(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO)
Tendo em vista a procura por atividades de lazer em períodos de recesso escolar, esse fôlder
Questões relacionadas
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(CESGRANRIO) Apesar de suas utilidades como agente bacteriostático, o cobre pode ser tóxico, quando em excesso. Na Doença de Wilson, há um defeito no metabolismo desse elemento, fazendo com que se acumule em determinados tecidos. São vários os sintomas dessa doença, entre eles, problemas neurológicos e hepáticos, sendo estes últimos tão graves que podem requerer um transplante de fígado. A Doença de Wilson é caracterizada por mutações no gene ATP7B. No esquema a seguir, encontra-se a representação da hereditariedade da doença.
Os indivíduos representados em cinza possuem o gene, porém não manifestam a doença, enquanto que o branco apresenta a Doença de Wilson. O indivíduo preto não possui o gene mutado.
Trata-se, portanto, de uma herança do tipo
- Física | 3.2 Dilatação
Um anel de cobre tem diâmetro interno ligeiramente menor que o diâmetro de um cilindro também de cobre.
É possível encaixar o anel no cilindro, sem danificá-los,
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Tocando em frente
Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe?
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Ou nada sei.
TEIXEIRA, R. Disponível em: https://www.vagalume.com.br. Acesso em: 5 set. 2021.
As significações afetivas engendradas no fragmento pressupõem o reconhecimento
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Leia o trecho de uma narrativa de um grupo de amigos à procura de um tesouro perdido para responder a questão.
Nessa narrativa,
- Química | 1.3 Classificação Periódica
Na mitologia grega, Nióbia era a filha de Tãntalo, dois personagens conhecidos pelo sofrimento. O elemento químico de número atômico (Z) igual a 41 tem propriedades químicas e físicas tão parecidas com as do elemento de número atômico 73 que chegaram a ser confundidos.Por isso, em homenagem a esses dois personagens da mitologia grega, foi conferido a esses elementos os nomes de nióbio (Z = 41) e tãntalo (Z = 73). Esses dois elementos químicos adquiriram grande importância econômica na metalurgia, na produção de supercondutores e em outras aplicações na indústria de ponta, exatamente pelas propriedades químicas e físicas comuns aos dois.
KEAN, S. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011 (adaptado).
A importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas, deve-se a: