(FUVEST 2015 1ª FASE) A ardência provocada pela pimenta dedo-de-moça é resultado da interação da substância capsaicina com receptores localizados na língua, desencadeando impulsos nervosos que se propagam até o cérebro, o qual interpreta esses impulsos na forma de sensação de ardência.
Esse tipo de pimenta tem, entre outros efeitos, o de estimular a sudorese no organismo humano.
Considere as seguintes afirmações:
I. Nas sinapses, a propagação dos impulsos nervosos, desencadeados pelo consumo dessa pimenta, se dá pela ação de neurotransmissores.
II. Ao consumir essa pimenta, uma pessoa pode sentir mais calor pois, para evaporar, o suor libera calor para o corpo.
III. A hidrólise ácida da ligação amídica da capsaicina produz um aminoácido que é transportado até o cérebro, provocando a sensação de ardência.
É correto apenas o que se afirma em
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Los secretos del cine de Pedro Almodóvar
[1] De niña, Adriana Ugarte soñaba con aparecer en una
película de Pedro Almodóvar. En Julieta, Ugarte interpreta
a la protagonista en su juventud, cuya vida da un giro
[4]dramático después de un encuentro amoroso en un tren. Este
largometraje, el vigésimo de la carrera de Almodóvar, es un
retorno al drama y a su "cine de mujeres", como él mismo lo
[7] lhama.
A lo largo de casi cuarenta años, Almodóvar se ha
inspirado en diversas fuentes: Alfred Hitchcock, el cine B y
[10] la coreógrafa y bailarina Pina Bausch, solo por nombrar
algunas. Sin embargo, su fascinación por las mujeres y su
capacidad de conjurar personajes femeninos memorables
[13] Siguen Siendo una constante. "Siento que mi historia va a ser
mucho más rica y entretenida con mujeres", dijo Almodóvar,con
su característica y abundante melena de cabellos canos
[16] Y sus ojos traviesos durante una entrevista.
"Pueden ser hombres o mujeres", dijo, "pero sí
reconozco que en la cultura española la mujer es más vivaz,
[19] Más expresiva a la hora de hablar y comportarse. Es más
directa, tiene menos sentido del ridículo y menos prejuicios".
La curadora Frances Hui comentó: "Almodóvar es
[22] Alguien muy querido por las actrices. Tiene una capacidad
extraordinaria para observar a las mujeres con un verdadero
sentimiento de empatía. Puede señalar sus emociones, sus
[25] fortalezas y suele ser muy divertido". Los personajes
masculinos, en cambio, a veces le parecen aburridos. "Hasta
hace muy poco, en la cultura española, el hombre había
[28] estado encorsetado", dijo Almodóvar al referirse a los
papeles del amante latino, el héroe macho o el hombre de la
casa. "Ha llevado tiempo para que el hombre y el actor
[31] masculino adquirieran todos esos registros que culturalmente
les estaban negados."
Internet: (con adaptaciones)
De acuerdo con las ideas y estructuras del texto presentado arriba, juzgue lo siguiente ítem.
Es posible sustituir el vocablo 'encorsetado' (R.28) por enyesado, sin perjudicar el sentido del texto.
- Biologia
(UFRGS) Leia a tira a seguir, que ilustra os dilemas alimentares na vida de uma esponja.
O desejo da esponja, expresso no último quadro, não pode se realizar. Na evolução dos metazoários, a aquisição fundamental que possibilitou a digestão de macromoléculas, a qual não está presente na esponja, é:
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(UFPA) Um arco reflexo simples, como o reflexo patelar, representa a rota seguida por impulsos nervosos a fim de produzir uma ação reflexa, desde a periferia, passando por um centro reflexo no sistema nervoso central e de volta até um órgão efetor. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmações:
I. O receptor sensorial é uma estrutura anatômica responsável pelo processo de transdução, ou seja, a transformação do estímulo em um sinal elétrico, denominado potencial do receptor ou potencial gerador.
II. O receptor sensorial está associado a um neurônio sensorial (aferente), cujo axônio conduz um sinal elétrico do tipo “tudo ou nada”, denominado potencial de ação.
III. Na substância branca da medula espinhal ocorrem sinapses, nas quais o sinal elétrico passa diretamente dos axônios sensoriais para os interneurônios e neurônios motores (eferentes).
IV. A chegada do potencial de ação ao final do axônio motor desencadeia uma sinapse em uma região denominada “placa motora”, no músculo extensor esquelético, que resulta em contração do músculo e extensão da perna em resposta ao estímulo mecânico.
Está correto o que se afirma em:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Uma empresa de telefonia fixa oferece dois planos aos seu clientes: no plano K, o cliente paga R$ 29,90 por 200 minutos mensais e R$ 0,20 por cada minuto excedente; no plano Z, paga R$ 49,90 por 300 minutos mensais e R$ 0,10 por cada minuto excedente.
