(FUVEST) A energia liberada na combustão do etanol de cana-de-açúcar pode ser considerada advinda da energia solar, uma vez que a primeira etapa para a produção do etanol é a fotossíntese. As transformações envolvidas na produção e no uso do etanol combustível são representadas pelas seguintes equações químicas:
C6H12O6(aq) →2 C2H5OH(l) + 2 CO2(g) ΔH = – 70 kJ/mol
C2H5OH(l) + 3 O2(g) →2 CO2(g) + 3 H2O(g) ΔH = – 1.235 kJ/mol
Com base nessas informações, podemos afirmar que o valor da variação da entalpia para a reação de fotossíntese é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Como fazer fantoche de caixa de leite passo a passo
23 de abril de 2012
Vamos te mostrar como criar fantoches bem lindinhos a partir de uma caixa de leite! Já imaginou? Fica bem bacana! Confira como criar em casa!
As caixinhas de leite vão virar suas melhores amigas! Isso porque você vai aprender como criar fantoches super fofos e que vão transmitir muita felicidade para os pimpolhos envolvidos na atividade. É uma ótima sugestão para escolinhas, creches e outras instituições que abriguem e eduquem crianças. Faça também e garanta a alegria dos seus pupilos!
Veja o que você vai precisar
– Caixas de leite longa vida
– Lã ou papel crepom
– Folha de papel pardo ou coloridas
– Cola
– Papel sulfite
– Fita crepe ou durex
– Tesoura
Passo a passo
Primeiro você irá lavar a caixa de leite e recortar 1 lateral, 1 frente e 1 lateral.
Créditos: educadoras-web.blogspot.com.br
Depois abra-a e dobre. Já vá fazendo como se fosse fantoche. Teste colocando suas mãos na abertura.
Créditos: educadoras-web.blogspot.com.br
Agora cole utilizando uma fita crepe as abinhas e em seguida encape com papel pardo ou outro tipo de papel.
Na parte interna, você cola o papel vermelho.
Créditos: educadoras-web.blogspot.com.br
Deverá ficar assim!
Realize os olhinhos, o narizinho e a boquinha para depois colá-los. Fixe também com cola o cabelinho. Este pode ser feito de lã, papel crepom ou até mesmo de fita cassete.
Créditos: educadoras-web.blogspot.com.br
Disponível em: https://www.artesanatopassoapassoja.com.br. Acesso em: 20 out. 2021.
O tutorial para criação de fantoches publicado pelo Blog Educadoras na Web apresenta uma atividade que pode ser útil para professores, pais e até para crianças ou jovens que busquem atividades extracurriculares. Além desses benefícios pedagógicos ou individuais, o tutorial de confecção dos fantoches possibilita
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
(UPF) Em uma aula no laboratório de Física, o professor solicita aos alunos que meçam o valor da resistência elétrica de um resistor utilizando um voltímetro ideal e um amperímetro ideal. Dos esquemas abaixo, que representam arranjos experimentais, qual o mais indicado para a realização dessa medição?
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(UNIT) Considere um bloco de massa igual a 1,0 kg preso a uma mola de constante elástica igual a 36,0 N/m, que se encontra em repouso sobre um plano horizontal sem atrito. Em seguida, o bloco é deslocado da sua posição de equilíbrio e a mola é comprimida 0,5 m e, o ao ser abandonado, o bloco oscila, descrevendo um movimento harmônico simples.
Nessas condições, a função da elongação é igual a
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
ASCENSÃO DO NAZIFASCISMO
49. Texto base: Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe. BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral
da política. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).
Enunciado:
O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:
- Literatura | 1. Introdução à Literatura
Nestes últimos anos, a situação mudou bastante e o Brasil, normalizado, já não nos parece tão mítico, no bem e no mal. Houve um mútuo reconhecimento entre os dois países de expressão portuguesa de um lado e do outro do Atlântico: o Brasil descobriu Portugal e Portugal, em um retorno das caravelas, voltou a descobrir o Brasil e a ser, por seu lado, colonizado por expressões linguísticas, as telenovelas, os romances, a poesia, a comida e as formas de tratamento brasileiros. O mesmo, embora em nível superficial, dele excluído o plano da língua, aconteceu com a Europa, que, depois da diáspora dos anos 70, depois da inserção na cultura da bossa-nova e da música popular brasileira, da problemática ecológica centrada na Amazônia, ou da problemática social emergente do fenômeno dos meninos de rua, e até do álibi ocultista dos romances de Paulo Coelho, continua todos os dias a descobrir, no bem e no mal, o novo Brasil. Se, no fim do século XIX, Sílvio Romero definia a literatura brasileira como manifestação de um país mestiço, será fácil para nós defini-la como expressão de um país polifônico: em que já não é determinante o eixo Rio-São Paulo, mas que, em cada região, desenvolve originalmente a sua unitária e particular tradição cultural. É esse, para nós, no início do século XXI, o novo estilo brasileiro.
STEGAGNO-PICCHIO, L. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004 (adaptado).
No texto, a autora mostra como o Brasil, ao longo de sua história, foi, aos poucos, construindo uma identidade cultural e literária relativamente autônoma frente à identidade europeia, em geral, e à portuguesa em particular. Sua análise pressupõe, de modo especial, o papel do patrimônio literário e linguístico, que favoreceu o surgimento daquilo que ela chama de “estilo brasileiro”. Diante desse pressuposto, e levando em consideração o texto e as diferentes etapas de consolidação da cultura brasileira, constata-se que