(UNINORTE)
Disponível em: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletrica-domiciliar/2936-el033. html. Acesso em: 15 set. 2014.
A figura representa um esquema simplificado de um chuveiro elétrico, de duas temperaturas, que opera sob tensão de 110,0V e potência máxima de 4400,0W, quando sua resistência elétrica é reduzida à metade. Com base nessas informações e nos conhecimentos de eletricidade, sobre o funcionamento do chuveiro com a chave comutadora no verão, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 2.05 Organismos Internacionais: ONU, OMC, FMI
Observe o mapa a seguir.
A falta d'água já afeta muitos países do globo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que, até 2050, 50 países enfrentarão crise no abastecimento. O mapa deixa claro que
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UNIT)
A figura representa a variação de temperatura T de uma substância de massa 20,0g, inicialmente no estado sólido, em função do calor recebido Q.
O gráfico de T x Q permite afirmar que o calor latente de fusão, em cal/g, é igual a
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
(UNIFESP) _________ dois meses, a jornalista britânica Rowenna Davis, 25 anos, foi furtada. Só que não levaram sua carteira ou seu carro, mas sua identidade virtual. Um hacker invadiu e tomou conta de seu e-mail e – além de bisbilhotar suas mensagens e ter acesso a seus dados bancários – passou a escrever aos mais de 5 mil contatos de Rowenna dizendo que ela teria sido assaltada em Madri e pedindo ajuda em dinheiro.
Quando ela escreveu para seu endereço de e-mail pedindo ao hacker ao menos sua lista de contatos profissionais de volta, Rowenna teve como resposta a cobrança de R$ 1,4 mil. Ela se negou a pagar, a polícia não fez nada. A jornalista só retomou o controle do e-mail porque um amigo conhecia um funcionário do provedor da conta, que desativou o processo de verificação de senha criado pelo invasor.
(Galileu, dezembro de 2011. Adaptado.)
Assinale a alternativa em que, na reescrita do trecho, houve alteração da classe gramatical da palavra em destaque.
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNIT) A figura é uma representação das etapas do clássico experimento realizado por Pasteur no século XIX.
Uma análise do experimento e suas repercussões na ciência permitem afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
As ruas de calçamento irregular feito com pedras pé de moleque e o casario colonial do centro histórico de Paraty, município ao sul do estado do Rio de Janeiro, foram palco de uma polêmica encerrada há pouco mais de dez anos: o nome da cidade deveria ser escrito com “y” ou com “i”?
Tudo começou após mudanças nas regras ortográficas da língua portuguesa no Brasil terem determinado a substituição do “y” por “i” em palavras como “Paraty”, que então passou a figurar nos mapas como “Parati”. Revoltados com a alteração, os paratienses se mobilizaram para que o “y” retornasse ao seu devido lugar na grafia do nome da cidade, o que só ocorreu depois da aprovação de uma lei pela Câmara de Vereadores, em 2007.
No caso de “Paraty”, uma das argumentações em favor do uso do “y” teve por base a origem indígena da palavra. “Foi percebido que existem várias tonalidades para a pronúncia do ‘i’ para os indígenas. E cada uma delas tem um significado diferente. O ‘y’ é mais próximo à pronúncia que eles usavam para significar algo no território. É como se fosse ‘Paratii’, que significa água que corre. Aí o linguista achou por bem utilizar o ‘y’ para representar essa pronúncia, o ‘i’ longo, o ‘i’ dobrado”, esclarece uma técnica da coordenação de cartografia do IBGE.
BENEDICTO, M.; LOSCHI, M. Nomes geográficos. Retratos: a revista do IBGE, fev. 2019.
A resolução da polêmica, com a permanência da grafia da palavra “Paraty”, revela que a normatização da língua portuguesa foi desconsiderada por