Asa branca
Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu,ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro,que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d’água perdi mei gado
Morreu de sede meu alazão
Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
[...]
GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Disponível em: www.luizluagonzaga.mus.br.
O bioma brasileiro retratado na canção é caracterizado principalmente por
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
(UEFS) Durante a etapa inicial da frenagem de um veículo, a desaceleração média deve ficar entre 1,0 e 3,0 m/s². Frenagens com valores superiores aos dessa faixa podem causar problemas aos ocupantes do veículo, que, se estiverem em pé ou sentados sem o cinto de segurança, podem ser arremessados ou perder o equilíbrio. (FUKUI, 2009, p. 80).
Nesse contexto e desprezando-se o tempo de reação do motorista, o tempo mínimo necessário para parar um veículo que se desloca com velocidade linear de 80,0 km/h, em uma frenagem brusca, sem causar danos aos ocupantes, é aproximadamente igual, em s, a
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
KOSUTH, J. One and Three Chairs. Museu Reina Sofia, Espanha, 1965.
Disponível em: www.museoreinasofia.es. Acesso em: 4 jun. 2018 (adaptado).
A obra de Joseph Kosuth data de 1965 e se constitui por uma fotografia de cadeira, uma cadeira exposta e um quadro com o verbete “Cadeira”. Trata-se de um exemplo de arte conceitual que revela o paradoxo entre verdade e imitação, já que a arte
- Física | 2.2 Dinâmica
(UERJ) Em um experimento, os blocos I e II de massas iguais a 10kg e a 6kg respectivamente, estão interligados por um fio ideal. Em um primeiro momento, uma força de intensidade F igual a 64N é aplicada no bloco I gerando no fio uma tração TA. Em seguida, uma força de mesma intensidade F é aplicada no bloco II produzindo a tração TB. Observe os esquemas:
Desconsiderando os atritos entre os blocos e a superfície S, a razão entre as trações corresponde a:
- Biologia | 14. Biotecnologia
(PEQUENO PRÍNCIPE) Observe o fragmento de texto a seguir: Pesquisador da UFAL desenvolve pesquisa sobre plantas no Agreste/Sertão
Objetivo da pesquisa é a manutenção da variedade genética dessas cactáceas
Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, estudam a propagação do mandacaru, xique-xique e da coroa-de-frade. Os estudos estão sendo realizados no Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas (CR-ad) da Universidade Federal de Alagoas (CRAD/UFAL).
De acordo com José Vieira Silva, professor de fisiologia de plantas, o principal objetivo da pesquisa é a manutenção da variedade genética dessas cactáceas. “Nosso trabalho visa à reprodução desses cactos em laboratório e, posteriormente, a sua propagação vegetativa e plantio para garantir a variabilidade genética das espécies no ambiente natural. Nos últimos anos, devido à grande seca, a ação de extrativismo dessas cactáceas tem sido muito grande, principalmente para uso na alimentação animal, ornamentação e no caso da coroa-de-frade, que é utilizada na culinária exótica. Como são plantas que crescem muito lentamente, diversas áreas tiveram essas populações de cactáceas praticamente dizimadas. Nesse sentido, estamos tentando reproduzi-las para formar um banco de matrizes e depois retorná-las para o plantio no ambiente natural”, explica. [...]
Disponível em: http://www.tribunahoje.com/noticia/177376/interior/2016/04/28/pesquisador-da-ufal-desenvolve-pesquisa-sobre-plantas-no-agresteserto.html. Acesso em: 05/05/2016.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A vantagem da reprodução vegetativa é que ela promove a variabilidade genética.
II. Na reprodução vegetativa, o descendente é geneticamente semelhante à planta mãe.
III. O estiolamento é um dos processos usados na reprodução vegetativa.
IV. A melhor estrutura para realizar a reprodução vegetativa é geralmente a caulinar.
Da análise das afirmativas, podemos dizer que:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a imagem a seguir.
a) Identifique qual atividade está sendo representada na imagem.
b) Analise a importância desta atividade para a organização sociedade europeia no período medieval.