Frevo Nino Pernambuquinho
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia os textos que seguem para responder a questão.
Texto I
Texto II
O texto I
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
O fordismo equivaleu ao maior esforço coletivo para criar, com velocidade sem precedentes e com uma consciência de propósito sem igual na história, um novo tipo de homem. Os novos métodos de trabalho são inseparáveis de um modo específico de viver.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1992 (adaptado)
O fordismo é considerado o sistema de produção que mais se desenvolveu e se espalhou no século XX. Segundo Harvey, o modo de produção fordista potencializou o surgimento de um homem consumista ao possibilitar que o(a)
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
Diferente do que o senso comum acredita, as lagartas de borboletas não possuem voracidade generalizada. Um estudo mostrou que as borboletas de asas transparentes da família Ithomiinae, comuns na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, consomem, sobretudo, plantas da família Solanaceae, a mesma do tomate. Contudo, os ancestrais dessas borboletas consumiam espécies vegetais da família Apocinaceae, mas a quantidade dessas plantas parece não ter sido suficiente para garantir o suprimento alimentar dessas borboletas. Dessa forma, as solanáceas tornaram-se uma opção de alimento, pois são abundantes na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.
Cores ao vento. Genes e fósseis revelam origem e diversidade de borboletas sul-americanas. Revista Pesquisa FAPESP. N° 170, 2010 (adaptado).
Nesse texto, a ideia do senso comum é confrontada com os conhecimentos científicos, ao se entender que as larvas das borboletas Ithomiinae encontradas atualmente na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, apresentam:
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(UDESC) José e Luiz são dois espiões concorrentes tentando descobrir banco e número da conta de um alto executivo. Eles tiveram acesso a um documento com dez combinações de bancos e números de conta não identificadas, conforme a lista abaixo, na qual estão os dados desse executivo.
Lista
Banco A: contas 101 e 876
Banco B: contas 101,223 e 500
Banco C: contas 223,720 e 876
Banco D: contas 314 e 500
Cada um dos espiões também teve acesso à metade de um extrato bancário do executivo. Na metade do extrato em poder de José havia o nome do banco e, na metade do de Luiz, o número da conta. Em tom de provocação, José afirmou para Luiz: “Com os dados que tenho não consigo saber com certeza a informação completa, mas me consola saber que você também não.” Com um sorriso nos lábios Luiz responde: “Eu não sabia até agora, mas depois da sua afirmação eu sei.” José pensa por um minuto e conclui: “Agora também sei.” (adaptado de um enigma proposto em uma competição de matemática de uma escola secundária da Cingapura que se tornou viral na internet)
Com base no diálogo entre José e Luiz e nas informações da lista acima, sequencialmente, o banco e o número da conta do executivo são:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Una obra basada en fotografías de Sebastião Salgado recrea la tragedia de los refugiados
"En un rincón entre las hojas / dos niños me miraban. / Uno sujetaba una taza blanca. / El otro nada, / arrebujado / en una especie de manta. / No estaban asustados. / No estaban tristes. / No estaban interesados. / Simplemente me miraban". Una actriz recrea el instante en el que Sebastião Salgado prepara su cámara para retratar a dos niños tirados en un camino durante la Primera Guerra del Congo, en 1997, cuando miles de huérfanos vagaban por los campos de Zaire en busca de comida. Es una de las escenas centrales del espectáculo teatral Éxodos, inspirado en imágenes de refugiados, exiliados y migrantes captadas por el fotógrafo brasileño y recogidas después en su libro Éxodos.
La obra, que cuenta en tono poético el viaje de un grupo de niños que huyen de una guerra, irrumpe en un momento en el que fotografías muy parecidas a los que hizo Salgado hace 20 años se reproducen a diario en los periódicos. Ahora mismo hay 50 millones de personas desplazadas forzosamente de sus hogares.
Las fotografías de Salgado cobran vida en el escenario. Algunas fotos se proyectan, otras se ponen en movimiento y se transforman en escenas. "La atmósfera global del espectáculo parte del estudio minucioso de esas imágenes. Las miradas, la textura de la tierra, los muros rotos, los ladrillos, los refugios de plástico. Todo eso está recogido. Y también los objetos que las personas se llevan precipitadamente en los éxodos: las pequeñas maletas, las mantas, los juguetes... siempre hay un juguete", explica el director. El espectáculo se centra en los niños, "los más vulnerables y desprotegidos en las migraciones. Miles de ellos caminan solos, aferrados a un juguete que quizá sea su único vínculo con su pasado, en busca de un lugar donde haya paz".
Internet: elpais.com.es (con adaptaciones).
Basándose en las informaciones contenidas en el texto y en la imagen, juzgue los ítem siguiente.
La obra teatral mencionada fue el propulsor que llevó al fotógrafo Sebastião Salgado a publicar su obra Éxodos.