(IFCE) Dada a reação não balanceada H2 + O2 → H2O, é correto afirmar-se que a massa de água produzida na queima de 40 kg de hidrogênio e a massa de oxigênio consumidos na reação são, respectivamente,
Questões relacionadas
- História | 1.1 Pré-Colonial
(UNICAMP) Os estudos históricos por muito tempo explicaram as relações entre Portugal e Brasil por meio da noção de pacto colonial ou exclusivo comercial. Sobre esse conceito, é correto afirmar que:
- História | Geral
No Estado democrático ateniense, a Assembleia do Povo era o poder soberano. Contudo, a democracia ateniense tinha limites, como se observava na composição da Assembleia uma vez que nela se estabelecia o(a)
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Papelão
- Tesoura
- Tintas nas cores primárias e secundárias
- Pincel
- Papel Canson A3
- Papel toalha
- Copinhos de plástico
- Bandejas de isopor
PROCEDIMENTOS
- Para esta atividade o professor deve confeccionar em casa um círculo das cores, em
tamanho maior e levar para as crianças para que elas possam ter uma melhor
visualização do círculo das cores.
- Disponível: Modo de fazer o Círculo das Cores
https://www.youtube.com/watch?v=xWEVV_4HQb0
- O professor vai começar a aula falando um pouco sobre o círculo das cores e suas
combinações.
- Lembrar as crianças que existem duas maneiras de combinar as cores a partir do
círculo :
. usando as cores de duas em duas que estão uma ao lado da outra ;
. usando as cores que estão uma em frente da outra;
- Entregar para as crianças o círculo e deixar elas manusearem este círculo para
observarem as posições onde estão as cores.
- Depois, colocar o círculo em frente a sala onde todos possam visualizá-lo.
- Entregar para as crianças a folha de papel Canson A3, o pratinho de isopor com a
tinta preta e o copo de plástico.
- Pedir as crianças para molhar a boca do copo de plástico na tinta preta e ir
carimbando no papel, até preencher a folha toda, formando uma linda composição.
- Esperar secar um pouco.
- Entregar para as crianças as tintas coloridas e os pincéis.
- Explicar para as crianças que elas vão começar a pintura utilizando somente as cores
que estão no Círculo das Cores. Onde os círculos se sobrepõem, deixe que elas
misturem as cores.
- Depois que todos os círculos foram preenchidos, pedir as crianças para pintar os
espaços restantes para dar um acabamento na pintura.
-Expor os trabalhos
Fonte: https://innerchildfun.com//i490.photobucket.com/albums/rr264/vdeneen/modernart4.ipg
A RODA DAS CORES
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Um maquinista de trem ganha R$ 100,00 por viagem e só pode viajar a cada 4 dias. Ele ganha somente se fizer a viagem e sabe que estará de férias de 1º a 10 de junho, quando não poderá viajar. Sua primeira viagem ocorreu no dia primeiro de janeiro.
Considere que o ano tem 365 dias. Se o maquinista quiser ganhar o máximo possível, quantas viagens precisará fazer?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
As ações afirmativas não são novidade no Brasil. Aqui já existe a lei que obriga os partidos políticos a terem pelo menos 30% de candidatas do sexo feminino em todas as eleições. O imposto de renda progressivo, ou seja, a prática de cobrar um percentual maior daqueles que ganham mais, é outro instrumento que podemos enquadrar na noção de ação afirmativa, assim como os mecanismos destinados a canalizar investimentos para regiões mais pobres por meio de incentivos fiscais. Mas quando o assunto é criar cotas para beneficiar os negros, a resistência no Brasil é enorme.
BORGES, E; MEDEIROS, C. A; d’ ADESKY, J. Racismo, preconceito e intolerância.
SP: Atual, 2002. p. 35.
Como informa o texto, existem várias ações governamentais desenvolvidas no Brasil que podem ser consideradas como ações afirmativas. O objetivo dessas políticas públicas é