As larvas do inseto do bicho-da-farinha (Tenebrio molitor) conseguem se alimentar de isopor descartado (poliestireno expandido), transformando-o em dióxido de carbono e outros componentes. Dessa forma, essas larvas contribuem para a redução dos impactos negativos causados pelo acúmulo de isopor no ambiente.A redução dos impactos causados pelo acúmulo de isopor é resultante de qual processo desempenhado pelas larvas do bicho-da-farinha?
Questões relacionadas
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UNIT) As doenças do prião ou as encefalopatias espongiformes transmissíveis (EET) são uma família de doenças neurodegenerativas progressivas raras que afetam seres humanos e animais. Eles são distinguidos por longos períodos de incubação, encefalopatias, alterações características associadas à perda neuronal, e por uma falha para induzir a resposta inflamatória. Os agentes causadores de EET são acreditados para ser prions. O termo “priões” refere-se a agentes patogênicos anormais que são transmissíveis e são capazes de induzir a dobragem anormal de proteínas celulares normais específicas denominadas proteínas priões que são encontradas mais abundantemente no cérebro. As funções dessas proteínas priões normais ainda não são completamente compreendidas. A dobragem anormal das proteínas priões leva a danos cerebrais característicos e a sinais e sintomas da doença. As doenças do prião são geralmente rapidamente progressivas e sempre fatais.
(AS DOENÇAS do prião..., 2015)
A condição para manifestação dos priões depende:
- Química | 2.3 Termoquímica
Uma nova marca de gás para fogão lançou, no mercado, um botijão com 13kg de hidrocarbonetos, sendo 55% em massa de butano (C4H10) e 45% em massa de propano (C3H8).
Desprezando possíveis perdas, qual o calor liberado no consumo de todo o conteúdo do recipiente?
Dados: C = 12 g/mol; H = 1 g/mol;
- Química | A. Modelos Atômicos
(UFG) Os modelos atômicos são elaborados no intuito de explicar a constituição da matéria e têm evoluído ao longo do desenvolvimento da ciência, desde o modelo filosófico dos gregos, passando pelos modelos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, até o modelo atual. O modelo mais recente caracteriza-se pela
- Física
Duas cargas +q estão fixas sobre uma barra isolante e distam entre si uma distância 2d. Uma outra barra isolante é fixada perpendicularmente à primeira no ponto médio entre essas duas cargas. O sistema é colocado de modo que esta última haste fica apontada para cima. Uma terceira pequena esfera de massa m e carga +3q furada é atravessada pela haste vertical de maneira a poder deslizar sem atrito ao longo desta, como mostra a figura a seguir. A distância de equilíbrio da massa m ao longo do eixo vertical é z.
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UNIT) Quando vários corpos com diferentes temperaturas são colocados em contato, há uma tendência de as partículas transferirem e equalizarem as suas agitações. Com o passar do tempo todos os corpos irão adquirir uma única temperatura, denominada temperatura de equilíbrio térmico.
Considere uma mistura de 0,8 kg de água a 60°C com 1,2 kg de água a 20°C. Baseado nessas informações, a temperatura de equilíbrio atingida pela mistura é igual, em °C, a