(UNIFACS) Considerando-se as informações sobre a eclosão de casos de microcefalia na Região Nordeste, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto
. Como é que é?
Um programa de televisão que vai ajudar você a descobrir curiosidades da ciência no dia a dia Você já se perguntou para que servem as reações químicas? E como uma planta bebe água? Sabe o que significa pH? Essas e muitas outras perguntas são respondidas no novo programa “Como É Que É?”, da MultiRio. A série acompanha as aventuras de um jovem chamado Tomás na busca por soluções para suas dúvidas sobre os fenômenos da natureza e da ciência. Junto com a sua mentora, Hermê, Tomás tenta entender acontecimentos que às vezes passam despercebidos. No primeiro episódio, ele derrama um pouco de água de fervura de repolho num pires com suco de limão. Mas o que ocorre em seguida? Ao tentar responder essa questão, o menino parte para a descoberta do que é pH, acidez, base e outros conceitos. Apesar de ter sido feito para alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, o programa é para todas as idades. Segundo o assessor de integração da MultiRio, Luiz Eduardo Ricon, os episódios têm o objetivo de ensinar ciência de uma maneira diferente. “Queremos mostrar que o pensamento científico e o gosto pela descoberta podem ser criados a partir de fatos do dia a dia”, explica. “É preciso derrubar a ideia de que o cientista é aquela pessoa que fica isolada dentro de um laboratório o dia todo. A ciência está em todo lugar!” Ficou com vontade de assistir? O programa é exibido toda quinta-feira, às 14h30, no canal Band Rio e no canal número 26 da televisão a cabo NET. [...] Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/como-e-que-e/. Acesso em: 17 maio 2015
- Identifique o gênero do texto lido, considerando que ele anuncia uma atração na televisão.
- Assinale o parágrafo que aponta o público previsto para a atração anunciada.
- Apresente as principais informações para quem quer assistir ao programa anunciado.
- Qual é o foco desse tipo de programa, isto é, com qual objetivo ele foi criado?
- Geografia | 8. Regionalização
(UFF)
A leitura do gráfico permite a identificação de conexões aéreas entre as macrorregiões brasileiras, bem como no interior das mesmas, observando-se as distintas intensidades dos fluxos de passageiros.
Em relação às conexões aéreas intrarregionais, destacam-se, pela maior e menor intensidade de fluxos, nessa ordem, as macrorregiões
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia um fragmento de uma reportagem.
08/10/2013
Brasil possui a 4ª maior população de ‘nativos digitais’ do mundo, diz ONU
[...] O Brasil é o país que possui a quarta maior população do mundo de “nativos digitais”, jovens que cresceram acompanhando de perto a expansão da internet e estão acostumados às muitas mudanças trazidas pela web. Os dados foram compilados pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), órgão da ONU, e divulgados nesta segunda-feira (7). É a primeira vez que a entidade faz esse tipo de mensuração, que consta na pesquisa “Medindo a Sociedade da Informação”. A UIT admite não haver consenso entre os critérios usados para caracterizar alguém como “nativo digital”, assim como os efeitos de ter nascido na era da informação. Segundo a metodologia criada pela entidade para mensurar esse grupo, são nativos os jovens entre 15 e 24 anos que já possuem experiência de conexão à internet de pelo menos cinco anos. O Brasil possui pouco mais de 20 milhões de “nativos digitais”, que formam um grupo apenas menor aos da China (75,2 milhões), Estados Unidos (41,3 milhões) e Índia (22,6 milhões). “Enquanto não existe consenso na literatura do impacto exato que as tecnologias da informação e comunicação têm sobre os jovens, há consenso geral que as mídias digitais estão mudando o jeito que eles aprendem, brincam, socializam e participam da vida civil”, escreve a UIT a respeito das transformações enfrentadas por esses jovens. Eles já são 5,2% da população mundial e chegam a 30% do total dos jovens. De acordo com o órgão da ONU, ainda são minoria mesmo entre os jovens devido ao baixo uso da internet em muitos países em desenvolvimento. No entanto, pondera a pesquisa, a própria expansão da internet é um fenômeno recente, visto que, até 2007, apenas 21% da população global estava on-line.[...] Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/10/brasil-possui-4-maior-populacao-de-nativos-digitais-do-mundo-diz-onu.html>. Acesso em: 19 mar. 2015. ( Fragmento)
Enunciado:
Segundo a metodologia criada pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), órgão da ONU, os “nativos digitais” são
- História
Nas afirmativas abaixo, assinale com a letra C as corretas e com a letra I as incorretas.
São entendidas como consequências econômicas e/ou políticas do ataque terrorista às Torres Gêmeas, ocorrido em 11 de setembro de 2001, nos EUA:
( ) A Guerra ao Terror, declarada por George W. Bush.
( ) A guerra contra o Iraque, com a justificativa de procura de armas de destruição em massa.
( ) A ofensiva dos EUA e países aliados ao Afeganistão e ao regime Talibã.
( ) O abalo e a perda de credibilidade da economia norte-americana que gerou crises como a de 2008.
A sequência CORRETA de respostas encontra-se na alternativa:
- Matemática - Fundamental | 9.1 Regra de Três Simples
Considere o fragmento de texto abaixo, sobre a visão humana, e responda. O cérebro demora em média 40 milésimos de segundo para interpretar e registrar cada nova imagem captada pelo olho. Isso é o tempo necessário para um beija-flor bater as asas cinco vezes.
[…] Disponível em: <http://veja.abril.com.br/050907/p_092.shtml>. Acesso em: 27 nov. 2014. Adaptado.
Considerando que a cada 40 milésimos de segundo o beija-flor terá batido as asas 5 vezes, a cada 80 milésimos, 10 vezes, e assim por diante, quanto tempo leva para ele bater suas asas uma única vez?