(UNIT)
Estudos científicos revelaram que a melatonina, um neurotransmissor, representada pela fórmula estrutural, tem participação importante no ciclo do sono e do repouso na espécie humana.
A análise da fórmula estrutural da melatonina possibilita corretamente afirmar que esse neurotransmissor
Questões relacionadas
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
(MACKENZIE)
Assinale a alternativa correta a respeito do heredograma acima.
- Matemática
No mês de setembro de 2011, a Petrobras atingiu a produção diária de 129 mil barris de petróleo na área do pré-sal no Brasil. O volume de um barril de petróleo corresponde a 159 litros.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 20 nov. 2011 (adaptado).
De acordo com essas informações, em setembro de 2011, a produção diária, em m3, atingida pela Petrobras na área do pré-sal no Brasil foi de
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Algumas praças de pedágio utilizam um tipo de tecnologia na qual o motorista não precisa mais parar para efetuar o pagamento, evitando filas. Ela funciona por meio de etiquetas que não possuem nenhum tipo de bateria como fonte de alimentação e são instaladas no vidro da frente do automóvel. Para que o sistema funcione, uma antena, localizada no pedágio, atinge e etiqueta com uma radiofrequência constante, fazendo com que haja passagem de corrente elétrica e que o circuito elétrico funcione sem bateria.
A transmissão do sinal da antena, que realiza o funcionamento do circuito citado, é um exemplo de transformação de energia
- História | 6.02 Era Napoleônica
(FUVEST 2011 1° FASE)
A cena retratada no quadro acima simboliza a
- História | 1.1 Pré-Colonial
(IFBA) “A conquista do Brasil pressupunha também o domínio ideológico dos povos das regiões colonizadas pela Coroa lusitana. Havia que provar pelo convencimento e pela força – a superioridade do modo oficial português de ser. Era necessário convencer as populações nativas e os recém-chegados da inferioridade e do 'bestialismo' dos hábitos americanos. A opção de europeus pela cultura material e social tupinambá causava tensões insustentáveis na férrea camisa-de-força vivencial em que as elites civis e religiosas ibéricas enquadravam as classes subalternas – metropolitanas e coloniais.”
MAESTRI, Mário. Os senhores do litoral. Conquista portuguesa e agonia tupinambá no litoral brasileiro. (século 16).
POA: Editora da Universidade/UFRGS, 1994. p. 61.
O texto acima e seus conhecimentos sobre as relações de dominação entre europeus e as populações indígenas na América Portuguesa permitem afirmar que: