A imagem a seguir retrata um atleta participando de uma competição de argolas, modalidade olímpica que alia força e equilíbrio. Na fotografia, é possível observar o desafio à atração gravitacional.
Admitindo que, no instante representado, as cordas estejam na vertical, o que garante a perfeita simetria do corpo do atleta em relação às argolas?
Questões relacionadas
- Sociologia - Fundamental | 4. Estratificação e Desigualdade Social
O índice GINI mede a desigualdade social no interior de uma sociedade, quanto mais próximo de 1 mais desigual é o país. Analisando a evolução do GINI dos países selecionados nos gráficos, é possível constatar que os latino-americanos se destacam por
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Seguiam-se vinte criados custosamente vestidos e montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava o Embaixador do Rei do Congo magnificamente ornado de seda azul para anunciar ao Senado que a vinda do Rei estava destinada para o dia dezesseis. Em resposta obteve repetidas vivas do povo que concorreu alegre e admirado de tanta grandeza.
Coroação do Rei do Congo em Santo Amaro, Bahia apud DEL PRIORE, M. Festas e utopias no Brasil colonial. In: CATELLI JR., R.
Um olhar sobre as festas populares brasileiras. São Paulo: Brasiliense, 1994 (adaptado).
Originária dos tempos coloniais, a festa da Coroação do Rei do Congo evidencia um processo de
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Um pintor dispõe de 35 litros de tinta vermelha e de 30 litros de tinta branca. Ele deseja misturar essas tintas na proporção de 5 litros de tinta vermelha para cada 3 litros de tinta branca para obter um tom de tinta mais claro. Para obter o maior volume possível de tinta misturada, ele deverá utilizar toda a tinta disponível de uma das cores e sobrará uma certa quantidade de tinta da outra cor.
Quantos litros de tinta sobrarão sem serem misturados?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
exto base: Leia os fragmentos abaixo e as afirmativas a respeito deles. O inimigo é a grande justificativa do terror; o Estado totalitário não pode viver sem inimigos. Se lhe faltam, ele os inventará. Uma vez identificados não contarão com nenhuma piedade. TODOROV, Tzvetan. O homem desenraizado. Rio de Janeiro: Record, 1999. p. 36. Como somos judeus, emigramos para a Holanda em 1933 [...] O resto da família, no entanto, sofreu em cheio o impacto das leis antissemitas de Hitler, e a vida se encheu de angústias. [...] Surgiram decretos antissemitas, uns após outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham que entregar as bicicletas, os judeus não podiam andar de bonde, os judeus ficavam proibidos de dirigir automóveis. Os judeus só podiam fazer compras das três às cinco horas e só em lojas que tivessem placa dizendo “casa israelita”. FRANK, Anne. Diário de uma jovem. São Paulo: Mérito, p. 14.
Enunciado:
I. Os regimes totalitários precisam de “inimigos” porque esta é uma forma de justificar os métodos de perseguição e terror e “culpar” alguém ou um grupo pelos problemas do país.
II. Os principais inimigos internos “escolhidos” por Hitler, na Alemanha, foram os judeus e os comunistas.
III. O “Diário de Anne Frank” é um testemunho da perseguição nazista sobre os judeus, apontados como um dos “inimigos” da Alemanha.
São corretas as afirmativas:
- Química | 1.7 Gases
Quando dois reagentes são adicionados em um reator ocorre a formação de um produto gasoso. Considerando-se que o processo ocorra na proporção de 1:1, o volume ocupado por 10 mols do produto formado a 100 ºC e 3 atm será, aproximadamente, igual a:
Dado: R = 0,082 atm . L . mol-1 . K-1