(UNICENTRO) Um elétron de energia cinética 2,0. 10-19J descreve uma órbita circular em um plano perpendicular a um campo magnético uniforme, com o raio da órbita igual a 25,0cm. Considerando a massa do elétron igual a 9,0.1031kg e o módulo de sua
carga igual a 1,6.10-19C, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física | D. Capacitores
(UFU) Um capacitor formado por duas placas planas e paralelas está ligado a uma bateria, que apresenta uma diferença de potencial igual a 100 V. A capacitância do capacitor é igual a 1 x 10-4 F e a distância inicial entre as suas placas é igual a 5 mm. Em seguida, a distância entre as placas do capacitor é aumentada para 15 mm, mantendo-se a diferença de potencial entre elas igual a 100 V.
Tendo por base essas informações, marque a alternativa que apresenta corretamente a quantidade de carga armazenada no capacitor nas duas situações descritas.
- História | 3.5 Nova
Sarney convocou “as brasileiras e os brasileiros” a colaborar na execução do plano e a travar uma guerra de vida ou morte contra a inflação. O governo parecia tornar realidade o sonho de um dia se ir dormir no Brasil e se acordar no dia seguinte na Suíça. O congelamento de preços teve um profundo eco na população, que não podia acompanhar os complicados meandros da economia e preferia acreditar nos atos de vontade de um dirigente visto agora como corajoso.
Fausto, Boris. História do Brasil; colaboração de Sérgio Fausto. – 14ª Edição atualizada e ampliada. Pág. 444. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. Texto adaptado. VOT2022
A implantação do Plano Cruzado no início de 1986 pretendia controlar a maior aflição do povo brasileiro, “o monstro da inflação”. No entanto, o plano também serviu como ferramenta política, visto que o Presidente
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UEFS) Um calorímetro com capacidade térmica de 5,0 cal/°C contém, no seu interior, 130,0g de um líquido à temperatura de 20,6°C. Para determinar o calor específico do líquido, foram introduzidos, no calorímetro, 100,0g de cobre aquecido a uma temperatura de 95,0°C. Considerando-se o calor específico do cobre como sendo 0,09 cal/g°C e sabendo-se que o equilíbrio térmico se estabeleceu a 35,0°C, o calor específico do líquido, em cal/g℃ é igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Grávida baleada em São Paulo durante assalto tem morte cerebral
A grávida de 25 anos que foi baleada na noite de terça-feira (8) durante um assalto no bairro Parque Munhoz, na zona sul de São Paulo, teve morte cerebral por volta das 15h desta quinta-feira (10). A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde da prefeitura.
CRIME
Daniela foi baleada logo após descer de um Ford Fiesta na frente do condomínio em que mora, na rua Osíris de Camargo. Ela foi abordada por dois criminosos em uma moto, que atiraram nela e fugiram sem levar nada. Testemunhas disseram que ela estava deitada abraçada com a bolsa quando foi socorrida.
O marido de Daniela viu o socorro da jovem pela janela do apartamento onde moram. “O tiro foi por pura maldade. Uma mulher no finalzinho da gravidez não oferecia aos bandidos nenhuma ameaça real”, disse Jaime Pimentel Júnior, delegado plantonista do 37o Distrito Policial, no Campo Limpo.
O porteiro de um condomínio próximo ao local onde o crime ocorreu, que pediu anonimato, disse ontem que as câmeras do residencial registraram parte da ação dos bandidos. “A polícia já pegou o material. Dá para ver os homens seguindo o carro dela em uma moto e, depois, um deles passa correndo”, disse ele.
Geraldo Morais, 45, presidente do Conselho de Segurança do Campo Limpo, diz que o bairro é calmo. Na semana passada, sete pessoas foram assassinadas no Campo Limpo, na primeira chacina do ano em São Paulo.
(Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1212910-gravida-baleada-em-sao-paulo-durante-assalto-tem-morte-cerebral.shtml>. Acesso em: 5 jan. 2013.)
No último parágrafo do texto, afirma-se que o bairro do Campo Limpo é calmo. Um fato contrastante com essa opinião se explicita em
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Texto I
Principiei a leitura de má vontade. E logo emperrei na história de um menino vadio que, dirigindo-se à escola, se retardava a conversar com os passarinhos e recebia deles opiniões sisudas e bons conselhos. Em seguida vinham outros irracionais, igualmente bem-intencionados e bem falantes. Havia a moscazinha que morava na parede de uma chaminé e voava à toa, desobedecendo às ordens maternas, e tanto voou que afinal caiu no fogo. Esses contos me intrigaram com o [livro] Barão de Macaúbas.Infelizmente um doutor, utilizando bichinhos, impunha-nos a linguagem dos doutores. — Queres tu brincar comigo? O passarinho, no galho, respondia com preceito e moral, e a mosca usava adjetivos colhidos no dicionário. A figura do barão manchava o frontispício do livro, e a gente percebia que era dele o pedantismo atribuído à mosca e ao passarinho. Ridículo um indivíduo hirsuto e grave, doutor e barão, pipilar conselhos, zumbir admoestações.
RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1986 (adaptado).
Texto II
Dado que a literatura, como a vida, ensina na medida em que atua com toda sua gama, é artificial querer que ela funcione como os manuais de virtude e boa conduta. E a sociedade não pode senão escolher o que em cada momento lhe parece adaptado aos seus fins, enfrentando ainda assim os mais curiosos paradoxos, pois mesmo as obras consideradas indispensáveis para a formação do moço trazem frequentemente o que as convenções desejariam banir. Aliás, essa espécie de inevitável contrabando é um dos meios por que o jovem entra em contato com realidades que se tenciona escamotear-lhe.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Duas Cidades. São Paulo: Ed. 34, 2002 (adaptado).
Os dois textos acima, com enfoques diferentes, abordam um mesmo problema, que se refere, simultaneamente, ao campo literário e ao social. Considerando-se a relação entre os dois textos, verifica-se que eles têm em comum o fato de que: