(UNIT)
A figura representa a variação de temperatura T de uma substância de massa 20,0g, inicialmente no estado sólido, em função do calor recebido Q.
O gráfico de T x Q permite afirmar que o calor latente de fusão, em cal/g, é igual a
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(FGV-RJ) Navegamos pelo espaço de quatro dias, até que, a dez de novembro, encontramos a barra de um grande rio chamado de Guanabara, pelos nativos (devido à sua semelhança com um lago) e de Rio de Janeiro pelos primeiros descobridores do local. [...] o Senhor de Villegagnon, para se garantir contra possíveis ataques selvagens, que se ofendem com extrema facilidade, e também contra os portugueses, se estes alguma vez quisessem aparecer por ali, fortificou o lugar da melhor maneira que pôde. Os víveres eram-nos fornecidos pelos selvagens e constituídos dos alimentos do país, a saber, peixes e veação diversa, constante de carne de animais selvagens (pois eles, diferentemente de nós, não criam gado), além de farinha feita de raízes [...] Pão e vinho não havia. Em troca destes víveres, recebiam de nós alguns objetos de pequeno valor, como facas, podões e anzóis.
THEVET, André. As singularidades da França Antártica. Belo Horizonte/São Paulo, Itatia/Edusp. 1978, p. 93-94.
O frei franciscano André Thevet esteve em terras brasileiras entre 1555 e 1556, junto com outros franceses comandados por Nicolas de Villegagnon. A leitura do trecho do relato dessa expedição permite
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(FACULDADE) A alta demanda metabólica de muitos animais necessita de grandes quantidades de trocas de O2 e CO2. Pigmentos respiratórios presentes no sangue facilitam essas trocas por meio de interações com esses gases e um sistema circulatório, potencializando sua distribuição.
Em relação a esse mecanismo, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança. Que fique claro: os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado. Anteriormente o problema era dividido em cinco categorias, entre elas a síndrome de Asperger. Hoje, ele tem uma única classificação, com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de transtorno do espectro do autismo. [...] Na forma qualificada como de baixa funcionalidade, a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental. O quadro provavelmente vai exigir tratamento pela vida toda. Na média funcionalidade, o paciente tem dificuldade de se comunicar e repete comportamentos. Já na alta funcionalidade, esses mesmos prejuízos são mais leves, e os portadores conseguem estudar, trabalhar e constituir uma família com menos empecilhos. Há ainda uma categoria denominada savant. Ela é marcada por déficits psicológicos, só que com uma memória fora do comum, além de talentos específicos. O autismo não possui causas totalmente conhecidas, porém há evidências de que haja predisposição genética para ele. Outros reportam o suposto papel de infecções durante a gravidez e mesmo fatores ambientais, como poluição, no desenvolvimento do distúrbio. TENORIO, Goretti; PINHEIRO, Chloé. O que é autismo, das causas aos sinais e o tratamento.
Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/o-que-e-autismo-das-causas-aos-sinais-e-o-tratamento/.
Acesso em: 20 jun. 2019.
Os parágrafos quatro e cinco se resumem em apontar
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
- Professor, leia e analise com os alunos o texto a seguir.
[...] Acordar e não saber o que vai acontecer, não organizar a própria agenda, dar como desculpa ao colega de trabalho a falta de tempo por não ter visto o e-mail de dois dias atrás, pedir resultados expressivos em pequenos prazos, não ter paciência quando alguém diz “deixa eu me organizar”, ter a impressão de não produzir, mesmo quando fez hora extra, perceber que no fim do mês você gastou mais que poderia ou deveria. Se qualquer umas destas opções se encaixar na sua vida (pessoal ou profissional), será fácil identificar que estarás com “imediatabilidade”, ou seja, cultura do imediatismo.
Infelizmente o hoje e o agora estão se tornando dores de cabeça na vida das pessoas, essa vontade de querer que tudo tenha um resultado (principalmente positivo) sem ter nenhum tempo para amadurecimento das ações, faz com que nós, seres humanos, deixemos de construir futuros melhores. O “deixa a vida me levar” do cantor e compositor Zeca Pagodinho, nos tempos atuais, se tornou um mantra para alguns que não conseguem direcionar seu modelo de vida e não conseguem, por vezes, pensar no amanhã mais consciente de acordo com aquilo que se deseja. Isso é preocupante!
A cada dia que passa, queremos ser melhores sem no mínimo entender como faremos para chegar a esses objetivos. Obviamente que toda essa concepção advém de pontos importantes: novos modelos de vida (preciso ter e não ser), mudanças na tecnologia que aceleram informações e trazem todos os dias algo que antes nunca existiu e a ideia de que o futuro é o agora, dão uma ideia de encurtamento do presente com o futuro. Contudo, há de se convir que viver somente nesta frenética vida de rápidos reflexos pode ser prejudicial à saúde pessoal e do seu próprio negócio. Planejar é necessário. As perspectivas devem ser calculadas, os projetos medidos e os problemas e percalços no futuro devem ser previstos. E não precisa ser o “supermetódico” para entender tal importância, mas é necessário primeiramente aprender a necessidade de se planejar, organizar e se preparar para o futuro (ou o agora), tornar-se realmente desejável para algo que você queria que seja realizado. [...]
Disponível em: <http://www.jaenoticia.com.br/blog/418/0-imediatismo-e-sua-vontade-de-estragar-todos-nossos-planos>. Acesso em: 6 fev. 2017. (Fragmento)
Solicite aos alunos que respondam às perguntas e registrem as respostas.
- Associada ao hedonismo na atualidade, qual tendência de ação o texto apresenta?
- Qual a principal consequência da tendência de ação apresentada no texto?
- No texto, associado ao consumismo, qual o modelo de vida orienta esta tendência de ação na atualidade? Solicite aos alunos que redijam um comentário sobre este modelo de vida. (mínimo de 5 linhas)
- Quais as ações para reversão dos prejuízos do imediatismo o texto apresenta?
Solicite aos alunos que:
- apresentem dois exemplos de situações, um de longo prazo e o outro de médio prazo, nos quais planejar, organizar e preparar são ações necessárias;
- elaborem um texto associando o imediatismo com a imagem ao lado. (mínimo de 10 linhas).
Obs. A imagem sugere uma pessoa prisioneira das compras, do consumismo. Relacione o imediatismo com a situação.
Disponível em: <https://consumidorcidadao.files.wordpress.com/2016/10/prisioneiro.jpg>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Por vezes contida na casa-grande, por vezes espacialmente separada, a capela era peça essencial desse universo. Nos domingos e feriados suas fileiras de cadeiras, usualmente de madeira, não davam conta de acolher a movimentação da família extensa do senhor, dos lavradores vizinhos e dos moradores que gravitavam em torno do engenho. Também os cativos eram convocados a participar das celebrações religiosas, e batizavam-se muitos deles ritualmente na chegada, quando isso já não houvesse ocorrido na África.
SCHWARCZ, L. M; STARLING, H. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. VOT2020.
A religião católica foi parte fundamental no processo de colonização do Brasil e na formação da mentalidade do seu povo. O texto acima revela a importância da Capela como fator de