(UEFS)
Em 1831, Michael Faraday (1791-1867), físico e químico inglês, descobriu a indução eletromagnética, ao verificar que toda vez que o fluxo magnético através de um circuito variava, surgia, nesse circuito, uma força eletromotriz induzida. O gráfico mostra como o fluxo magnético varia com o tempo, em uma bobina, e, com isso, o valor absoluto da força eletromotriz máxima induzida na bobina, em volts, no intervalo de 1s a 2s, é igual a
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.
Um exemplo de reciclagem é a utilização de
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As crianças descobriram com a pesquisa que o tempo dedicado às brincadeiras passa mais rápido do que as outras atividades.
A) Por que as crianças têm a impressão que o tempo passa diferente conforme as atividades executadas?
- História | 6.01 Revolução Francesa
(UDESC) Entre 1789 e 1799, a França atravessou um período profundamente transformador conhecido por Revolução Francesa. Em relação às características desse processo revolucionário e seus desdobramentos, analise cada proposição e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) A França foi inovadora, pois não havia notícias de uma Revolução de Caráter Burguês e Liberal na Europa do século XVIII.
( ) Durante os dez anos do processo revolucionário, houve uma série de acordos que garantiram uma transição tranquila e pacífica da Monarquia Absolutista para a República Federativa.
( ) A Revolução Francesa pode ser subdividida em quatro momentos: a Assembleia Constituinte, a Assembleia Legislativa, a Convenção e o Diretório.
( ) A Revolução Francesa disseminou nova concepção política e organizacional do Estado; suas ideias influenciaram a disseminação de guerras e conflitos e seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade passaram a ser buscados por quase todas as nações do mundo contemporâneo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
- História | 2.3 Segundo Reinado
Nas décadas de 1860 e 1870, as escolas criadas ou recriadas, em geral, previam a presença de meninas, mas se atrapalhavam na hora de colocar a ideia em prática. Na província do Rio de Janeiro, várias tentativas foram feitas e todas malsucedidas: colocar rapazes e moças em dias alternados e, em 1874, em prédios separados. Para complicar, na Assembleia, um grupo de deputados se manifestava contrário ao desperdício de verbas para uma instituição “desnecessária”, e a sociedade reagia contra a ideia de coeducação.
VILLELA, H. O. S. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Org.).500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 (adaptado).As dificuldades retratadas estavam associadas ao seguinte aspecto daquele contexto histórico: - Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
A terapia fotodinâmica é um tratamento que utiliza luz para cura de câncer através da excitação de moléculas medicamentosas, que promovem a desestruturação das células tumorais. Para a eficácia do tratamento, é necessária a iluminação na região do tecido a ser tratado. Em geral, as moléculas medicamentosas absorvem as frequências mais altas. Por isso, as intervenções cutâneas são limitadas pela penetração da luz visível, conforme a figura:
A profundidade de até 2 mm em que o tratamento cutâneo é eficiente se justifica porque a luz de