(UFF)
A leitura do gráfico permite a identificação de conexões aéreas entre as macrorregiões brasileiras, bem como no interior das mesmas, observando-se as distintas intensidades dos fluxos de passageiros.
Em relação às conexões aéreas intrarregionais, destacam-se, pela maior e menor intensidade de fluxos, nessa ordem, as macrorregiões
Questões relacionadas
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
(UEFS) A perestroika e a glasnost espalharam-se entre os povos do Leste europeu, ressentidos da dominação soviética e preocupados com as crescentes dificuldades econômicas. Durante 1989 e 1990, os europeus orientais demonstraram sua insatisfação com a liderança comunista e exigiram reformas democráticas.
(PERRY. 2002. p. 657)
O contexto histórico nos quais os termos perestroika e glasnost foram aplicados no texto diz respeito
- Geografia | 5.3 Urbanização
O processo urbano abordado pela charge é o de
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNIT)
31H(g) → 11H(g) + x
O trítio,
Uma análise dessas informações permite corretamente afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Pecados, vagância de pecados. Mas, a gente estava com Deus? Jagunço podia? Jagunço – criatura paga para crimes, impondo o sofrer no quieto arruado dos outros, matando e roupilhando. Que podia? Esmo disso, disso, queri, por pura toleima; que sensata resposta podia me assentar o Jõe, broreiro peludo do Riachão do Jequitinhonha? Que podia? A gente, nós, assim jagunços, se estava em permissão de fé para esperar de Deus perdão de proteção? Perguntei, quente. — "Uai? Nós vive... — foi o respondido que ele me deu.
ROSA, G. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001 (fragmento).
Guimarães Rosa destaca-se pela inovação da linguagem com marcas dos falares populares e regionais. Constrói seu vocabulário a partir de arcaísmos e da intervenção nos campos sintático-semânticos. Em Grande sertão: veredas, seu livro mais marcante, faz o enredo girar em torno de Riobaldo, que tece a história de sua vida e sua interlocução com o mundo-sertão.
No fragmento em referência, o narrador faz uso da linguagem para revelar;
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
A linha que dança
DEGAS, Edgar.Três estudos de uma dança,é parte da exposição Degas Drawings and Sketchbooks. Disponível em: <http://media.nj.com/entertainment_impact_arts/photo/9070346-large.jpg>.Acesso em: 23 mar. 2015.
Edgar Degas foi um pintor do início do século XX que permaneceu muito pelos bastidores de ensaios e treinos de apresentações de dança. Naquela oportunidade, ele registrou por meio de desenhos, os movimentos de alongamento e passos das bailarinas.
Materiais
- Lápis grafite e borracha
- Papel com gramatura pequena
- Imagens de pinturas e desenhos de Degas disponíveis em: <http://mestres.folha.com.br/pintores/19/>.
e <https://www.youtube.com/watch?v=En4ds6Pc8Us>.Acesso em: 20 abr. 2015.
Procedimentos
1.º Professor, apresente desenhos e pinturas de Degas aos alunos, contextualizando as obras. Os endereços citados cima são da biografia e um vídeo do youtube respectivamente.
2.º Como segunda sugestão de atividade, peça a alguns alunos da sala que posem a fim de que os demais alunos façam um desenho de observação deles, em movimentos que imitam a dança. Se você se preparar previamente, pode até providenciar alguns lenços e saias para que as performances fiquem mais sugestivas.
3.º Solicite que os alunos representem, por meio de desenhos, alguns movimentos e passos de dança. Não é necessário ter exigência de similaridade, o importante é o exercício do olhar sobre a anatomia do corpo e sua mobilidade.