(UEFS)
II. ClO–(aq) + H2O(l) ↔HClO(aq) + OH– (aq) kb = 3,3 . 10– 7
Algumas espécies químicas, como a amônia, NH3, e o íon hipoclorito, ClO−, comportam-se como bases fracas em solução aquosa, de acordo com os sistemas em equilíbrio químico representados pelas equações químicas I e II. A constante de ionização, Kb, está relacionada ao equilíbrio químico, no qual uma base reage com a água para formar o ácido conjugado correspondente e o íon hidróxido, OH−.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UPF) As células animais podem apresentar, em sua membrana plasmática, especializações responsáveis por diversas funções. Sobre essas especializações, avalie as afirmativas abaixo e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) As junções oclusivas são especializações semelhantes aos desmossomos, cuja principal função é impedir o trânsito de substâncias entre células adjacentes. São muito encontradas nos osteoblastos.
( ) As interdigitações são invaginações e evaginações que ocorrem entre células vizinhas e permitem maior adesão entre elas. São muito comuns entre as células do miocárdio.
( ) Os desmossomos são estruturas proteicas que se posicionam entre células adjacentes, promovendo maior poder de adesão. São bastante encontrados entre as células da epiderme, por exemplo.
( ) As junções comunicantes são constituídas por proteínas do tipo tubulina e permitem maior interação célulacélula. São encontradas, principalmente, em células do peritônio.
( ) As microvilosidades ocorrem em epitélios de absorção, como na mucosa do intestino delgado, com função de ampliar a superfície de contato da célula com o ambiente externo.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Em uma aula de métodos físicos de controle do crescimento dos microrganismos, foi realizada uma experiência para testar a ação do calor sobre duas espécies bacterianas: Escherichia coli (Ensaio A) e Bacillus subtilis (Ensaio B). Nesses ensaios, foram adicionadas duas gotas de cultura pura de cada uma das espécies em tubos de ensaio contendo meio nutritivo previamente esterilizado. Posteriormente, os tubos foram submetidos aos seguintes tratamentos:
Tubo 1: Tubo controle, sem tratamento.
Tubo 2: Fervura em banho-maria por 5 minutos.
Tubo 3: Fervura em banho-maria por 20 minutos.
Tubo 4: Autoclavação (processo de esterilização por calor úmido).
Após 48 horas de incubação, foi realizada a leitura dos ensaios, obtendo-se os seguintes resultados de crescimento microbiano:
A experiência para testar a ação do calor sobre as duas espécies bacterianas demonstrou que
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Cabeludinho
Quando a Vó me recebeu nas férias, ela me apresentou aos amigos: Este é meu neto. Ele foi estudar no Rio e voltou de ateu. Ela disse que eu voltei de ateu. Aquela preposição deslocada me fantasiava de ateu. Como quem dissesse no Carnaval: aquele menino está fantasiado de palhaço. Minha avó entendia de regências verbais. Ela falava de sério. Mas todo-mundo riu. Porque aquela preposição deslocada podia fazer de uma informação um chiste. E fez. E mais: eu acho que buscar a beleza nas palavras é uma solenidade de amor. E pode ser instrumento de rir. De outra feita, no meio da pelada um menino gritou: Disilimina esse, Cabeludinho. Eu não disiliminei ninguém. Mas aquele verbo novo trouxe um perfume de poesia à nossa quadra. Aprendi nessas férias a brincar de palavras mais do que trabalhar com elas. Comecei a não gostar de palavra engavetada. Aquela que não pode mudar de lugar. Aprendi a gostar mais das palavras pelo que elas entoam do que pelo que elas informam. Por depois ouvi um vaqueiro a cantar com saudade: Ai morena, não me escreve / que eu não sei a ler. Aquele a preposto ao verbo ler, ao meu ouvir, ampliava a solidão do vaqueiro.
BARROS, M. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003.
No texto, o autor desenvolve uma reflexão sobre diferentes possibilidades de uso da língua e sobre os sentidos que esses usos podem produzir, a exemplo das expressões “voltou de ateu”, “disilimina esse” e “eu não sei a ler”. Com essa reflexão, o autor destaca:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNIFACS) Ao lado do vinho, a região do Mediterrâneo tem uma cesta de produtos nobres cujo consumo nos países em desenvolvimento, até recentemente, era restrito às classes altas. Nos últimos cinco anos, porém, artigos, como frutas secas, vinagre balsâmico, nozes e castanhas, começaram a ganhar mercado nos emergentes. Nos quatro maiores, os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), nenhum avançou mais rápido que o azeite. Desde 2005, as vendas do produto nesses países tiveram, em média, crescimento de 235%. (BETTI, 2010, p.105)
Considere uma gota de azeite de oliva sobre a superfície de água contida em um prato, onde se encontram grãos de feijão submersos. Considerando-se que o azeite de índice de refração menor do que o da água assume a forma biconvexa, é correto afirmar que, quando um observador vê de cima, através da lente, o grão submerso, a imagem é vista como sendo
- Matemática | B. Regra de Três
“O sal de cozinha é o cloreto de sódio. Cada grama dele contém 0,4 g de sódio, íon essencial para o organismo porque facilita a retenção de água: para cada 9g de sal ingeridas, o organismo retém um litro de água.”
É CORRETO afirmar que, se uma pessoa saudável consome exatamente 5 g de sal por dia, que quantidade de sódio estará ingerindo?