(FACULDADE GUANAMBI)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Texto base: A questão baseia-se no conto a seguir. Fizesse bom ou mau tempo, o mendigo sentava-se às 7 da manhã no terceiro degrau da escada da igreja e ali ficava até as 12. Era tão pontual que os transeuntes, querendo saber as horas, não olhavam para o relógio da torre; olhavam para ele. Cada quarto de hora estampava-se em suas mãos, e a cada 30 minutos as rugas de seu rosto indicavam a medida do tempo. O tempo na rua. Carlos Drummond de Andrade. In: Contos plausíveis.
Rio de Janeiro: José Olimpio, 1985. p. 138.
Enunciado:
A oração sem sujeito está em destaque na alternativa:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNIT) Francesco Redi não conseguia aceitar que vermes e larvas poderiam ser formados espontaneamente em animais mortos, o que, na época, era geralmente aceito. Ele achava que o processo requeria algum tipo de inseminação, e que a matéria putrefata servia apenas de ninho ou de alimento para as larvas. Redi realizou, então, seus famosos experimentos, mostrando que de fato os ovos encontrados em carne em decomposição haviam sido deixados no local por moscas. (RUMJANEK, 2009, p. 49).
Pode-se considerar como uma importante consequência dos experimentos clássicos realizados por Francesco Redi, a
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais.
(Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.)
No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Como a ideia de gênero está fundada nas diferenças biológicas entre os sexos, ela aponta para o caráter implicitamente relacional do feminino e do masculino. Assim, gênero é uma categoria relacional porque leva em conta o outro sexo, em presença ou ausência. Além disso, relaciona-se com outras categorias, pois não somos vistos(as) de acordo apenas com nosso sexo ou com o que a cultura fez dele, mas de uma maneira muito mais ampla: somos classificados(as) de acordo com nossa idade, raça, etnia, classe social, altura e peso corporal, habilidades motoras, entre muitas outras.
SOUSA, E. S.; ALTMANN, H. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cadernos Cedes. Ano XIX, nº 48, ago.1999.
Diante do exposto, é possível perceber que as diferenças entre sexo masculino e feminino se encontram em todos os campos de atividades. Atualmente, no campo da prática de atividades físicas, percebe-se: