(UNIC) Os ímãs são corpos que apresentam a propriedade de atrair o ferro e alguns outros metais e, por isso, são denominados de materiais ferromagnéticos. Com base nos conhecimentos sobre o Eletromagnetismo, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física | B. Força Magnética
(FACULDADE GUANAMBI) É conhecida a influência que o campo magnético terrestre exerce sobre todos os organismos vivos (humanos, animais e vegetais), estando o desenvolvimento da vida indissoluvelmente ligado às radiações magnéticas. Com base nos conhecimentos sobre o Eletromagnetismo, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Um fio longo e reto, percorrido por uma corrente elétrica constante, gera um campo magnético de intensidade B a uma distância de 15,0cm e um campo magnético de intensidade 3B a uma distância de 5,0cm.
( ) Se, no interior de um solenoide, for colocado um núcleo de ferro, o campo magnético se torna mais fraco.
( ) A força de origem magnética que dois fios retilíneos exercem um sobre o outro é atrativa e proporcional à intensidade da corrente que os percorre.
( ) Uma bobina chata constituída de 10 espiras circulares de raio igual a 20,0cm e percorrida por uma corrente de apresenta, em seu centro, um campo magnético de intensidade igual a 20μT, sendo a permeabilidade magnética do meio, μ0 , igual a 4π.10-7T.m/A.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Texto base: Leia o texto. Irmãos na vida e na morte
Fundadas na fé religiosa e provendo apoio espiritual e material a seus associados, as irmandades foram a mais viva expressão social das Minas Gerais do século XVIII
A visão das incontáveis igrejas que hoje adornam e embelezam a paisagem de Minas Gerais leva em geral à suposição de que no passado a presença da Igreja Católica tenha se feito sentir, ali, de maneira inequívoca. Mas não foi bem assim. Na verdade, a religiosidade em Minas Gerais no tempo da Colônia precedeu as intervenções do Estado e da Igreja, do ponto de vista institucional. Era uma religiosidade fundada e desenvolvida a partir da vontade de leigos e de instituições laicas.[...] Ao contrário do que aconteceu no litoral da Colônia e em outras partes das vastas conquistas ultramarinas portuguesas, em Minas não se construíram mosteiros e conventos durante todo o século XVIII. Mesmo após ter sido criado, em 1745, o primeiro bispado, na então capitania de Minas Gerais, a presença e a ação da Igreja Católica manteve papel secundário e suplementar em relação às iniciativas dos devotos leigos. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/irmaos-na-vida-e-na-morte.> Acesso em: 14 abr. 2015.
Enunciado:
De acordo com o trecho, conclui-se que,
- Língua Espanhola | 2. Gramática
Ciudad de Dios
[1] Ciudad de Dios resulta un fresco social, un film de iniciación
y también un film apocalíptico. La durísima realidad de las favelas y los
barrios más carenciados de Brasil ha sido llevada al cine en varias
[4] ocasiones, tal vez la más célebre haya sido Orfeo Negro, en clave
Romántica. Algo de ese romantismo subsiste bajo la cruda violencia
de Ciudad de Dios, que relata la trayectoria de varios chicos habitantes
[7] del barrio llamado así ¿paradójica, irónicamente? e situado nas últimas
afueras de Río de Janeiro. En este caso no se trata de estrechas calles
Colgadas de los morros sino de una urbanización construída en los años
[10] '60 con el propósito de albergar familias sin vivienda, y que en poco
tiempo devino ciudad marginal regida por sus propias leyes e
impenetrável a quienes no fueren sus residentes. Los chicos de Ciudad
[13] de Dios juegan al fútbol como todos los chicos brasileños, pero el
tiempo les enseñará que es muy difícil transitar cualquier camino que
no pase por el delito: la película nos muestra a través de dos décadas por
[16] Qué muchos eligen el tráfico de droga, el robo y el asesinato mientras
unos poços intentan alejarse de ese mundo cerrado.
