(Unic)
A encefalina, um dos neurotransmissores responsáveis pela tolerância humana à dor, tem estrutura e apresenta
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
TEXTO I
Não é sem razão que o ser humano procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.
OCKE, J. Segundo tratado sobre governo: ensaio relativo à verdadeira origem, extensão e objetivo do governo civil. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (adaptado).
TEXTO II
Para que essas classes com interesses econômicos em conflitos não destruam a si mesmas e à sociedade numa luta estéril, surge a necessidade de um poder que, na aparência, esteja acima da sociedade, que atenue o conflito, mantenha-o dentro dos limites da ordem.
ENGELS, F. In: GALLINO, L. Dicionário de sociologia. São Paulo: Paulus, 2005 (adaptado).
Os textos expressam duas visões sobre a forma como os indivíduos se organizam socialmente. Tais visões apontam, respectivamente, para as concepções:
- Física | B. Força Magnética
(UEFS)
Uma das aplicações da força magnética sobre condutores é o motor elétrico, no qual espiras móveis imersas em um campo de indução magnética são percorridas por uma corrente elétrica. Utilizam-se várias espiras montadas sobre um cilindro, o rotor, para obter um melhor aproveitamento. A figura mostra um esquema simplificado do princípio de funcionamento de um motor elétrico. Sabendo-se que o módulo do vetor indução magnética é 0,05T, a intensidade de corrente elétrica é 1,5A e desprezando-se o peso da espira, é correto afirmar:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Internet: <www.google.com.br>.
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con la viñeta precedente.
El vocablo "precisamente" (l.3) puede ser sustituido por justamente sin producir alteraciones semánticas en el texto.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A questão abaixo baseia-se no texto a seguir.
A Lua
Numerosas lendas dizem que, no princípio, dois sóis nasceram juntos. Isso provocou um calor e uma luz insuportáveis e uma rivalidade violenta entre os dois astros. Na África, contam que um dos sóis sugeriu ao outro tomar banho juntos, mas só fingiu pretender entrar no rio. O outro mergulhou mesmo e apagou-se quase por completo. Transformado na Lua, ele não mais aquece, embora ainda ilumine.
Muitos povos explicam que as manchas na superfície da Lua são marcas da poeira que o Sol, despeitado, jogou para apagar o brilho dela.
RAGACHE, Catherine; RAGACHE, Claude; LAVERDET, Marcel. In: A criação do mundo. Mitos e lendas. São Paulo: Ática, 1989. p. 23.
“Isso provocou um calor e uma luz insuportáveis e uma rivalidade violenta entre os dois astros.”. Nesse trecho, o substantivo que nomeia as personagens principais da narrativa é
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
MATERIAIS
- Papel Canson formato A3
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens ( Data-show)
- Tinta guache
- Tinta aquarela
- Pincel
- Recipiente com água
- Papel toalha
PROCEDIMENTOS
- O professor vai colocar os alunos sentados em círculo e começar uma conversa sobre flores.
Eles podem comentar se gostam de flores, de quais mais gostam, se sabem cuidar delas, onde
eles as vêem com mais frequência , etc. Esta conversa é bastante interessante para despertar
o interesse deles para o assunto.
- O professor vai explicar para os alunos que Diego Rivera também pintou vários quadros
dando destaque as flores.
- O professor vai mostrar algumas obras de Rivera, com imagens de flores para os alunos.
Disponível: Google imagens (flores de Diego Rivera)
Fonte: https://pt.wahooart.com/@@/8BWNYL-Diego-Rivera-Vendedor-da-flor-1
Fonte: https://www.art.com/products/p45044094143-sa-i10356907/diego-rivera-el-vendedora-de-flores.htm
- Peça aos alunos para observar como elas são representadas pelo artista, quais as cores e
formas utilizadas, se as flores pintadas se parecem com as flores reais ou o artista as
representa da forma que acha melhor.
- À partir das diversas imagens que foram mostradas anteriormente, pedir que cada aluno crie
um desenho com o tema flores. Neste momento é interessante retirar as imagens utilizadas
para que cada um crie de acordo com a sua vontade e não por cópia.
- Como Rivera pintava nos seus murais, é importante reforçar com os alunos que o desenho
em grande formato ( Canson A3)deve ocupar o espaço da folha, oferecendo grandes áreas
para a pintura.
- Com os desenhos prontos ,cada aluno deverá finalizar seu trabalho usando tinta , que pode
ser guache ou aquarela ( a critério do professor) .
- Fazer uma grande exposição na escola dos trabalhos realizados pelos alunos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25595
DIEGO RIVERA E A ARTE MODERNA