O gráfico que representa o valor pago, em reais, nos dois planos em função dos minutos utilizados é:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(PUC-CAMPINAS) O tempo e suas medidas
1O homem vive dentro do tempo, o tempo que ele preenche, mede, avalia, ama e teme. Para marcar a passagem e as medidas do tempo, inventou o relógio. A palavra vem do latim horologium, e 2se refere a um quadrante do céu que os antigos aprenderam a observar para se orientarem no tempo e no espaço. 3Os artefatos construídos para medir a passagem do tempo sofreram ao longo dos séculos uma grande evolução. No início 4o Sol era a referência natural para a separação entre o dia e a noite, mas depois os relógios solares foram seguidos de outros que vieram a utilizar o escoamento de líquidos, de areia, ou a queima de fluidos, até chegar aos dispositivos mecânicos que originaram as pêndulas. 5Com a eletrônica, surgiram os relógios de quartzo e de césio, aposentando os chamados “relógios de corda”. O mostrador digital que está no seu pulso ou no seu celular tem muita história: tudo teria começado com a haste vertical ao sol, que projetava sua sombra num plano horizontal demarcado. 6A ampulheta e a clepsidra são as simpáticas bisavós das atuais engenhocas eletrônicas, e até hoje intrigam e divertem crianças de todas as idades.
7Mas a evolução dos maquinismos humanos 8que dividem e medem as horas não suprimiu nem diminuiu a preocupação dos homens com o Tempo, 9essa entidade implacável, sempre a lembrar a condição da nossa mortalidade. Na mitologia grega, o deus Chronos era o senhor do tempo que se podia medir, por isso chamado “cronológico”, 10a fluir incessantemente. No entanto, 11a memória e a imaginação humanas criam tempos outros: uma autobiografia recupera o passado, a ficção científica pretende vislumbrar o futuro. No Brasil, muito da força de um 12José Lins do Rego, de um Manuel Bandeira ou de um Pedro Nava vem do memorialismo artisticamente trabalhado. A própria história nacional 13sofre os efeitos de uma intervenção no passado: escritores românticos, logo depois da Independência, sentiram necessidade de emprestar ao país um passado glorioso, e recorreram às idealizações do Indianismo.
No cinema, uma das homenagens mais bonitas ao tempo passado é a do filme Amarcord (“eu me recordo”, em dialeto italiano), do cineasta Federico Fellini. São lembranças pessoais de uma época dura, quando o fascismo crescia e dominava a Itália. Já um tempo futuro terrivelmente sombrio é projetado no filme “Blade Runner, o caçador de androides”, do diretor Ridley Scott, no cenário futurista de uma metrópole caótica.
Se o relógio da História marca tempos sinistros, o tempo construído pela arte abre-se para a poesia: o tempo do sonho e da fantasia arrebatou multidões no filme O mágico de Oz estrelado por Judy Garland e eternizado pelo tema da canção Além do arco-íris. Aliás, a arte da música é, sempre, uma habitação especial do tempo: as notas combinam-se, ritmam e produzem melodias, adensando as horas com seu envolvimento.
São diferentes as qualidades do tempo e as circunstâncias de seus respectivos relógios: há o “relógio biológico”, que regula o ritmo do nosso corpo; há o “relógio de ponto”, que controla a presença do trabalhador numa empresa; e há a necessidade de “acertar os relógios”, para combinar uma ação em grupo; há o desafio de “correr contra o relógio”, obrigando-nos à pressa; e há quem “seja como um relógio”, quando extremamente pontual.
14Por vezes barateamos o sentido do tempo, 15tornando-o uma espécie de vazio a preencher: é quando fazemos algo para “passar o tempo”, e apelamos para um jogo, uma brincadeira, um “passatempo” como as palavras cruzadas. Em compensação, nas horas de grande expectativa, queixamo-nos de que “o tempo não passa”. “Tempo é dinheiro” é o lema dos capitalistas e investidores e dos operadores da Bolsa; e é uma obsessão para os atletas olímpicos em busca de recordes.
Nos relógios primitivos, nos cronômetros sofisticados, nos sinos das velhas igrejas, no pulsar do coração e da pressão das artérias, a expressão do tempo se confunde com a evidência mesma do que é vivo. No tic-tac da pêndula de um relógio de sala, na casa da avó, os netinhos ouvem inconscientemente o tempo passar. O Big Ben londrino marcou horas terríveis sob o bombardeio nazista. Na passagem de um ano para outro, contamos os últimos dez segundos cantando e festejando, na esperança de um novo tempo, de um ano melhor.(Péricles Alcântara, inédito)
Sobre o que se tem no parágrafo 2, em seu contexto, é correto afirmar: