No mês de setembro de 2011, a Petrobras atingiu a produção diária de 129 mil barris de petróleo na área do pré-sal no Brasil. O volume de um barril de petróleo corresponde a 159 litros.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 20 nov. 2011 (adaptado).
De acordo com essas informações, em setembro de 2011, a produção diária, em m3, atingida pela Petrobras na área do pré-sal no Brasil foi de
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La influencia árabe en la gastronomía española
[1] Hasta el establecimiento del Imperio Islámico en la Península Ibérica (711-1492 d.C.), el panorama gastronómico era más
bien monótono y poco nutritivo. Las tierras en Al-Ándalus eran pobres de recursos, y esto era una de las razones principales para que
la alimentación fuese poco variada. En la Hispania y en el resto de Europa, la comida y la dieta, antes de los árabes, se basaban
[4] principalmente en el consumo de cereales y vid, y era casi inexistente el cultivo de frutas y hortalizas.
La meta de los gobernadores y líderes Omeyas era promover el desarrollo de la agricultura e introducir nuevas tecnologías
que mejorasen la irrigación y el cultivo en general. Con la revolución agrícola introducida por los árabes, llegaron también los nuevos
[7] productos e ingredientes que enriquecieron altamente la culinaria de la península Ibérica, entre los cuales están el arroz, el azafrán,
el azúcar, las frutas como naranjas, limones, melocotones y los frutos secos.
A diferencia de la dieta principal de los cristianos, que consistía de trigo, carne y vino, los andalusíes crearon nuevas prácticas
[10] gastronómicas en las que las verduras no se comían más solas, sino que también se combinaban con el pescado, con la carne o en otras
variaciones.
Muchos de los alimentos que se consideran la base de la gastronomía española son de origen árabe. El ejemplo más
[13] paradigmático es la paella, considerada el plato nacional. Otros alimentos importantes son la mayoría de la repostería, como es el caso
de 70% de los dulces y postres en España.
En definitiva, podemos decir que los árabes tuvieron una gran influencia en la gastronomía de España. Por un lado,
[16] introdujeron algunos productos e ingredientes que se usan en la mayoría de los platos de España y, por otro, los españoles todavía usan
las recetas y los métodos de cocción introducidos por los árabes.
Internet: <http://gastronomia-y-cultura.wikispaces.com> (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente fundamentándose en el texto.
Del texto se deduce que los árabes introdujeron la agricultura de regadío en la Península Ibérica.
- Biologia | 05. Embriologia
(UNIT)
A imagem ilustra, de forma simplificada, as estruturas encontradas em um embrião em desenvolvimento de um réptil ou de uma ave.
Em relação a essas estruturas, é possível afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Em cada lugar do mundo, encontramos escolas tão parecidas entre si e , ao mesmo tempo , tão diferentes. Nelas, encontramos alunos que têm sonhos, que querem praticar esportes, brincar, aprender. Há problemas e muitas qualidades assim como as escolas do Brasil. Conheça a escola de Sibusiso que mora na África do Sul. Sibusiso tem 11 anos e mora na zona rural de Richmond (África do Sul), numa fazenda onde se cultivam morangos. Sua casa fica a 8 km da escola, e ele anda mais de uma hora por dia para chegar até lá. Por segurança, as criança s andam em fila pela estrada. Quem vai à frente, leva uma bandeira. A escola é mantida pelo governo. Há 23 alunos na classe de Sibusiso , e a maioria tem a mesma idade dele. Mas têm jovens também de até 15 anos. Os alunos cultivam plantas no jardim, que é cercado por arame farpado. Assim, ladrões não podem entrar na escola. Sibusiso gosta da comida preparada na escola. Ele lava e seca seu prato depois de comer. As salas de aula têm saída para o pátio. Às vezes, as crianças fazem trabalhos ao ar livre, na grama. Ele aprende matemática, línguas, ciências e outros conteúdos comuns. Sibusiso quer ser piloto quando crescer. PENNY, Smith; ZAHAVIT. Shalev. Escolas como a sua. São Paulo: Ática, 2010.
Enunciado:
A escola onde Sibusiso estuda tem características de uma escola quilombola? Explique sua resposta.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Por que as pessoas de cor branca têm mais anos de estudo do que os negros?
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNIT)
No circuito, o gerador elétrico mantém uma corrente elétrica no solenoide de resistência R = 9Ω. O solenoide possui 10 espiras por centímetro. Considerando-se a constante de permeabilidade magnética no vácuo igual a 4π.10-7T.m/A e π = 3, a intensidade do vetor indução magnética no interior do solenoide, em Tesla, é de