Asa branca
Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu,ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro,que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d’água perdi mei gado
Morreu de sede meu alazão
Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
[...]
GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Disponível em: www.luizluagonzaga.mus.br.
O bioma brasileiro retratado na canção é caracterizado principalmente por
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: A seguir , você lerá uma charge que fala sobre a garantia dos direitos da criança. Disponível em https://suelendeazevedoadvogada.files.wordpress.com/2013/05/charge_maioridade_penal-1.jpg. Autor Latuff. Acesso em: 02 abr. 2015. Há uma grande discussão nos plenários sobre a maioridade. Um grupo defende que a maioridade deve ser aos 16 anos ; outro defende a preservação da maioridade aos 18 anos.
Enunciado:
1. De acordo com a nossa Constituição e fatos recentes sobre esse tema, uma criança pode ser encarcerada (presa)? Explique sua resposta.
2. O que o autor da charge quis dizer com essa afirmativa: “É mais fácil te encarcerar do que garantir teus direitos.”?
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Garcia tinha-se chegado ao cadáver, levantara o lenço e contemplara por alguns instantes as feições defuntas. Depois, como se a morte espiritualizasse tudo, inclinou-se e beijou-a na testa. Foi nesse momento que Fortunato chegou à porta. Estacou assombrado; não podia ser o beijo da amizade, podia ser o epílogo de um livro adúltero [...].
Entretanto, Garcia inclinou-se ainda para beijar outra vez o cadáver, mas então não pôde mais. O beijo rebentou em soluços, e os olhos não puderam conter as lágrimas, que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável desespero. Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranquilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa.
ASSIS, M. A causa secreta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 9 out. 2015.
No fragmento, o narrador adota um ponto de vista que acompanha a perspectiva de Fortunato. O que singulariza esse procedimento narrativo é o registro do(a)
- Física | A. Escalar
(UNIME) A velocidade de propagação de um impulso nervoso no corpo humano é, aproximadamente, 100 m/s.
Considerando-se que, por acidente, uma criança de 120,0 cm de altura bata seu dedão do pé em uma pedra que se encontra cravada no chão, conclui-se que a ordem de grandeza do tempo que o impulso nervoso leva para atingir o cérebro dessa criança é, em s, igual a
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Fotografia em preto e branco de músico da cultura lupa (norte de Angola) tocando uma kalimba ou lamelofone. INTERNATIONAL Library ofAfrican Music, Angola.
Disponível em: http://keywordsuggest.org. Acesso em: 18 ago. 2017.
TEXTO II
Manifestação carnavalesca registrada por Debret (1826): escravos vestidos como europeus, em cortejo musical, à época do Império. DEBRET, J.-B.
Disponível em: http://koyre.ehess.fr. Acesso em: 18 ago. 2017.
O instrumento feito de lâminas metálicas e cabaça é comum a manifestações musicais na África e no Brasil. Nos textos, apesar de figurarem em contextos geográficos separados pelo Oceano Atlântico e terem cerca de um século de distanciamento temporal, a semelhança do instrumento demonstra a
- Biologia
A figura abaixo mostra como o DNA de uma determinada planta foi modificado de maneira que ela se tornasse resistente a um herbicida.
Com relação à técnica utilizada, é correto afirmar que: