(UERN)
Convertendo energia solar em energia química, potencializada em moléculas orgânicas, a fotossíntese propicia a sustentabilidade da biosfera. A ilustração esquematiza aspectos básicos do processo inter-relacionando as suas etapas.
A análise do diagrama envolve a compreensão de que:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Texto base: A imagem a seguir é o logotipo do Museu Mineiro Militar.
Disponível em: <http://www.tjm.mg.gov.br/noticias-em-destaque/4080-antiga-sede-do-tjmmg-abriga-museu-dos-militares-mineiros>. Acesso em: 25 set. 2014. A partir do logotipo, Isabela construiu o seguinte esquema em uma folha quadriculada.
Enunciado:
De acordo com esse esquema a medida do ângulo é:
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas(PUC-PR) Rosto vermelho depois de beber pode sinalizar risco de câncer.Manifestação está ligada à deficiência enzimática no metabolismo do álcool. (...) Essa resposta do fluxo sanguíneo, que pode acompanhar náusea e batimentos cardíacos acelerados, é causada, principalmente, por uma deficiência herdada numa enzima chamada ALDH2, uma característica compartilhada por mais de um terço da população de famílias do leste asiático – japonês, chineses ou coreanos. Mesmo meia garrafa de cerveja já pode deflagrar a reação.
Adaptado de: http://q1.globo.com./Noticias?Ciencia/0,,MUL1057722-5603,00-ROSTO+VERMELHO+DEPOIS+DE+BEBER+PODE+SINALIZAR+RISCO+DE+CANCER.html.Acesso em: 17.04.2015.
Assinale a alternativa que NÂO caracteriza a ação das enzimas.
- Biologia | 05. Embriologia
Ingressão é o nome dado à migração de células da camada celular na superfície do embrião para sua parte interna. Esse tipo de movimento na gastrulação acontece na formação das células nervosas de drosófila. Sabe-se que nos insetos e na maioria dos artrópodes, o zigoto é classificado como uma célula-ovo do tipo
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir e responda a questão. A nova moda eletrizante A beleza, às vezes, exige sacrifícios. Tornar o mundo mais sustentável também. Agora, imagine os dois esforços reunidos num mesmo objeto: a roupa. É isso o que chama a atenção na coleção Captain Electric, cujas três peças – Stiff, Sticky e Itchy – armazenam a energia gerada pelos movimentos do corpo.
O recorrente dilema do mundo da moda entre beleza e conforto foi a inspiração para a criação. Por isso, a intenção dos modelos é apertar e remodelar o corpo, de modo que seja necessário fazer força para se movimentar e, consequentemente, gerar mais energia. Os criadores optaram por não disfarçar os geradores de eletricidade, mas integrá-los ao conjunto da obra, e garantem que ninguém vai levar um choque inesperado.
No caso da Captain Electric, a energia não tem lá uma utilidade muito significativa, apenas produz luzes sob o tecido e é capaz de ativar um MP3 player incorporado à própria peça. No máximo, uma galera animada que aderisse ao figurino poderia garantir a iluminação e o som da balada.
Mas está aí uma iniciativa que pode ser adaptada num futuro próximo. Já pensou se os geradores das roupas pudessem alimentar uma TV, um computador ou mesmo uma bicicleta elétrica?
Você se submeteria a esse sacrifício em nome da moda ou do meio ambiente? (fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planet/206188_post.shtml, acessada em 05/11/09)
Enunciado:
O texto da revista Superinteressante descreve a aliança entre o mundo da moda e a sustentabilidade. Unir universos tão distintos possibilitou:
- Química | 2.6 Eletroquímica
(FITS) Os amálgamas, que são ligas metálicas de Ag, Sn, Cu, Zn e Hg e as resinas poliméricas são materiais utilizados nas restaurações dentárias, pois são considerados bons materiais por não sofrerem corrosão pela saliva nem pelos alimentos ácidos. Entretanto, apresentam duas desvantagens: a cor e o efeito de dor causado quando a obturação metálica entra em contato com algum material de alumínio, como uma colher ou um pedaço de papel-alumínio. A dor é causada por uma corrente galvânica que pode chegar a 30
Al3+(aq) + 3e– ↔ Al(s) , E° = – 1,66 V Sn2+(aq) + 2e– ↔Sn(s), E° = – 0,14 V
2 H1+(aq) + 2e– ↔ H2(g), E° = 0,00 V
Hg2+(aq) + 2e– ↔ Hg(l), E° = + 0,80 V
Ag1+(aq) + 1e– ↔ Ag(l), E° = + 0,85 V
Conforme os potenciais-padrão de redução (Eº) de algumas semirreações apresentados e as informações do texto, é correto afirmar: