(UNEB) A monocultura de cana-de-açúcar com vistas à produção de etanol, que durante muito tempo dominou a economia brasileira, tem sido apontada como principal causadora de danos ao Cerrado.
Essa problemática se fundamenta, dentre outros aspectos:
Questões relacionadas
- Física
Um bloco de massa 0,50kg está preso a um fio ideal de 40cm de comprimento cuja extremidade está fixa à mesa, sem atrito, conforme mostrado na figura. Esse bloco se encontra em movimento circular uniforme com velocidade de 2,0 m/s.Sobre o movimento do bloco, é correto afirmar que:
- Matemática - Fundamental | 8.1 Proporção
Carlos quer fazer bolinhos de arroz para receber seus amigos, e encontrou na internet uma receita, que servia 4 pessoas, e necessitava dos seguintes ingredientes:
• 02 xícaras de arroz cozido;
• 300 gramas de queijo muçarela ralado;
• 02 ovos;
• Salsinha e cebolinha picadas;
• Temperos de sua preferência.
Mas Carlos precisa servir 12 pessoas, já que receberá muitos amigos. Se ele seguir as proporções da receita acima, o número de ovos que precisará será igual a:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(UFPB) O mapa, a seguir, apresenta a localização dos principais biomas brasileiros.
Uma competição de rali foi realizada e teve um percurso que passou, sequencialmente, pelos biomas indicados por 3, 8, 2, 6 e 5. De acordo com essas informações, a sequência correta dos biomas percorridos durante o rali foi:
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UEFS) Uma amostra de 1,0kg de chumbo é aquecida a 80°C e depositada em um calorímetro contendo 400,0g de água, inicialmente a 20°C. Considerando-se a capacidade calorífica do recipiente igual a 20 cal/°C e os calores específicos do chumbo e da água iguais, respectivamente, a 0,03 cal/g°C e 1,0 cal/g°C, conclui-se que a temperatura final de equilíbrio do sistema, em °C, é igual a
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Os corais que formam o banco dos Abrolhos, na Bahia, podem estar extintos até 2050 devido a uma epidemia. Por exemplo, os corais-cérebro já tiveram cerca de 10% de sua população afetada pela praga-branca, a mais prevalente por uma bactéria. Os cientistas atribuem a proliferação das patologias ao aquecimento global e à poluição marinha. O aquecimento global reduziria a imunidade dos corais ou estimularia os patógenos causadores desses males, trazendo novos agentes infecciosos.
FURTADO, F. Peste branca no mar. Ciência hoje. Rio de Janeiroc. 42, n. 251, ago. 2008 (adaptado)
A fim de combater a praga-branca, a medida mais apropriada, segura e de efeitos mais duradouros seria