Analise o esquema abaixo, que se refere, de forma bem simplificada, ao processo de fotossíntese.
Suponha que uma cultura de algas verdes seja iluminada e receba gás carbônico com o isótopo C - 14 e água com o isótopo O - 18. Pode-se afirmar que:
Questões relacionadas
- História | 6.08 Imperialismo
Em dezembro de 1945, começou uma greve de dois meses no principal porto da África Ocidental Francesa, Dacar. As autoridades só conseguiram levar os grevistas de volta ao trabalho com grandes aumentos de salário e, o que é ainda mais importante, pondo em prática todo o aparato de relações industriais usado na França — em resumo, agindo como se os grevistas fossem modernos operários industriais.
COOPER, F.; HOLT, T.; SCOTT, R. Além da escravidão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado).
Durante o neocolonialismo, o trabalho forçado — que não se confunde com a escravidão — foi uma constante em diversas regiões do continente africano até o século XX.
De acordo com o texto, sua superação deriva da
- Geografia | A. Globalização
(UERN)
A ilustração apresentada mostra algumas mudanças tecnológicas que trouxeram repercussões econômicas e sociais importantes para o espaço geográfico e para o modo de vida em sociedade. A forma e a organização industrial atual estão relacionadas a um país e um modelo.
Assinale a associação correta.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
ÍNDIO CRIANÇA
Indiozinho vai crescer,
virar um índio valente.
Dentro dele vive sempre
o indiozinho inocente.
Criança índio, índio criança...
Não guarda mágoa, nem esperança.
Vive o presente, respira o ar,
se molha na água,
se seca ao sol lá na floresta
e se reúne com os outros índios
para a grande festa.
[...]
Criança índio, índio criança...
Criança índio, índio criança...
[...]
ARAÚJO, Márcio; MAURA, Yara. Índio criança.
In: Planeta Terra. CD Building Records, 2004.
(Fragmento)
a) Retire do poema, um ou mais versos que mostra a criança índio vivendo feliz perto da natureza.
b) Você vive perto da natureza? Explique.
- Geografia | 6.4 Transportes
(PUCRJ)
O sistema portuário brasileiro está sendo reorganizado para eliminar parte dos gargalos infraestruturais que reduzem os investimentos nacionais e internacionais no país. Chama-se atenção, nesse processo, para o crescimento e valorização cada vez maior dos portos secos no território nacional. Porto seco é:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Fundamentalmente el tráfico de Curitiba está estructurado
de forma integrada con el transporte de masas vía autobús, por
medio de los llamados trinários (sistemas de carriles exclusivos de
[4] autobuses expresos, ladeados por pistas simples para vehículos
particulares en sentido contrario e, inmediatamente paralelas a
estas, vías rápidas con velocidad permitida superior).
[7] La política municipal relacionada a los vehículos está
concebida de forma que disminuya el número de vehículos en el
anillo central de la ciudad, lo que se ha hecho mediante la propia
[10] intervención en el flujo viario (disminución del número de calles
con sentido hacia el centro de la ciudad) y mediante el
mantenimiento de importantes espacios para peatones, como la
[13] Rua XV de Novembro, antes una de las avenidas más transitadas de
la ciudad.
El sistema de autobuses de Curitiba es, según diversos
[16] analistas, uno de los más modernos y eficientes de Brasil. Sin
embargo, la alta elección de vehículos particulares por parte de los
ciudadanos evidencia problemas en el sistema existente, el cual
[19] algunos analistas creen saturado. Muchos apuntan la necesidad de
que se introduzca un sistema más veloz y confortable, como el
metro. El sistema de autobuses está compuesto por modernas
[22] terminales estratégicamente localizadas en los principales barrios
de la ciudad, que están conectadas entre sí por carriles exclusivos
para autobuses expresos.
[25] Además de la conexión por autobús expreso, las
terminales están provistas de autobuses alimentadores, que
componen la ramificación secundaria de este sistema de transporte
[28] de masas. Además, otra categoría de autobuses expresos (los
llamados ligeirinhos) proporciona un rápido intercambio de
pasajeros entre una terminal y otra, pues sus trayectos carecen de
[31] paradas intermedias.
Complementando la red de autobuses, la ciudad tiene una
razonable red de ciclovías que, básicamente, conecta los parques
[34] y lugares públicos de la ciudad. Hay una estimación de que esta red
cuenta con alrededor de 120 km de ciclo-rutas, de acuerdo con el
Instituto de Urbanismo de Curitiba (IPPUC).
Internet: (con adaptaciones).
De acuerdo con las ideas del texto, juzgue lo ítem siguiente.
A pesar del alto grado de complejidad del sistema de transportes de Curitiba, no se ha podido evitar que en los últimos años aumente cada vez más el uso de vehículos particulares por parte de los ciudadanos.