Narrado en primera persona desde el punto de vista de
[19] Buscapé, uno de los jóvenes habitantes del barrio, el film tiene la
Estructura de un relato enmarcado: las imágenes iniciales, en un montaje
agilísimo de impresionantes tomas de muerte y cacería en la Ciudad de
[22] Dios anuncian el nivel de barbarie de lo que vendrá. Sigue con la
Prehistoria del Barrio en los '60 y la creciente criminalidad de los niños
comandados por un precoz muchachito, quien en los '70 se ha
[25] Transformado en el jefe de una banda. Comparten el barrio con otra
Pandilla, en sorda convivencia competitiva. Paulatinamente, el crimen
se hace más implacable, el tráfico más pesado, los mafiosos son cada
[28] vez más jóvenes. Cuando uno de los jefes se enamora e intenta eludir
su destino trágico, colapsa una paz forzosa y frágil, y sobreviene una
ola de muertes sangrientas, infames, vengativas.
[31] El tratamiento de la imagen, de la violencia está en este caso
al servicio de la puesta en escena de la dura realidad de la marginación
en Latinoamérica. Lo que más impacta del film de Fernando Meirelles
[34] es el testimonio de toda una nueva generación familiarizada con el
crimen, de chicos que matan a la edad de empezar a leer, de bandas de
vocês que instalam um ola de terror e quedan como amos
[37] Despiadados de ESE Microcosmos. El protagonista vive su destino
permanentemente cruzado com o seu tamanho. Si éstos decidieron
disparar las armas, Buscapé eligió disparar una cámara de fotos, y si
[40] demuestra ser un inepto total para el crimen, su condición de oriundo de
la favela lo coloca en una posición inmejorable para registrar como
fotógrafo las luchas en esos barrios herméticos. Meirelles presenta una
[43] Sutil observación de los diferentes grupos, tratando a sus personajes
como tipologías representantes de un ámbito social.
Internet: <www.cineismo.com> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras lingüísticas del texto, juzgue lo ítem
Las construcciones "una sutil observación" (l.42-43) y "a sus personajes" (l.43) desempeñan en el texto la función de complementos directos.
- Geografia | 5.3 Urbanização
(UCS) Leia a letra da música Rodo Cotidiano, do grupo O Rappa a seguir.
Rodo Cotidiano
(Marcelo Falcão, Marcos Lobato, Marcelo Lobato)
Ô Ô Ô Ô Ô My Brother (4x)
A ideia lá comia solta
Subia a manga amarrotada social
No calor alumínio, não tinha caneta nem papel
E uma ideia fugia
Era o rodo cotidiano (2x)
O espaço é curto quase um curral
Na mochila amassada uma quentinha abafada
Meu troco é pouco, é quase nada (2x)
Ô Ô Ô Ô Ô My Brother (4x)
Não se anda por onde gosta
Mas por aqui não tem jeito, todo mundo se encosta
Ela some, ela no ralo de gente
Ela é linda mas não tem nome
É comum e é normal
Sou mais um no Brasil da Central
Da minhoca de metal que corta as ruas
Da minhoca de metal
Como um Concorde apressado cheio de força
Voa, voa pesado que o ar
E o avião, o avião, avião do trabalhador
Ô Ô Ô Ô Ô My Brother (6x)
Disponível em:html#ixzz3C5EtB8MS>.Acesso em: 01 set. 14. (Adaptado)
Assinale a alternativa que melhor explicita a relação com o espaço urbano.
- Química | A. Cálculos Químicos
(UNIME) Uma das formas de diminuir a incidência da anemia em crianças é a do enriquecimento da farinha de trigo com sulfato ferroso, FeSO4, destinada à fabricação do pão francês. Bastam 32,0mg desse sal por kg de farinha para que a deficiência de ferro seja sanada.
A partir dessa informação, é correto afirmar: