(FACULDADE GUANAMBI) Considere um fio de 28,0m de comprimento e área de secção reta 0,5cm², feito de um material cuja resistividade, suposta constante, é 2,5.10-6Ω .m. Sendo suas extremidades submetidas a uma ddp de 4,2V, então a intensidade da corrente que percorre o fio, em A, é igual a
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 8.02 Principais Conflitos no Continente
Leia as informações e analise a charge a seguir.
A maioria das nações africanas vive em guerra civil, instabilidade política intensa e seca prolongada. Isso gera economias pobres e fragmentadas, incapazes de gerar riquezas para as populações. Condições que caracterizam o continente com elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e baixa expectativa de vida agravada pela prevalência da AIDS.
Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/geografia/africa-politica-economia-aspectos-geograficos-dicas-questoes-vestibulares-600659.shtml Acesso em: 23 de mar de 2012.
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&sa=X&biw=1280&bih=705&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=A8JLon8A2wztbM:&imgrefurl Acesso em: 23 mar. 2012.
Caracterize a economia deficitária do continente africano e a pobreza que assola a sua população diante de um mundo globalizado consumista.
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
(UNISINOS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Famílias em transformação
Rosely Sayão*
O projeto de lei que cria o Estatuto da Família colocou na pauta do dia a discussão a respeito do conceito de família. Afinal, o que é família hoje? Alguém aí tem uma definição, para a atualidade, que consiga 1acolher todos os grupos existentes que vivem em contextos familiares?
A Câmara dos Deputados tem a resposta que considera a certa: “Família é a união entre homem e mulher, por meio de casamento ou de união estável, ou a comunidade formada por qualquer um dos pais junto com os filhos”.
Essa é a definição aprovada pela Câmara para o projeto cuja finalidade é orientar as políticas públicas quanto aos direitos das famílias – essas que se encaixam na definição proposta −, principalmente nas áreas de segurança, saúde e educação. Vou deixar de lado a discussão a respeito das injustiças, preconceitos e exclusões que tal definição comporta, para conversar a respeito das famílias da atualidade.
Desde o início da segunda metade do século passado, o conceito de família entrou em crise, e uso a palavra “crise” no sentido mais positivo do termo: o que aponta para renovação e transição; mudança, enfim. Até 2então, 3tínhamos, 4na modernidade, uma configuração social hegemônica de família, que 5era pautada por um tipo de aliança – entre um homem e uma mulher – e por relações de consanguinidade. As mudanças 6ocorridas no mundo determinaram 7inúmeras alterações nas famílias, 8não apenas em seu desenho, mas, principalmente, em suas dinâmicas.
E é importante aceitar 9esta questão10: não foram as famílias que 11provocaram mudanças na sociedade; esta é que determinou muitas mudanças nas famílias. Só assim 12vamos conseguir enxergar que a família não é um agente de perturbação da sociedade. É a sociedade que 13tem perturbado, e muito, o funcionamento familiar.
14Um exemplo? Algumas mulheres 15renunciam ao direito de ficar com o filho recém-nascido durante todo 16o período da licença-maternidade determinado por lei, 17porque 18isso pode atrapalhar sua carreira profissional19. Em outras palavras: elas entenderam que a sociedade prioriza o trabalho em detrimento da dedicação à família. É assim ou não é?
Se pudéssemos levantar um único quesito que seria fundamental para caracterizar 20a transformação de um agrupamento de pessoas em família, eu diria que é o vínculo, tanto horizontal quanto vertical. E, hoje, todo mundo conhece grupos de pessoas que vivem sob o mesmo teto ou que têm relação de parentesco 21e que não se constituem verdadeiramente em família, 22por absoluta falta de vínculo entre seus integrantes.
Os novos valores sociais têm norteado as pessoas para 23esse caminho. Vamos nos lembrar de valores decisivos para nossa sociedade: o consumo, que valoriza o trabalho exagerado, a ambição desmedida e o sucesso a qualquer custo24; a juventude, que leva adultos, independentemente da idade, a adotarem um estilo de vida juvenil, que dá pouco espaço para o compromisso que os vínculos exigem25; 26a busca da felicidade, identificada com satisfação imediata, que leva a trocas sucessivas nos relacionamentos amorosos, como amizades e par afetivo, só para citar alguns exemplos.
O vínculo afetivo tem relação com a vida pessoal27. O vínculo social28, com a cidadania. 29Ambos estão bem frágeis, não é?
* Psicóloga e consultora educacional. Texto publicado na Folha de São Paulo, em 29 set. 2015.
Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/colunas/roselysayao/2015/09/1687809-familias-em-transformacao.shtml.
Acesso em 01 out. 2015. Adaptação.
Em relação ao emprego de recursos que promovem a coesão referencial do texto, assinale a única alternativa correta.
- Geografia | 5.2 Migração
Os refugiados perderam o seu lar e, com isso, a familiaridade da vida cotidiana; perderam suas ocupações e, com isso, a confiança de que têm alguma utilidade no mundo; perderam a sua língua e, dessa maneira, a espontaneidade das reações, o sincronismo dos gestos e a expressão firme dos sentimentos.
Hanna Arendt. Nós, os refugiados. In: The Menorah Journal, 1943 (com adaptações).
Considerando a obra Navio de emigrantes, de Lasar Segall, e a imagem e o texto apresentados, julgue o item a seguir.
O risco de contaminação pela covid-19 e a falta de oferta de postos de trabalho pela crise econômica global têm diminuído os fluxos de refugiados e imigrantes ilegais entre países ricos e países pobres.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Propaganda
Leia os textos I e II e resolva a questão.
TEXTO I
TEXTO II
SENADO APROVA “TOLERÂNCIA ZERO” AO ÁLCOOL NO VOLANTE
Dirigir sob efeito de qualquer nível de concentração de álcool ou outra substância psicoativa no sangue poderá ser considerado crime. A comprovação do estado de embriaguez do motorista também poderá ser feita por outros meios, além do uso do bafômetro, como ocorre hoje. Essas medidas constam do PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 48 de 2011, do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), aprovado em decisão terminativa – aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado.
De acordo com a proposta, a caracterização do crime poderá ser obtida por meio de testes de alcoolemia (nível de álcool no sangue), exames clínicos, perícia ou outras formas que permitam certificar, técnica e cientificamente, se o condutor está ou não sóbrio. O uso de prova testemunhal, de imagens e vídeos também será admitido para comprovação de um eventual estado de embriaguez.
[...]
Senado Aprova “Tolerância Zero” ao Álcool no Volantes. 10 de nov. de 2011. Disponível em: http://blogdafolha.blogspot.com.br/2011/11/senado-aprova-zero-ao-alcool-no-volante.html Acesso em: 12 de abr. de 2012.
No texto I, a propaganda, pode-se perceber que a imagem da mão aberta transmite a ideia de
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Nas últimas décadas vários países, inclusive o Brasil, têm testemunhado uma grande proliferação de bactérias patogênicas, envolvidas em uma variedade de doenças e que apresentam resistência a múltiplos antibióticos. Atualmente têm se destacado as superbactérias que acumularam vários genes determinantes de resistência, a ponto de se tornarem resistentes a praticamente todos os antimicrobianos.
FERREIRA, F. A.; CRUZ, R. S.; FIGUEIREDO, A. M. S. O problema da resistência a antibióticos.
Ciência Hoje, v.48, n.287, 2011 (adaptado).
Essa resistência tem ocorrido porque os(as)