(UNIT)
Um gerador elétrico, de f.e.m. de 300V e resistência interna 4Ω, é ligado por um fio, de resistência 6Ω, a um receptor elétrico, com f.c.e.m. de 100V e resistência interna 15Ω. Com base nessa informação, a intensidade da corrente elétrica, em ampères, que percorre o circuito é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Conjunção
Leia o fragmento a seguir.
[...] Toda vez que uma música é escolhida, cria-se uma “fila” com a sequência eleita pelos frequentadores. É possível ver todas as músicas pedidas no local e a posição da canção selecionada. Mas para evitar que alguém que não esteja no lugar decida sobre o som ambiente, só é possível escolher num raio de 300 metros.
KAMANCHEK,. Amanda. Caixinha de música, GALILEU, mar. 2014, p. 21. (Fragmento)
O conectivo Mas no texto acima sinaliza a seguinte relação de sentido no enunciado
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CPI)
Biblioteca Goiandira Ayres de Couto
Disponível em: http://www.scg.goias.gov.br. Acesso em: 28 jul. 2010.
O exemplo de gênero textual citado é largamente utilizado em bibliotecas. Suas características o definem como pertencente ao gênero:
- Literatura | 5.2 Modernismo
(ENEM 2014 2ª APLICAÇÃO)
Mãos dadas
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.
Não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.
Não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os
homens presentes,
a vida presente.
ANDRADE, C. D. Sentimento do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012
Escrito em 1940, o poema Mãos dadas revela um eu lírico marcado pelo contexto de opressão política no Brasil e da Segunda Guerra Mundial.
Em face dessa realidade, o eu lírico
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UNEB) Em média, os seres humanos respiram automaticamente 12 vezes por minuto e esse ciclo, em conjunto com os batimentos cardíacos, é um dos dois ritmos biológicos vitais. O cérebro ajusta a cadência da respiração às necessidades do corpo sem nenhum esforço consciente. Mas o ser humano tem a capacidade de deliberadamente prender a respiração por curtos períodos. Essa capacidade é valiosa quando se precisa evitar que água ou poeira invadam os pulmões, estabilizar o tórax antes do esforço muscular e aumentar o fôlego quando necessário para se falar sem pausas. Muito antes que a falta de oxigênio ou excesso de dióxido de carbono possa danificar o cérebro, algum mecanismo, aparentemente, leva ao ponto de ruptura, além do qual se precisa desesperadamente de ar.
Uma explicação lógica hipotética para o ponto de ruptura é que sensores especiais do corpo analisam alterações fisiológicas associadas ao inspirar e expirar antes que o cérebro apague. O ponto de ruptura é o momento exato em que uma pessoa em apneia precisa desesperadamente de ar. O treinamento da apneia pode ampliá-la, assim como a meditação, que inunda o corpo com oxigênio, eliminando o dióxido de carbono, CO2.
(Maurício Parkes. 2013. p. 22-27).
A habilidade da hemoglobina presente no sangue para captar ou liberar oxigênio, O2(g) depende da sua pressão parcial (pO2) no ambiente. O gráfico representa a variação dessa pressão parcial sanguíneo em relação ao grau de saturação de oxigênio ligado à hemoglobina. Com base nessas informações, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa
A incapacidade de ser verdadeiro
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem a sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
- Não há o que fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. O sorvete e outras histórias. São Paulo: Ática, 1993)
O período “Desta vez Paulo não só ficou sem a sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias” foi corretamente parafraseado em: