(ENEM 2011 2º APLICAÇÃO)
Vicente do Rego Monteiro foi um dos pintores, cujas telas foram expostas durante a Semana de Arte Moderna. Tal como Michelangelo, ele se inspirou em temas bíblicos, porém com um estilo peculiar. Considerando-se as obras apresentadas, o artista brasileiro
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
Noruega como Modelo de Reabilitação de Criminosos
O Brasil é responsável por uma das mais altas taxas de reincidência criminal em todo o mundo. No país, a taxa média de reincidência (amplamente admitida mas nunca comprovada empiricamente) é de mais ou menos 70%, ou seja, 7 em cada 10 criminosos voltam a cometer algum tipo de crime após saírem da cadeia.
Alguns perguntariam “Por quê?”. E eu pergunto: “Por que não?” O que esperar de um sistema que propõe reabilitar e reinserir aqueles que cometerem algum tipo de crime, mas nada oferece, para que essa situação realmente aconteça? Presídios em estado de depredação total, pouquíssimos programas educacionais e laborais para os detentos, praticamente nenhum incentivo cultural, e, ainda, uma sinistra cultura (mas que diverte muitas pessoas) de que bandido bom é bandido morto (a vingança é uma festa, dizia Nietzsche).
Situação contrária é encontrada na Noruega. Considerada pela ONU, em 2012, o melhor país para se viver (1º no ranking do IDH) e, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Avante Brasil, o 8º país com a menor taxa de homicídios no mundo, lá o sistema carcerário chega a reabilitar 80% dos criminosos, ou seja, apenas 2 em cada 10 presos voltam a cometer crimes; é uma das menores taxas de reincidência do mundo. Em uma prisão em Bastoy, chamada de ilha paradisíaca, essa reincidência é de cerca de 16% entre os homicidas, estupradores e traficantes que por ali passaram. Os EUA chegam a registrar 60% de reincidência e o Reino Unido, 50%. A média europeia é 50%.
A Noruega associa as baixas taxas de reincidência ao fato de ter seu sistema penal pautado na reabilitação e não na punição por vingança ou retaliação do criminoso. A reabilitação, nesse caso, não é uma opção, ela é obrigatória. Dessa forma, qualquer criminoso poderá ser condenado à pena máxima prevista pela legislação do país (21 anos), e, se o indivíduo não comprovar estar totalmente reabilitado para o convívio social, a pena será prorrogada, em mais 5 anos, até que sua reintegração seja comprovada.
O presídio é um prédio, em meio a uma floresta, decorado com grafites e quadros nos corredores, e no qual as celas não possuem grades, mas sim uma boa cama, banheiro com vaso sanitário, chuveiro, toalhas brancas e porta, televisão de tela plana, mesa, cadeira e armário, quadro para afixar papéis e fotos, além de geladeiras. Encontra-se lá uma ampla biblioteca, ginásio de esportes, campo de futebol, chalés para os presos receberem os familiares, estúdio de gravação de música e oficinas de trabalho. Nessas oficinas são oferecidos cursos de formação profissional, cursos educacionais, e o trabalhador recebe uma pequena remuneração. Para controlar o ócio, oferecer muitas atividades, de educação, de trabalho e de lazer, é a estratégia.
A prisão é construída em blocos de oito celas cada (alguns dos presos, como estupradores e pedófilos, ficam em blocos separados). Cada bloco tem sua cozinha.
A comida é fornecida pela prisão, mas é preparada pelos próprios detentos, que podem comprar alimentos no mercado interno para abastecer seus refrigeradores.
Todos os responsáveis pelo cuidado dos detentos devem passar por no mínimo dois anos de preparação para o cargo, em um curso superior, tendo como obrigação fundamental mostrar respeito a todos que ali estão. Partem do pressuposto que, ao mostrarem respeito, os outros também aprenderão a respeitar.
A diferença do sistema de execução penal norueguês em relação ao sistema da maioria dos países, como o brasileiro, americano, inglês, é que ele é fundamentado na ideia de que a prisão é a privação da liberdade, e pautado na reabilitação e não no tratamento cruel e na vingança.
O detento, nesse modelo, é obrigado a mostrar progressos educacionais, laborais e comportamentais, e, dessa forma, provar que pode ter o direito de exercer sua liberdade novamente junto à sociedade.
A diferença entre os dois países (Noruega e Brasil) é a seguinte: enquanto lá os presos saem e praticamente não cometem crimes, respeitando a população, aqui os presos saem roubando e matando pessoas. Mas essas são consequências aparentemente colaterais, porque a população manifesta muito mais prazer no massacre contra o preso produzido dentro dos presídios (a vingança é uma festa, dizia Nietzsche) LUIZ FLÁVIO GOMES, jurista, diretor-presidente do Instituto Avante Brasil e coeditor do Portal atualidadesdodireito.com.br.
Estou no blogdolfg.com.br. ** Colaborou Flávia Mestriner Botelho, socióloga e pesquisadora do Instituto Avante Brasil. FONTE:
Adaptado de http://institutoavantebrasil.com.br/noruega-como-modelo-dereabilitacao-de-criminosos/ Acessado em 17 de março de 2017.
Assinale a alternativa que pode substituir corretamente o trecho sublinhado sem alterar-lhe o sentido:
“… O que esperar de um sistema que propõe reabilitar e reinserir aqueles que cometerem algum tipo de crime, mas nada oferece, para que essa situação realmente aconteça.”
