(UECE) No que diz respeito às estruturas cerebrais e seus possíveis comprometimentos quando afetadas, relacione as colunas abaixo, numerando a coluna II de acordo com a I.
Coluna I |
| Coluna II |
1. Cerebelo |
| ( ) Memória |
2. Córtex |
| ( ) Equilíbrio |
3. Bulbo |
| ( ) Emoções |
4. Hipotálamo |
| ( ) Respiração |
A sequência correta, de cima para baixo, é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Não errar faz mal Algumas crianças não conseguem conviver com seus erros. Ficam tristes se dão um fora, recomeçam a lição do zero para não apagar o caderno. Esse perfeccionismo todo é uma porta para problemas psíquicos, como depressão, ansiedade e distúrbios alimentares. O alerta vem de uma revisão de 40 estudos de diferentes universidades feita pela York St. John University, na Inglaterra, e acende uma luz amarela. “O perfeccionismo é um comportamento aprendido e se impõe quando os pais são excessivamente exigentes consigo mesmos e com a aparência e o desempenho da criança no esporte, na escola, no grupo social”, explica a psicopedagoga Teresa Messeder Andion, de São Paulo. “A família tem que controlar o próprio rigor e ser flexível com as falhas infantis. Não se pode, por exemplo, elogiar o filho apenas pelas suas vitórias. Demonstre carinho e aprovação também pelos esforços para acertar”, diz ela. Lakatos, Suzana. “Nossos filhos”, Cláudia, out. 2015, p. 164.
Enunciado:
A fala “Demonstre carinho e aprovação também pelos esforços para acertar” (l. 10-11) é dirigida à família que educa crianças e tem a finalidade de:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UNIT) Ainda hoje observamos a coexistência entre as ideias de Darwin e a ideia aristotélica da ScalaNaturae. A ideia de progresso linear parece ser tão intuitiva que a simples luta para divulgação do novo paradigma divergente sobre a diversidade torna-se uma batalha que dura mais de cem anos. [...] A nova ideia sobre a diversidade amplia nosso entendimento sobre processos históricos que são mais complexos que processos teleológicos ou lineares. Melhor ainda, contribui de forma decisiva sobre o conhecimento que temos a respeito de nossa própria espécie. (LANDIM, 2009, p. 35).
Pode-se aceitar como concepções originais defendidas pelo darwinismo:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Para uma atividade realizada no laboratório de Matemática, um aluno precisa construir uma maquete de quadra de esportes da escola que tem 28 m de comprimento por 12 m de largura. A maquete deverá ser construída na escala de 1 : 250.
Que medidas de comprimento e largura, em cm, o aluno utilizará na construção da maquete?
- História | 2.2 Período Regencial
(UFPI) “[...] nasci e me criei no tempo da regência; e que neste tempo o Brasil vivia, por assim dizer, muito mais na praça pública do que mesmo no lar doméstico; ou, em outros termos, vivia em uma atmosfera tão essencialmente política que o menino [...] em casa muito depressa aprendia a falar liberdade e pátria [...], começava logo a ler e aprender a constituição política do império. Daqui resultava que não só o cidadão extremamente se interessava por tudo quanto dizia respeito à vida pública; mas que não se apresentava um motivo, por mais insignificante que fosse de regozijo nacional ou político, que imediatamente todos não se comovessem [...] e se tratasse de por na rua uma bonita alvorada. [...] eu vou dizer o que é que então se tinha por costume de chamar de alvorada. Quando se tratava [...] de regozijo geral por qualquer ato político ou público, apenas a noite começava a escurecer, toda a vila tratava logo de iluminar-se [...].”
REZENDE, Francisco de Paula Ferreira de. Minhas Recordações. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1987 (1887). p. 67-68. (Adaptado)
O texto acima se refere a um período da história brasileira no qual se:
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
Três pacientes recorreram a um laboratório de análises clínicas para fazer um hemograma, exame que registra informações sobre os componentes celulares do sangue. O paciente 1, bastante pálido, apresentava cansaço constante; o paciente 2 era portador do vírus HIV e apresentava baixa imunidade; o paciente 3 trazia relatos de sangramentos por causa ainda a ser investigada.
As fichas de registro, A, B e C, apresentam alguns resultados dos exames desses três pacientes.
Hemograma
Ficha
A
Valores
obtidos
Ficha
B
Valores
obtidos
Ficha
C
Valores
obtidos
Eritograma
Valores de referência
4,5 a 6,0 milhões de hemácias/mm3
5,7
4,95
2,5
Leucograma
Valores de referência 4 300 a 10 000 leucócitos/mm3
2 300
7 100
6 300
Contagem de plaquetas
Valores de referência 150 000 a 450 000/mm3
160 000
12 000
270 000
É correto afirmar que as fichas A, B e C correspondem, respectivamente, aos pacientes.