(UEFS) Os parabenos são ésteres que resultam da reação do ácido 4-hidroxibenzoico com álcoois de pequenas cadeias carbônicas, que são utilizados em shampoos, hidratantes, cremes de barbear e em uma variedade de produtos cosméticos. São conservantes eficazes usados na eliminação de micro-organismos e encontrados em fontes naturais, como o metilparabeno, que ocorre nas amoras.
Em relação a essa classe de compostos e com base nas informações e nos conhecimentos de Química Orgânica, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Talvez você se pergunte: se seres humanos e dinossauros nunca se encontraram, como a gente sabe o que sabe sobre esses bichos?
É que os dinos deixaram pistas. São os chamados fósseis ou, em bom português, restos ou vestígios deixados por animais, plantas e outros organismos que viveram em um passado bem distante. [...] Podem ser ossos, dentes, pegadas, ovos e, acredite se quiser, até cocô! – entre os cientistas, cocô ganha um nome mais chique: coprólito. Os restos dos dinos dão pistas de como eles foram no passado, o que comiam e como viviam.
MASSARANI, Luisa. Dinossauros do Brasil. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 16-17.
As etapas do trabalho que ocorrem após os vestígios serem encontrados estão descritas a seguir de forma embaralhada. Numere as etapas de 1 a 4 na sequência em que elas acontecem.
( ) Os estudiosos acrescentam o que descobriram sobre o vestígio a informações já conhecidas.
( ) Os vestígios são transportados para laboratórios a fim de serem analisados.
( ) Os vestígios devem ser removidos do local de escavação com muito cuidado.
( ) Os estudiosos investigam a idade do vestígio encontrado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do trabalho desenvolvido após o encontro dos vestígios.
- Geografia | 5.3 Urbanização
(ENEM 2020 DIGITAL) Maior que os espaços metropolitanos tradicionais, incorporando áreas menores em vizinhança e formando uma aglomeração em escala mais ampla, concentra o principal das atividades produtivas significativas em diversos setores (cadeias da indústria, investimentos estrangeiros diretos, operações de negócios internacionais, trabalhadores migrantes, fluxos monetários etc.). O conjunto da economia global passa a ser um arquipélago delas, constituindo os nós da malha econômica.
IBGE. Gestão do território. Rio de Janeiro: IBGE, 2014 (adaptado).
A configuração geográfica descrita no texto é definida pelo conceito de
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Leia o trecho a seguir.
Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo dagora assim os achávamos como os de lá. (As) águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem! Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. E que não houvesse mais do que ter Vossa Alteza aqui esta pousada para essa navegação de Calicute (isso) bastava. Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé!
TUFANO, Douglas. A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: Moderna, 1999. p. 61. (Fragmento)
Este trecho da carta de Pero Vaz de Caminha revela que os portugueses, em sua chegada à América, possuíam como um de seus principais objetivos
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Texto base:
Enunciado:
- a) Explique por que o elemento extralinguístico é indispensável para se compreender a concordância de gênero entre o modificador “mesma” e o referente “eu”.
- b) Ao final do texto, infere-se que a pergunta de Mafalda no primeiro quadrinho tem uma intencionalidade. Qual é ela?
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La sociedad en red y sus contradicciones
[1] La difusión y el desarrollo de los sistemas
tecnológicos han cambiado la base material de nuestras vidas,
por tanto la vida misma, en todos sus aspectos: en cómo
[4] producimos, cómo y en qué trabajamos, cómo y qué
consumimos, cómo nos educamos, cómo nos
informamos-entretenemos, cómo vendemos, cómo
[7] nos arruinamos, cómo gobernamos, cómo hacemos la guerra y
la paz, cómo nacemos y cómo morimos, y quién manda, quién
se enriquece, quién explota, quién sufre y quién se margina.
[10] Las nuevas tecnologías de información no determinan lo que
pasa en la sociedad, pero cambian tan profundamente las reglas
del juego que debemos aprender de nuevo, colectivamente,
[13] cuál es nuestra nueva realidad, o sufriremos, individualmente,
el control de los pocos (países o personas) que conozcan los
códigos de acceso a las fuentes de saber y poder.
[16] La economía de la sociedad de la información es
global. Pero no todo es global, sino las actividades
estratégicamente decisivas: el capital que circula sin cesar en
[19] los circuitos electrónicos, la información comercial, las
tecnologías más avanzadas, las mercancías competitivas en los
mercados mundiales, y los altos ejecutivos y tecnólogos. Al
[22] mismo tiempo, la mayoría de la gente sigue siendo local, de su
país, de su barrio, y esta diferencia fundamental entre la
globalidad de la riqueza y el poder y la localidad de la
[25] experiencia personal crea un abismo de comprensión entre
personas, empresas e instituciones.
Por ello es a la vez la sociedad de las proezas
[28] tecnológicas y médicas y de la marginación de amplios sectores
de la población, irrelevantes para el nuevo sistema, por ello no
podemos desarrollar su dimensión creativa y escapar a sus
[31] efectos potencialmente devastadores sin afrontar
colectivamente quiénes somos y qué queremos. Lo que tal vez
debiéramos plantearnos es cómo reequilibrar nuestro
[34] superdesarrollo tecnológico y nuestro subdesarrollo social.
Manuel Castells. Internet: (con adaptaciones).
En conformidad con las ideas del texto, juzgue lo ítem siguiente.
El tercer párrafo presenta consecuencias resultantes de lo expuesto en el segundo.