Leia o trecho da reportagem de 16 de novembro de 2011 e compare-a com o gráfico sobre o abismo racial no Brasil.
Fundamentado nas informações do texto e nos dados do gráfico sobre o abismo racial no Brasil, escreva sobre a situação dos negros no Brasil.
Questões relacionadas
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(UNESP) Pesquisadores desenvolveram um sensor para monitorar o amadurecimento de frutos. Trata-se de um selo com nanopartículas de um composto à base de sílica, que pode ser colado na embalagem ou na superfície do fruto. À medida que amadurecem, alguns frutos liberam uma substância que reage com o sensor e o faz mudar de cor. Um aplicativo para celular, que lê um código de barras e a cor do selo, permite conhecer o estágio de maturação do fruto e as informações sobre sua origem.
(https://revistapesquisa.fapesp.br, abril de 2020. Adaptado.)
O sensor terá sua cor alterada ao reagir com:
- História | 5.8 Independência dos EUA
(UPF) Na Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, em 1776, os colonos, na escrita de Thomas Jefferson, registraram:
“Estas colônias unidas são, e têm o direito a ser, Estados livres e independentes e toda ligação política entre elas e a Grã-Bretanha já está e deve estar totalmente dissolvida.”
É correto dizer que a afirmação de liberdade e independência presente no documento está relacionada:
- Biologia
(UNESP) Os poríferos, também conhecidos como esponjas, constituem um dos tipos mais antigos de animais, sendo predominantemente marinhos. Seus esqueletos podem ser constituídos por material orgânico, silicoso ou calcário. Algumas esponjas apresentam pequenos espinhos (espículas) com função de defesa e sustentação mecânica. Nas chamadas “esponjas de vidro”, as espículas formam estruturas semelhantes às fibras de vidro, podendo, inclusive, se comportar como as fibras ópticas, transmitindo a luz de maneira bastante eficiente.
As espículas das “esponjas de vidro” são constituídas principalmente de:
- História | 2.3 Segundo Reinado
(UPE) A Proclamação da República é um episódio da modernização à brasileira. Nas décadas finais do Império, o vocábulo república expandiu seu campo semântico, incorporando as ideias de liberdade, progresso, ciência, democracia, termos que apontavam, todos, para um futuro desejado.
MELLO, Maria Tereza Chaves. A modernidade Republicana. In: http://www.scielo.br/pdf/tem/v13n26/a02v1326.pdf. (Adaptado)
O texto demonstra que, no final do Segundo Império, os ideais republicanos já estavam bastante difundidos no Brasil. Os adeptos do republicanismo, nesse período, tinham como principal pensamento a
- Biologia | 05. Embriologia
Assinale a alternativa incorreta quanto aos tecidos e aos órgãos derivados dos folhetos embrionários.