(UFRGS) Em aviões, quando as máscaras de oxigênio caem, elas ficam presas por um cabo de acionamento. Quando a máscara é puxada, esse cabo aciona o gatilho do gerador de oxigênio, provocando uma reação exotérmica entre limalha de ferro e sal clorato de sódio, contidos no recipiente armazenador. O calor liberado aquece ainda mais o clorato restante, que se decompõe rapidamente, liberando oxigênio.
Questões relacionadas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UFU) Três carrinhos idênticos são colocados em um trilho, porém, não se encostam, porque, na extremidade de cada um deles, conforme mostra o esquema abaixo, é acoplado um ímã, de tal forma que um de seus polos fica exposto para fora do carrinho (polaridade externa).
Considerando que as polaridades externas dos ímãs (N – norte e S – sul) nos carrinhos são representadas por números, conforme o esquema a seguir, assinale a alternativa que representa a ordem correta em que os carrinhos foram organizados no trilho, de tal forma que nenhum deles encoste no outro:
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Texto base: Observe as imagens.
IMAGEM 1
Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/os-portugueses-dominacao-territorio-brasileiro.htm> Acesso em: 10 abr. 2015.
IMAGEM 2
Disponível em:< http://veja.abril.com.br/120907/p_116.shtml> Acesso em: 10 abr. 2015.
Enunciado:
Compare o comportamento dos indígenas nas imagens e apresente uma diferença.
- Química | 2.6 Eletroquímica
No passado, as cargas das baterias dos celulares chegavam a durar até uma semana, no entanto, atualmente, o tempo entre uma recarga e outra dificilmente ultrapassa 24 horas. Isso não se deve à má qualidade das baterias, mas ao avanço tecnológico na área de baterias, que não acompanha o aumento das funcionalidades dos smartphones. Atualmente, as baterias recarregáveis são do tipo íon-lítio, cujo esquema de funcionamento está ilustrado na figura abaixo.
Quando a bateria está em uso (atuando como uma pilha), o anodo corresponde ao componente:
- Língua Inglesa
THE MILLENIUM DEVELOPMENT GOALS
The Millennium Development Goals (MDGs) are the most broadly supported comprehensive and specific development goals the world has ever agreed upon. These eight time-bound goals provide concrete, numerical benchmarks for tackling extreme poverty in its many dimensions. They include goals and targets on income poverty, hunger, maternal and child mortality, disease, inadequate shelter, gender inequality, environmental degradation and the Global Partnership for Development.
Adopted by world leaders in the year 2000 and set to be achieved by 2015, the MDGs are both global and local, tailored by each country to suit specific development needs. They provide a framework for the entire international community to work together towards a common end — making sure that human development reaches everyone, everywhere. If these goals are achieved, world poverty will be cut by half, tens of millions of lives will be saved, and billions more people will have the opportunity to benefit from the global economy.
Here is the complete list of the MDGs:
1. Eradicate extreme poverty.
2. Achieve universal primary education.
3. Promote gender equality and empower women.
4. Reduce child mortality.
5. Improve maternal health.
6. Combat HIV/AIDS, malaria and other diseases.
7. Ensure environmental sustainability.
8. Develop a global partnership for development.
(Adaptado de MDG Strategies. Disponível em www.beta.undp.org. Acessado em 28/08/2011)
Analise o que se afirma a respeito dos vocábulos retirados do texto.
I. Comprehensive e supported são palavras falsas cognatas.
II. Develop, improve, make e ensure são verbos regulares.
III. Numerical, inadequate, environmental e global são adjetivos.
IV. If (“If these goals are achieved…”) é um conector que indica condição.
V. Towards é verbo, está no simple present e significa concordar.
Somente estão corretos
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UFPB) Os componentes celulares que estão presentes tanto em células de eucariontes como de procariontes são