Na indústria farmacêutica, é muito comum o emprego de substâncias de revestimento em medicamentos de uso oral, pois trazem uma série de benefícios como alteração de sabor em medicamentos que tenham gosto ruim, melhoria da assimilação do composto, entre outras ações. Alguns compostos poliméricos à base do polissacarídeo celulose são utilizados para garantir que o fármaco somente seja liberado quando em contato com soluções aquosas cujo pH se encontre próximo da faixa da neutralidade.
BORTOLINI, K. et al. Análise de perfil de dissolução de cápsulas gastrorresistentes utilizando polímeros industriais com aplicação em farmácias mag istrais. Revista da Unifebe, n. 12, 2013 (adaptado).
Qual é a finalidade do uso desse revestimento à base de celulose?
Questões relacionadas
- Física
Trens MAGLEV, que têm como princípio de funcionamento a suspensão eletromagnética, entrarão em operação comercial no Japão, nos próximos anos. Eles podem atingir velocidades superiores a 550km/h.Considere que um trem, partindo do repouso e movendo-se sobre um trilho retilíneo, é uniformemente acelerado durante 2,5 minutos até atingir 540km/h.
Nessas condições, a aceleração do trem, em m/s2 é:
- Língua Portuguesa
O trecho que você, candidato ou candidata, irá ler foi extraído da obra O Guarani, de autoria de José de Alencar. Leia atentamente o trecho do capítulo X – AO ALVORECER e, baseado no texto, responda à(s) questão(ões).
– 3Tu, senhora, zangada com Peri! Por quê?
– Porque 4Peri é 14mau e ingrato; em vez de ficar perto de sua senhora, vai caçar em risco de morrer! Disse a moça 15ressentida.
– 5Ceci desejou ver uma onça viva!
– Então não posso gracejar? Basta que eu deseje uma coisa para que tu corras atrás dela como um louco?
– 9Quando Ceci acha bonita uma flor, Peri não vai buscar? Perguntou o índio.
– Vai, sim.
– 10Quando Ceci ouve cantar o sofrê, Peri não o vai procurar?
– Que tem isso?
– 8Pois Ceci desejou ver uma onça, Peri a foi buscar.
Cecília não pôde reprimir um sorriso ouvindo esse silogismo rude, a que a linguagem singela e 1concisa do índio dava uma certa poesia e originalidade.
11Mas estava resolvida a conservar a sua severidade e ralhar com Peri por causa do susto que lhe havia feito na véspera.
– 2Isto não é razão, continuou ela; porventura 6um animal feroz é a mesma coisa que um pássaro, e apanha-se como uma flor?
– 7Tudo é o mesmo, desde que te causa prazer, senhora.
– 12Mas então, exclamou a menina com um assomo de impaciência, se eu te pedisse aquela nuvem?...
E apontou para os brancos vapores que passavam ainda envolvidos nas sombras 16pálidas da noite.
– Peri ia buscar.
– A nuvem? Perguntou a moça admirada.
– Sim, a nuvem.
Cecília pensou que o índio tinha perdido a cabeça; ele continuou:
– 13Somente como a 17nuvem não é da terra e o homem não pode tocá-la, Peri morria e ia pedir ao Senhor do céu a nuvem para dar a Ceci.
Estas palavras foram ditas com a simplicidade com que fala o coração. A menina, que um momento duvidara da razão de Peri, compreendeu toda a sublime abnegação, toda a delicadeza de sentimento dessa alma inculta.
A sua fingida severidade não pôde mais resistir; deixou pairar nos seus lábios um sorriso divino.
ALENCAR, José de. O Guarani.
Na ref. 8, “Pois Ceci desejou ver uma onça, Peri a foi buscar.”, o termo em destaque é um pronome. O termo destacado também é um pronome na frase:
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UERJ) Observe, no diagrama, as etapas de variação da temperatura e de mudanças de estado físico de uma esfera sólida, em função do calor por ela recebido. Admita que a esfera é constituída por um metal puro.
Durante a etapa D, ocorre a seguinte mudança de estado físico:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Na tira, predomina o futuro do pretérito para indicar ação
- Arte - Fundamental | 01.4. Dança
MATERIAL
- Fotos impressas com imagens da Capoeira
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (youtube)
- Grãos variados (arroz, feijão, milho, soja)
- Garrafas pet
- Fitas autocolantes coloridas
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula conversando com as crianças sobre a origem da capoeira e
perguntando se eles já assistiram uma roda de capoeira. Levante algumas questões como:
- Quem já ouviu falar de capoeira?
- Alguém já jogou capoeira?
- Aonde viram?
- Conhece algum instrumento da capoeira?
- Qual o tipo de música que ouvimos na capoeira?
- Professor, lembre-se de anotar as respostas das crianças. Ao responder esses
questionamentos, os alunos irão expor seus conhecimentos sobre a capoeira.
- Em seguida, mostre fotos de pessoas jogando capoeira para que as crianças conheçam os
movimentos da capoeira.
Disponível: Google – Fotos de Capoeira
Fonte: https://www.todamateria.com.br/capoeira/
- O professor deverá mostrar alguns vídeos de Capoeira para as crianças, chamando a atenção
das crianças para a organização da roda, o nome e tipos de movimentos, passos que os
capoeiristas fazem, a música, o espaço , os tipos de instrumentos usados. Acrescente novas
informações, ampliando o conhecimento das crianças.
- Algumas sugestões de vídeos sobre Capoeira:
https://www.youtube.com/watch?v=fzGpAUWzhBw
https://www.youtube.com/watch?v=068SGqHn2aw
https://www.youtube.com/watch?v=5cuO-VuJtSA
- O professor deve falar sobre a história da capoeira no Brasil para as crianças, mostrando a
capoeira como uma influência, herança da cultura afro, e, que a valorização dessa arte foi
reconhecida como sendo parte do patrimônio cultural nacional.
Disponível:
- Se a escola autorizar, o professor poderá convidar um mestre de capoeira para mostrar os
movimentos realizados no jogo. Ou ainda, levar as crianças para assistirem uma apresentação
de um grupo de capoeira na escola. Depois da apresentação as crianças poderão participar
de uma roda de capoeira. Lembre-se de solicitar a presença de algumas turmas para
prestigiarem o evento.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21519
- Em outro momento, o professor poderá sugerir para as crianças a confecção de um
instrumento da capoeira. Como sugestão: O Caxixi.
Fonte: https://www.slideshare.net/joemille/instrumentos-da-capoeira/4
- Modo de fazer o Caxixi:
- OBS: Este processo deve ser feito pelo professor e somente algumas partes do projeto
poderá ter a participação das crianças
- Peça as crianças para separar os grãos de feijão, arroz , milho ou soja em um recipiente e
reserve .
- O professor deve cortar as garrafas pet para deixá-las menores. Guarde o fundo e o gargalo,
que você vai unir para montar o chocalho.
- Peça as crianças para colocar os grãos secos dentro da garrafa. Auxilie as crianças neste
momento. Una as partes da garrafa.
- Depois é só passar a fita adesiva para fechar as partes da garrafa.
- Peça as crianças para enfeitar o caxixi com fitas autocolantes coloridas.
- Pronto, agora você já tem um caxixi colorido para acompanhar a música preferida das
crianças na capoeira.
-Observação: Com garrafas de diferentes tamanhos, com quantidades diferentes de grãos, você vai conseguir sons diferentes.
Fonte: https://www.casadobrincar.com.br/fui-eu-que-fiz-chocalho-colorido/
A DANÇA, A CAPOEIRA E AS CORES