuro é muito mais potente. Se começamos por ele gastamos tinta demais para chegar na cor final desejada.
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
El candombe es participación
Bastaría nombrar al tambor en nuestro país, y ya estaría implícita la referencia al candombe, patrimonio cultural uruguayo y, desde setiembre del 2009, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad, reconocido por las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura — Unesco. Proceso que se remonta a la época colonial, cuando era tenido como un mero baile de negros esclavos, ruidoso y obsceno, definición que toman incluso algunos diccionarios antiguos y no tanto, viéndolo como divertimento de pésima categoría por su procedencia racial. Esto fue cambiando merced al combate sin tregua a los prejuicios, siempre en crecimiento su aceptación por el conjunto de la sociedad, hasta Ilegar a nuestros días, cuando el Gobierno progresista en el 2006 promovió la ley 18059, consagrando los 3 de diciembre como Día del Candombe, la Cultura Afrouruguaya y la Equidad Racial, que en su artículo 5to y final dice: "Declárese patrimonio cultural de la República Oriental del Uruguay al candombe, caracterizado por el toque de los tambores denominados chico, repique y piano, su danza y canto, creado por los afrouruguayos a partir del legado ancestral africano, sus orígenes rituales y su contexto social como comunidad."
ANDRADE, S. Disponível em: http://alainet.org. Acesso em: 22 fev. 2012 (adaptado).
O status atual do candombe, resultante de um conjunto de mudanças ocorridas no país, contrasta com um passado marcado por preconceitos. Segundo o texto, esse status se deve à
- História | 6.12 Nazifascismo
(PUC-CAMPINAS) De acordo com o texto:
Importa questionar como estabelecer critérios de valor estético e de definição do belo em tempos sombrios, no século XX. Em ‘Crítica Cultural e Sociedade’, Theodor Adorno expôs que “escrever um poema após Auschwitz é um ato bárbaro” (Adorno, 1998, p. 28). A afirmação se refere ao estatuto da produção poética em um contexto que não abarca mais condições viáveis para o estado contemplativo, intrinsecamente associado à poesia lírica em vários autores, fundamentais para a produção do gênero. Na era dos extremos, há necessidade de um estado de permanente alerta, em que as condições de integração ao relacionamento social foram abaladas e, em muitos casos, aniquiladas pela guerra, pela mercantilização e pelo aumento das intervenções violentas dos Estados na vida social. Permitir-se a contemplação passiva após Auschwitz significa, em certa medida, naturalizar o horror vivido, esquecê-lo ou trivializá-lo. A banalização dos atos desumanos praticados nos campos de concentração, associada à política de esquecimento exercida em diversos segmentos da educação e da produção cultural, é a legitimação necessária para que eles se repitam constantemente.
(GINZBURG, Jaime. Crítica em tempos de violência. São Paulo: Edusp/FAPESP, 2012, p. 460)
A criação de campos como o de Auschwitz, no contexto da II Guerra Mundial, está associada à:
- Física
A energia potencial elétrica U de duas partículas em função da distância r que as separa está representada no gráfico da figura abaixo.
Uma das partículas está fixa em uma posição,enquanto a outra se move apenas devido à força elétrica de interação entre elas.Quando a distância entre as partículas varia de ri=3.10-10 m a rf=9.10-10m a energia cinética da partícula em movimento
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
O dióxido de enxofre é um dos diversos gases tóxicos poluentes, liberados no ambiente por fornos de usinas e de indústrias. Uma das maneiras de reduzir a emissão deste gás tóxico é a injeção de carbonato de cálcio no interior dos fornos industriais. O carbonato de cálcio injetado nos fornos das usinas se decompõe formando óxido de cálcio e dióxido de carbono. O óxido de cálcio, então, reage com o dióxido de enxofre para formar o sulfito de cálcio no estado sólido, menos poluente.
Assinale a alternativa que apresenta, na sequência em que aparecem no texto (desconsiderando-se as repetições), as fórmulas químicas dos compostos, grifados e em itálico, mencionados no processo.