(UNIT)
Nas cavernas subterrâneas, as estalactites e estalagmites se formam como resultado do gotejamento de água de fendas no teto das cavernas de rocha calcária (CaCO3). A dissolução de Ca(HCO3)2 que desliza através das rachaduras do teto da caverna é formada durante a interação do calcário com a água e o dióxido de carbono de acordo com a equação reversível:
As melhores condições para formação de estalactites e estalagmites ocorrem quando
Questões relacionadas
- Química | 2.5 Oxirredução
Células solares à base de TiO2 sensibilizadas por corantes (S) são promissoras e poderão vir a substituir as células de silício. Nessas células, o corante adsorvido sobre o TiO2 é responsável por absorver a energia luminosa (hv) e o corante excitado (S*) é capaz de transferir elétrons para o TiO2. Um esquema dessa célula e os processos envolvidos estão ilustrados na figura. A conversão de energia solar em elétrica ocorre por meio da sequência de reações apresentadas.
LONGO. C.; DE PAOLl, M. A. Dye-Sensitized Solar Cells: A Successful Combination of Materials. Journal of the Brazilian Chemieal Society. n. 6, 2003 (adaptado).
A reação 3 é fundamental para o contínuo funcionamento da célula solar, pois:
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
Estampada em diversos jornais no mundo, a notícia a seguir se torna acessível desde a comunidade acadêmica à população humana, visto que se trata de uma nova alternativa viável para combater a malária e algumas verminoses:
Essas descobertas fornecerão à população humana novos e poderosos meios de combater doenças como a malária, conforme estudos de uma das pesquisadoras premiadas pelo Nobel. Sobre essa doença tropical, tem-se o seguinte:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Este trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas. Mostre para os alunos trabalhos do artista Andy Warhol, como os indicados a seguir. Sugira que os alunos escolham retratos de pessoas famosas ou queridas para fazerem sua obra em alto contraste. Explicaremos aqui os dois métodos: digital e analógico. Sugerimos que eles façam ambos os métodos; no entanto, de acordo com o seu contexto em sala de aula, pode-se optar por um dos dois métodos ou mesmo deixar que os próprios alunos façam a sua escolha.
1 – Método analógico:
- Faça um xerox em preto e branco do retrato escolhido, se possível ampliado em tamanho A4.
- Cubra com a caneta preta todos os pretos e tons de cinza da imagem, deixando apenas as partes totalmente brancas sem preencher.
2 – Método digital utilizando o GIMP:
- Abra a imagem utilizando o GIMP;
- Transforme a imagem em preto e branco, clicando em Image>Mode>Grayscale, conforme ilustração a seguir:
- Figura 7 - Print de tela. Fonte: Autora.
- Aumente todo o contraste da imagem no menu Cores>Brilho e Contraste;
- Figura 8 - Print de tela. Fonte: Autora.
- Figura 9 - Print de tela. Fonte: Autora.
Após a realização dos dois métodos, os alunos podem fazer cópias das imagens em preto e branco e colorir múltiplas variações como nas obras de Andy Warhol, montando painéis em série dos trabalhos.
Imagens sugeridas:
Figura 10 - WARHOL, Andy. Oito Elvis, 1963. Serigrafia sobre tela. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Eight_Elvises#/media/File:Eight_Elvises.jpg.>. Acesso em: 27 fev. 2017.
Figura 11 - WARHOL, Andy. Dez Lizes, 1963. Pintura e serigrafia sobre tela. Disponível em: <https://c1.staticflickr.com/7/6120/6883146786_7cfc8589a1_b.jpg.> Acesso em: 27 fev. 2017.
Figura 12 - WARHOL, Andy. Sem Título de Marilyn Monroe, 1967. Serigrafia sobre tela. Disponível em: <https://www.moma.org/collection/works/61249?locale=pt>. Acesso em: 27 fev. 2017.
Figura 13 - WARHOL, Andy. Sem Título de Marilyn Monroe, 1967. Serigrafia sobre tela. Disponível em: <http://www.warrencampdesign.com/warren/images/photoEdits/warhol/marilyn-Multiple10_lg.jpg.> Acesso em: 27 fev. 2017.
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
A variedade de biomas existentes no Brasil reflete a riqueza de espécies vegetais e animais e, por este motivo, o nosso país é o principal dentre os chamados países megadiversos. Muitas das espécies encontradas aqui são endêmicas e muitas plantas, economicamente importantes, são brasileiras. Com relação à biodiversidade, coloque V, para as afirmações verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) Atualmente, em virtude da conscientização ecológica, a diversidade biológica se constitui como base das atividades agrícolas no Brasil.
( ) Quanto maior o número de espécies menor a estabilidade dos ecossistemas devido às tensões resultantes da competição nesses ambientes.
( ) A diversidade biológica é mais elevada em áreas quentes e úmidas como acontece em regiões tropicais.
( ) Apesar de ser tipicamente brasileira, a caatinga é um ecossistema pobre em diversidade e, por isso, um dos menos degradados do país.
( ) A introdução de espécies exóticas em um ambiente pode levar à extinção de outras espécies que nele ocorrem naturalmente.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima pra baixo.
- História | 2.3 Segundo Reinado
Negro, filho de escrava e fidalgo português, o baiano Luiz Gama fez da lei e das letras suas armas na luta pela liberdade. Foi vendido ilegalmente como escravo pelo seu pai para cobrir dívidas de jogo. Sabendo ler e escrever, aos 18 anos de idade conseguiu provas de que havia nascido livre. Autodidata, advogado sem diploma, fez do direito o seu ofício e transformou-se, em pouco tempo, em proeminente advogado da causa abolicionista.
AZEVEDO, E. O Orfeu de carapinha. In: Revista de História.Ano 1, n.o 3. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, jan. 2004 (adaptado).
A conquista da liberdade pelos afro-brasileiros na segunda metade do séc. XIX foi resultado de importantes lutas sociais condicionadas historicamente. A biografia de Luiz Gama exemplifica a