- História | 1. Colônia
O ano de 1998 marca os quinhentos anos do Descobrimento do Brasil, pois, "Em 1498, D. Manuel ordenava que Duarte Pacheco Pereira navegasse pelo Mar Oceano, a partir das ilhas de Cabo Verde até o limite de 370 léguas [estipuladas pelo Tratado de Tordesilhas]. É esta a primeira viagem, efetivamente conhecida pelos portugueses, às costas do litoral norte do Brasil"
(FRANZEN, Beatriz. A presença portuguesa no Brasil antes de 1500. In: ESTUDOS LEOPOLDENSES. São Leopoldo: Unisinos, 1997. p. 95.).
Esse fato fez parte
- Ciências - Fundamental | 01. Eu Sou um Ser Vivo
Leia a informação.
Os seres humanos têm vida ativa diurna, isto é, trabalham durante o dia e dormem durante a noite.
a) Explique o que muda na vida das pessoas que trabalham durante a noite, como as citadas no texto.
b) Explique por que esse fato ocorre nos grandes centros urbanos.
c) Cite locais que funcionam durante a noite.
- Arte - Fundamental | 01. A Arte Pode Expressar Quem Somos?
IMAGEM E TEXTO
Por muitas vezes se ouve dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras, entretanto, esta suposta superioridade visual requer maiores argumentos. Uma imagem é basicamente uma síntese de traços, cores, e tantos outros elementos visuais em simultaneidade. Afirmar que certas imagens dizem mais do que palavras não é falso. Falso é sustentar que qualquer imagem vale mais do qualquer palavra, e isso é descartar qualquer hipótese de falha da visão humana, da percepção e interpretação do que se vê. É também retirar das palavras sua capacidade de impactar, emocionar, chocar... Toda imagem tem uma história, possui um contexto, que em sua maioria é documentado em texto que se formam através de palavras, e isso estabelece nada mais nada menos que uma íntima relação entre palavra e imagem. É possível enxergar pintura na poesia e poesia na pintura.
Se o poeta trabalha a sintaxe enquanto disposição das palavras e das frases, sua pontuação como forma de entonação ou não pontuação, o pintor irá trabalhar a disposição dos elementos enquanto perspectiva ou a tonalidade das cores, ambos com o objetivo de melhor expressar transmitir sua arte.
Se o pintor tem como meio material a tela, o pincel e as tintas, o poeta tem a caneta e papel. Não possui a técnica de dispor cor sobre cor sobre a tela, mas tem a técnica de dispor palavra por palavra que possuem a capacidade de fazer qualquer leitor jurar que está vendo tal cor diante de seus olhos. Em contraponto o pintor tem a capacidade de dispor a beleza das cores, tom sobre tom, e enquadrar elementos de forma que dali se possa fazer surgir poesia. Estão a pintar palavra e compor quadros.
Qualquer imagem permite uma releitura, Alfredo Bosi afirma que: “A imagem nunca é um “elemento”: tem um passado que a constitui; e um presente que a mantém viva e que permite a sua recorrência”.
A experiência da imagem é anterior à palavra, as imagens se sustentavam como escrita num momento em que as letras não haviam nascido. Há que se pensar na instantaneidade da imagem. O caráter reminiscente da imagem é forçosamente maior do que o de um texto, e esse caráter independe da duração do material, depende da sensação que suscitam.
A apreciação de uma imagem ou de um texto se sustenta a princípio em dois momentos: no primeiro momento o sujeito depara-se com o que lhe é oferecido (cores, palavra...), no segundo momento ele desenvolve a sensação que lhes oferecem, usufruem prazer estético ou simples indiferença, tudo isso de acordo com experiências vividas e com bagagem cultural que possuem.
http://pt.shvoong.com/humanities/philosophy/1949816-imagem-texto/
Converse com a turma sobre esse assunto e incentive-os a pensar sobre essa relação da imagem associada ao texto. Proponha aos alunos dois tipos de exercícios, um em que a partir de uma imagem eles deverão elaborar uma frase ou apenas uma palavra como em um brainstorming e outro em que a partir de uma frase ou palavra eles deverão criar uma imagem que não precisa ter muitos detalhes e nem ser muito elaborada.
Sugestões de imagens:
I magens retiradas do site: http://www.ashesandsnow.org/
Sugestões de frases:
"O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo" Mahatma Gandhi
"O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos." Eleanor Roosevelt
"É no coração do homem que reside o princípio e o fim de todas as coisas" Tolstoi
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." Fernando Pessoa
“O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos" Pitágoras
"A coisa mais bonita que podemos experimentar é o misterioso." Albert Einstein
"Felicidade é a certeza de que nossa vida não está se passando inutilmente." Érico Veríssimo"
“Vê mais longe a gaivota que voa mais alto." Richard Bach
"Muita luz é como muita sombra: não deixa ver." Carlos Casteñeda
"O que tem um amigo verdadeiro pode dizer que tem duas almas." Graf
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
Erros Inatos da Imunidade, também chamados Imunodeficiências primárias, podem acontecer por defeitos em diferentes componentes do sistema imunológico.
Com relação aos defeitos de anticorpos, assinale a alternativa correta.