(FITS)
O paracetamol, cuja fórmula estrutural é apresentada, está entre os fármacos mais consumidos no mundo sob as denominações de Tylenol, Resprin, Cibalena, dentre outros. Também conhecido como acetaminofeno, possui efeitos, analgésico e antipirético, idênticos aos da aspirina, apresentando a vantagem de não agredir a mucosa gastrointestinal. Com relação a esse composto, pode-se afirmar que ele apresenta
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
A relação simbiótica entre plantas e certos microrganismos têm sido explorada pela agricultura para aumentar a produtividade. Um exemplo conhecido são as micorrizos, fungos associados a raízes de plantas que as ajudam a absorver nutrientes do solo. Recentemente, pesquisadores conseguiram inocular, em tomateiros, fungos simbiontes de plantas que crescem naturalmente em áreas próximas a fontes de águas quentes e que resistem a temperaturas em tono de 65 °C.
Scientific American Brazil, n. 97, jun. 2010 (adaptado).
A vantagem da inoculação desses fungos nos tomateiros deve-se a possibilidade de aumentar a produtividade, pois:
- Geografia | 6.1 Agricultura
No século XIX, para alimentar um habitante urbano, eram necessárias cerca de 60 pessoas trabalhando no campo. Essa proporção foi se modificando ao longo destes dois séculos. Em certos países, hoje, há um habitante rural para cada dez urbanos.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: EDIJSP, 2008.
O autor expõe uma tendência de aumento de produtividade agrícola por trabalhador rural, na qual menos pessoas produzem mais alimentos, que pode ser explicada
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(PUCPR) Genes bailarinos
Equipe do Incor reduz de 2 mil para 80 os fragmentos de DNA candidatos a explicar a origem da hipertensão
Recebemos como carga genética os mecanismos controladores da pressão, eles fazem a síntese dos mecanismos pressores e depressores. Essa carga pode facilitar a produção de substâncias pressoras ou formar menos substâncias hipotensoras. Essa predisposição, entretanto, não basta. Para o problema eclodir, há que se ter o concurso decisivo do meio ambiente, que está o tempo todo suscitando regulação da pressão arterial. E esse meio ambiente é o sal, a inatividade, a obesidade, o estresse, todas essas coisas que, de uma forma ou de outra, mexem com o sistema de regulação. Alguém com um sistema de regulação muito bom pode ser submetido a todas as pressões ambientais e seguir com a pressão normal. Mas outro, com um sistema muito ruim, pode ficar sem comer um grama de sal, deitado numa rede, e vai ficar hipertenso. É esse “o estado da arte atual” sobre a hipertensão essencial ou primária. Sabe-se dessa “combinação do terreno com o meio ambiente” e não se sabe “mexer no terreno” preventivamente, mas é o que se quer conseguir. Se os genes envolvidos na hipertensão forem identificados, se for possível saber a carga genética de cada um e, com base nisso, trabalhar com aconselhamento genético, talvez a hipertensão essencial que atinge 50% dos adultos acima de 60 anos se torne uma epidemia do passado.
Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9642&revista_caderno=15.
Acesso em: 9 fev. de 2016.
A identificação dos fragmentos de DNA possibilitará uma proposta de intervenção, uma vez que:
- Filosofia | 5. Contemporânea
(PUC-RJ) A preocupação sobre o futuro da natureza e a ação da civilização tecnológica apresenta-se como traços constitutivos do pensamento de Hans Jonas. Neste sentido, o princípio responsabilidade pretende superar as éticas tradicionais, as quais o autor chama de “éticas da similitude”. A respeito da reflexão ética de Hans Jonas, assinale a alternativa INCORRETA.
- Física | A. Leis de Newton
(IFSP) Sobre as propriedades da matéria, correlacione as colunas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.