(UNIFACS)
A eficiência de uma fralda descartável é medida pela capacidade da absorção de líquido, que deve ser de 250,0mL, sem apresentar vazamento.
Considerando-se que o material absorvente inerte contém um gel à base de poliácido acrílico sólido, representado pela fórmula química, é correto afirmar:
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- Arte | 1. Introdução
Frevo Nino Pernambuquinho
É o frevoArrastando a multidão, fervendo.É na ponta do pé e no calcanharÉ no calcanhar e na ponta do pé com a direitaÉ na ponta do pé e no calcanhar com a esquerdaSaci-pererê, saci-pererê com a direitaSaci-pererê com a esquerdaGirando, girando, girando no girassolÉ o frevo no pé e a sombrinha no ar.É na ponta do pé e no calcanharPisando em brasaPisando em brasa porque o chão está pegando fogoNa Avenida GuararapesArrastando o Galo da MadrugadaOlha a tesoura, para cortar todos os males.É o frevo no pé e a sombrinha no ar.DUDA. Perré-bumbá. Recife: Gravadora Independente, 1998 (fragmento).A letra da canção apresenta o frevo como uma expressão da cultura corporal que pode ser reconhecida por meio da descrição de - História | 2.1 Primeiro Reinado
A Constituição representava um avanço, ao organizar os poderes, definir atribuições, garantir direitos individuais. O problema é que, sobretudo no campo no campo dos direitos, sua aplicação seria muito relativa. Aos direitos se sobrepunha a realidade de um país onde mesmo a grande massa da população livre dependia dos grandes proprietários rurais, onde só um pequeno grupo tinha instrução e onde existia uma tradição autoritária.
FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2015. VOT2020.
Outorgada por D. Pedro I, a Constituição de 1824 demonstrava uma realidade brasileira baseada em
- Geografia | 6.1 Agricultura
O organograma apresenta os diversos atores que integram uma cadeia agroindustrial e a intensa relação entre os setores primário, secundário e terciário. Nesse sentido, a disposição dos atores na cadeia agroindustrial demonstra
- Arte - Fundamental | 03.1. Gravuras
Materiais:
- Tinta guache acrilex
- Bandejinhas de isopor
- Cartolina branca no tamanho A4
- Palito de dente
Desenvolvimento:
1 – Apresentar o processo da xilogravura (gravura em madeira)
Uma matriz de xilogravura
Uma impressão simples em xilogravura
O artista entintando a matriz da xilogravura
O processo de impressão no papel
2 – Depois de apresentar o processo da xilogravura, propor aos alunos a experiência da gravura.
3 – Pedir aos alunos que façam alguns desenhos para realizarem uma gravura.
4 – Depois que eles fizerem os desenhos, poderão escolher um com a ajuda do professor para ser transferido para a bandejinha de isopor.
5 – Cada aluno vai retirar as bordas da bandejinha de isopor.
6 – Transferir o desenho com papel carbono para a bandejinha.
7 – em seguida, os alunos farão seu desenho com o palito de dente na bandejinha de isopor.
8 – Passar a tinta com pincel largo sobre a bandejinha de isopor desenhada.
9 – Colocar o papel por cima, prensar bem com as mãos e retirar o papel impresso com o desenho.
Observações:
1 – Várias impressões poderão ser feitas, inclusive em diferentes cores.
2 – Os alunos poderão trocar suas matrizes para imprimir ou realizar experiências imprimindo matrizes diferentes sobre o mesmo papel.
3 – Outra experiência interessante pode ser imprimir sobre papel color set colorido de cores contrastantes.
Referências:
Imagens sobre xilogravura:
- Física | 3.2 Dilatação
(MACKENZIE)
O gráfico mostra a variação da área lateral de um cilindro metálico em função da temperatura, quando submetido a uma fonte de calor constante. O coeficiente de dilatação volumétrica média do material que constitui o cilindro é