(PUCCAMP) Para mostrar a diferença da rapidez da reação entre ferro e ácido clorídrico, foi utilizado o ferro em limalha e em barra. Pingando dez gotas de ácido clorídrico 1,0 mol . L-1 em cada material de ferro, espera-se que a reação seja:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Jean-Louis-Marie Poiseuille (1799-1869) foi um médico fisiologista e físico francês que estudou o comportamento do fluxo de sangue dentro das veias e artérias do corpo humano. A partir desse estudo, obteve uma equação, conhecida como Lei de Poiseuille, que trata do fluxo de um líquido, com certa viscosidade, no interior de um tubo cilíndrico.
MOREIRA, F. R. Sobre as Leis de Poiseuille no Sistema Circulatório. Vita et Sanitas, 2008. Disponível em: <www.fug.edu.br>. Acesso em: 6 fev. 2019.
Uma das representações da Lei de Poiseuille é:
Em que:
Φ: é o fluxo volumétrico do líquido;
ΔP: é a diferença de pressão nos extremos do tubo;
A: é a área da seção do tubo;
L: é o comprimento do tubo;
η: é a viscosidade do líquido.
A equação de Poiseuille mostra que as relações de proporcionalidade existentes entre o fluxo Φ e o quadrado da área A, o comprimento L e a diferença de pressão ΔP e entre a viscosidade η e o fluxo Φ são, respectivamente,
- Física | 2.6 Hidrostática
(UESB)
A lei de Stevin está relacionada com verificações que se podem fazer sobre a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos, sendo os vasos comunicantes uma das suas aplicações mais usadas. Dois vasos comunicantes contêm dois líquidos imiscíveis A e B, com massas específicas iguais, respectivamente, a 1,5 g/cm³ e 2,5 g/cm³, conforme mostra a figura.
Nessas condições, a razão entre as alturas hB e hA igual a
- Geografia | A. Globalização
(UERN)
A ilustração apresentada mostra algumas mudanças tecnológicas que trouxeram repercussões econômicas e sociais importantes para o espaço geográfico e para o modo de vida em sociedade. A forma e a organização industrial atual estão relacionadas a um país e um modelo.
Assinale a associação correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Texto 1 A operação Carne Fraca, da Polícia Federal, expõe a gravidade da doença da corrupção no Brasil. Grandes empresas estão vendendo carne podre no país, com data de validade adulterada e com aparência e peso mascarados com produtos químicos e papelão. [...] Entretanto, arma-se um rápido sistema de propaganda em favor delas, a pretexto de defender os interesses comerciais do país e sua imagem no exterior. [...] A preocupação com a saúde financeira do país e das empresas é legítima quando estão dentro das leis, das práticas corretas, da justiça. [...] Ao menos a vida e a saúde das pessoas devem sobrepor-se à ganância de lucros. Se a carne é fraca, o espírito não pode a ela submeter-se. Disponível em: <https://redesustentabilidade.org.br/2017/03/20/o-limite-da-insanidade-
-diz-marina-sobre-o-escandalo-dos-frigorificos/>. Acesso em: 03 mar. 2017. Texto 2 O Brasil é o primeiro exportador mundial de carne bovina e avícola, com presença em ao menos 150 países. O impacto deste escândalo no exterior preocupa as autoridades brasileiras, num momento em que busca acelerar um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Eumar Novacki, secretário-executivo do Ministério da Agricultura, afirmou que “não se pode colocar em xeque o sistema inteiro pela conduta de uma minoria”. A única informação que dá uma ideia da dimensão é que, entre os 4837 frigoríficos que são inspecionados no país, a fraude estaria sendo praticada em 21 abatedouros – menos de 1%. Dos 11 mil fiscais e servidores do Ministério da Agricultura, 33 estão sob investigação. Disponível em: <www.folhape.com.br/noticias/noticias/brasil/2017/03/18/.aspx>.
Acesso em: 03 mar. 2017.
Enunciado:
Em relação ao escândalo exposto pela operação Carne Fraca, da Polícia Federal, os dois textos
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Conforme as vitórias militares aumentavam, cada vez mais Roma dependia do trabalho escravo. Para os romanos, os escravos eram simples "coisas" que se diferenciavam dos bois somente porque falavam. Grande parte deles tinha uma vida muito difícil, descansando apenas nos dias de festa. Comiam mal e vestiam-se com roupas muito simples.
Trabalhavam no plantio, na colheita, no pastoreio, na exploração das minas e nas pedreiras. Realizavam a construção de obras públicas, a limpeza das ruas, atividades artesanais e serviços domésticos. Havia também os escravos que trabalhavam para o divertimento do povo, como os gladiadores, os dançarinos e os músicos. Os escravos de origem grega eram considerados sábios e cultos; geralmente trabalhavam como professores para as famílias mais ricas e importantes.
Ter a palma das mãos ou a língua queimadas com ferro em brasa, ser surrado com varas ou até morrer ou ser crucificado eram castigos corporais comuns aos escravos que não respeitassem seus donos e suas ordens.
AQUINO, Rubim Santos Leão de. Fazendo a história: da pré-história ao mundo feudal. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1989.
Os escravos romanos diferenciavam-se dos gregos porque