Sempre teceremos panos de seda
E nem por isso vestiremos melhor
Seremos sempre pobres e nuas
E teremos sempre fome e sede
Nunca seremos capazes de ganhar tanto
Que possamos ter melhor comida.
CHRÉTIEN DE TROYES. Yvain ou le chevalier au lion (1177-1181). Apud MACEDO, J. R. A mulher na Idade Média. São Paulo: Contexto, 1992 (adaptado).
O tema do trabalho feminino vem sendo abordado pelos estudos históricos mais recentes. Algumas fontes são importantes para essa abordagem, tal como o poema apresentado, que alude à
Questões relacionadas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
A criação de área de preservação permanente e reservas legais são medidas importantes de proteção ambiental para a conservação do solo e da água, elementos essenciais para a vida na Terra.
Uma fazenda apresenta as seguintes características:
- área total: 80 ha
- área para lavoura: 28 ha
- área para plantação de eucalipto: 15 ha
- área ocupada por benfeitoria/desmatada: 12 ha
- a área restante e destinada a preservação ambiental/reserva legal.
Se a região destinada à preservação ambiental/reserva legal dessa fazenda tem forma retangular, as dimensões desse retângulo podem ser
Lembre-se de que:
- 1 are (a) equivale a 100 m2
- 1 hectare (ha) equivale a m2
- Química | A. Cálculos Químicos
[...] E se houvesse um modo fácil de coletar o dióxido de carbono das chaminés de usinas movidas a carvão e transformá-lo novamente em uma rocha que ficasse acomodada nas profundezas, abaixo da superfície terrestre? Engenheiros em um projeto-piloto, na Islândia, conhecido como CarbFix, estão injetando 1500 toneladas de CO2 no solo ao longo de dois anos.
Ideias que mudam o mundo. Scientific American Brasil, Ano 12, nº 140, janeiro de 2014 (adaptado).
A ideia de aprisionar o dióxido de carbono em rochas basálticas pode oferecer uma opção de armazenamento viável para esse gás. Neste projeto-piloto, a quantidade, em mols de CO2 (massa molar = 44 g/mol) armazenada ao longo de dois anos foi
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
A artista brasileira Regina Silveira levou o estudo das sombras às últimas consequências. A artista não se contentou em representar as sombras e quis brincar com elas, criando novas possibilidades e ilusões.
Observando algumas obras delas, vemos como o uso das sombras nas artes é mesmo incrível e ilimitado.
Disponível em: <http://www.apap.art.br/artistas/imagens/m4_u17_28072014-21-59-12_baixa.jpg>. Acesso em 30 out. 2014.
Disponível em: <http://omundodasnuvens.files.wordpress.com/2011/04/sam_2815-768.jpg>. Acesso em 30 out. 2014.
Disponível em: <https://soubh-imagens.s3.amazonaws.com/media/uploaded_images/eventos/arte-a-primeira-vista-regina-silveira-20140908205116.jpg>. Acesso em 30 out. 2014.
Disponível em: <http://i.ytimg.com/vi/1oQmg6LB8W8/maxresdefault.jpg>. Acesso em 30 out. 2014
Vamos brincar com as sombras de alguns objetos?
Colete imagens de revistas de objetos interessantes. Faça algumas experiências de simulação desenhando em um papel rascunho e, quando achar que está bom, organize a composição utilizando o papel preto para fazer as sombras e o papel branco de suporte.
Façam uma exposição dos trabalhos e conversem sobre a experiência.
- Física | D. Capacitores
(UEFS) Dois capacitores, C1 e C2 de capacitâncias respectivamente iguais a 6μF e 4μF, são ligados em paralelo e submetidas a uma diferença de potencial de 6,0 V.
Nessas condições, é correto afirmar que a energia potencial armazenada no sistema, em 10-4 J, é igual a
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UECE) Um somatório de resultados de pesquisas revelou que plantas da caatinga produzem substâncias antioxidantes e fotoprotetoras. A caatinga apresenta um reduzido potencial hídrico no solo, precipitações escassas e irregulares. Sua flora nativa apresenta espécies vegetais com caracteres anatômicos, morfológicos e funcionais, especializados para a sobrevivência nas condições adversas de clima e solo, típicos desta fisionomia.Com base nessas informações e na Teoria Sintética da Evolução, é correto afirmar-se que