(UEFS)
Uma das aplicações da força magnética sobre condutores é o motor elétrico, no qual espiras móveis imersas em um campo de indução magnética são percorridas por uma corrente elétrica. Utilizam-se várias espiras montadas sobre um cilindro, o rotor, para obter um melhor aproveitamento. A figura mostra um esquema simplificado do princípio de funcionamento de um motor elétrico. Sabendo-se que o módulo do vetor indução magnética é 0,05T, a intensidade de corrente elétrica é 1,5A e desprezando-se o peso da espira, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Avalie as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
( ) Jânio Quadros venceu as eleições em 1960 para presidente do Brasil. Mesmo com as dívidas deixadas por JK, Jânio não teve problemas para comandar o país ao longo dos cinco anos do seu governo.
( ) A renúncia de Jânio Quadros, sem explicações claras até hoje, foi responsável pela criação de uma das mais delicadas crises políticas da história do Brasil.
( ) Apesar de sua riqueza, João Goulart, ou Jango, acabou por apoiar sindicalistas, operários e camponeses, isto é, membros das camadas populares da sociedade.
( ) Considerado “herdeiro” de Vargas, João Goulart precisava atender aos desejos dos trabalhadores e de muitos outros grupos populares, sem, contudo, desagradar aos setores tradicionais do Brasil.
( ) Durante o governo de Jango, os conservadores defendiam mais investimentos do Estado na economia e maior distribuição de terras, enquanto os progressistas defendiam mais liberdade para os investimentos estrangeiros e menos gastos do governo com obras públicas.
- Matemática | 14.2 Prisma
Um casal planeja construir em sua chácara uma piscina com o formato de um paralelepípedo reto retângulo com capacidade para 90.000 L de água. O casal contratou uma empresa de construções que apresentou cinco projetos com diferentes combinações nas dimensões internas de profundidade, largura e comprimento. A piscina a ser construída terá revestimento interno em suas paredes e fundo com uma mesma cerâmica, e o casal irá escolher o projeto que exija a menor área de revestimento.
As dimensões internas de profundidade, largura e comprimento, respectivamente, para cada um dos projetos, são:
- projeto I: 1,8 m, 2,0 m e 25,0 m;
- projeto II: 2,0 m, 5,0 m e 9,0 m;
- projeto III: 1,0 m, 6,0 m e 15,0 m;
- projeto IV: 1,5 m, 15,0 m e 4,0 m;
- projeto V: 2,5 m, 3,0 m e 12,0 m.
O projeto que o casal deverá escolher será o
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(UNIT) Colonizando as margens e invadindo os continentes, as plantas evoluem transformando os solitários espaços terrestres em palcos de permanentes espetáculos, dos quais somente os homens podem ser verdadeiros expectadores. Nesse contexto evolutivo, o surgimento das plantas vasculares foi um marco decisivo na história evolutiva da vida, com profundas repercussões sobre a Biosfera. A entrada das Pteridófitas no cenário das terras emersas, a partir dos migrantes dos mares primitivos, consolida a adaptação dos organismos clorofilados à vida terrestre, enfrentando grandes desafios.
Dentre as respostas a esses desafios, é correto identificar:
- Geografia - Fundamental | 2.04 Projeções Cartográficas
Texto base: O mapa a seguir mostra os países em uma perspectiva a partir das altas latitudes do Hemisfério Norte. Escala aproximada: 1: 30.000.000 Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/_xYq8wk7IAb4/S_Q-VOsHHfI/AAAAAAAAAxY/__HQxSZKar8/s1600/6.jpg>. Acesso em: 15 jun. 2014.
Enunciado:
A) Cite o país que está sendo colocado como o centro da representação do mapa.
B) Em uma aula de Geografia, um aluno disse que para saber a distância em quilômetros com exatidão entre as cidades de Toronto e Nairóbi, basta descobrir quantos centímetros separam os dois pontos no mapa e depois multiplicar pela escala do mapa. Você concorda com essa opinião? Justifique sua resposta.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto e analise o gráfico a seguir.
A instrução não era coisa muito difundida na Mesopotâmia. Mas os escribas (...) tinham de submeter-se a um aprendizado (...) passando a integrar uma elite privilegiada que olhava os seus concidadãos com desprezo(...).
A primeira coisa que o menino de escola aprendia era confeccionar uma tabuinha e manejar um cálamo. Os primeiros passos na escrita eram dados num pedaço de argila, onde o menino aprendia a gravar uma cunha cuneiforme simples (...). Em seguida, começava com a lista básica de sinais (...). Depois de aprender os sinais básicos, o aluno passava às milhares de palavras sumérias diferentes que eram expressas por mais de um sinal. (...) Uma parte separada do currículo era dedicada à matemática (...) ensinada pelo escriba da contabilidade (...), pelo escriba da medida (...) e pelo escriba do campo (isto é, agrimensor).
Trechos de Walker, C. B. F. O cuneiforme. In: HOOKER, J. T. Lendo o passado: do cuneiforme ao alfabeto. São Paulo: Edusp, Melhoramentos, 1996. p. 55-57.
Glossário:
- Concidadãos: pessoa que, em relação a outra, é da mesma cidade ou do mesmo país.
- Cálamo: instrumento para a escrita, feito de um pedaço de cana ou junco, afinado na extremidade, utilizado antigamente para escrever em tábuas de argila, papiros e pergaminhos.
- Cunha: tipo de plano inclinado duplo que se movimenta para realizar o trabalho.
- Cuneiforme: designação dada a certos tipos de escritas feitas com auxílio de objetos em formato de cunha.
- Agrimensor: profissional que mede e divide propriedades rurais e urbanas.
Analfabetismo e escolarização no Brasil.
Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/transform.htm. Acesso em: 27 out. 2011.
Comparando a alfabetização no Brasil e nas sociedades antigas concluímos que