(Unic)
A encefalina, um dos neurotransmissores responsáveis pela tolerância humana à dor, tem estrutura e apresenta
Questões relacionadas
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(CFTMG) Em organismos endotérmicos, como os mamíferos, a temperatura corporal depende do metabolismo do próprio animal. Porém manter essa temperatura constante exige um grande gasto energético, o que significa que uma maior quantidade de oxigênio precisa ser consumida durante o processo de respiração celular, que consiste na quebra total da molécula de glicose, com consequente produção de gás carbônico, água e energia na forma de ATP. O fato de as hemácias desses animais serem anucleadas representa vantagem evolutiva, pois propicia mais espaço no interior dessas células.
Esse espaço nas células desses animais representa vantagem porque comporta quantidades significativamente maiores de
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uefs)
O diagrama ilustra, de forma simplificada, o processo de transcrição e tradução do código genético nos seres eucariontes.
A partir da análise do diagrama juntamente com o conhecimento pertinente ao tema, pode-se afirmar:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
O lixão que recebia 130 toneladas de lixo e contaminava a região com seu chorume (líquido derivado da decomposição de compostos orgânicos) foi recuperado, transformando-se em um aterro sanitário controlado, mudando a qualidade de vida e a paisagem e proporcionando condições dignas de trabalho para os que dele subsistiam.
Revista Promoção da Saúde da Secretaria de Políticas da Saúde. Ano 1, nº 4, dez. 2000 (adaptado).Quais procedimentos técnicos tornam o aterro sanitário mais vantajoso que o lixão, em relação às problemáticas abordadas no texto?
- Física
Considere um patinador X que colide elasticamente com a parede P de uma sala. Os diagramas abaixo mostram segmentos orientados indicando as possíveis forças que agem no patinador e na parede, durante e após a colisão. Note que segmento nulo indica força nula.
Supondo desprezível qualquer atrito, o diagrama que melhor representa essas forças é designado por:
- Literatura | 4.2 Realismo
CAPÍTULO LIII
.......
Virgília é que já se não lembrava da meia dobra; toda ela estava concentrada em mim, nos meus olhos, na minha vida, no meu pensamento; — era o que dizia, e era verdade.
Há umas plantas que nascem e crescem depressa; outras são tardias e pecas. O nosso amor era daquelas; brotou com tal ímpeto e tanta seiva, que, dentro em pouco, era a mais vasta, folhuda e exuberante criatura dos bosques. Não lhes poderei dizer, ao certo, os dias que durou esse crescimento. Lembra-me, sim, que, em certa noite, abotoou-se a flor, ou o beijo, se assim lhe quiserem chamar, um beijo que ela me deu, trêmula, — coitadinha, — trêmula de medo, porque era ao portão da chácara. Uniu-nos esse beijo único, — breve como a ocasião, ardente como o amor, prólogo de uma vida de delícias, de terrores, de remorsos, de prazeres que rematavam em dor, de aflições que desabrochavam em alegria, — uma hipocrisia paciente e sistemática, único freio de uma paixão sem freio, — vida de agitações, de cóleras, de desesperos e de ciúmes, que uma hora pagava à farta e de sobra; mas outra hora vinha e engolia aquela, como tudo mais, para deixar à tona as agitações e o resto, e o resto do resto, que é o fastio e a saciedade: tal foi o livro daquele prólogo.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
(FUVEST 2017 1° FASE) Considerado no contexto de Memórias póstumas de Brás Cubas, o “livro” dos amores de Brás Cubas e Virgília, apresentado no breve capítulo aqui reproduzido, configura uma