Nas afirmativas abaixo, assinale com a letra C as corretas e com a letra I as incorretas.
São entendidas como consequências econômicas e/ou políticas do ataque terrorista às Torres Gêmeas, ocorrido em 11 de setembro de 2001, nos EUA:
( ) A Guerra ao Terror, declarada por George W. Bush.
( ) A guerra contra o Iraque, com a justificativa de procura de armas de destruição em massa.
( ) A ofensiva dos EUA e países aliados ao Afeganistão e ao regime Talibã.
( ) O abalo e a perda de credibilidade da economia norte-americana que gerou crises como a de 2008.
A sequência CORRETA de respostas encontra-se na alternativa:
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- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema. Vidência Eu vi uma velha, um velho e vi um menino.
E sobre as mãos e o colo da anciã
Eu vi a renda, a agulha, o bilro e a lã
Com que tecia as malhas do Destino. Eu vi uma velha, e vi um menino e um velho.
E o quase cego olhar desse ancião
Tentava achar em nosso coração
Vestígio ao menos de seu Evangelho. Eu vi um menino, um velho e vi uma velha.
E esse menino me arrastava a ela.
E a luz do velho se fechava em breus. Chama-se Tempo esse menino forte.
E a costureira, pois, chama-se Morte.
E o velho cego, então, chama-se Deus. Paulo César Pinheiro, Viola Morena.
Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1984, p. 33.
No último terceto, temos as palavras Tempo e Morte, com letras iniciais maiúsculas porque
- Química | 4. Química Ambiental
Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são substâncias formadas por moléculas que contêm átomos de carbono, flúor e cloro. Descobertos em 1930, eram considerados uma maravilha, pois substituíam, com grande eficiência, a amônia, utilizada em refrigeradores. A amônia é tóxica e tem odor desagradável, ao passo que os CFCs são inertes e não causam problemas aos seres humanos. Consequentemente, as fábricas de geladeiras rapidamente passaram a utilizar os CFCs. No entanto, em 1974, dois químicos — Mário Molina e Sherwood Rowland — descobriram que esses gases reagiam com o O3 da camada de ozônio, causando sérios problemas ambientais e aos seres vivos.
O que pode ser feito para evitar problemas ambientais devido à utilização dos clorofluorcarbonetos?
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Hachuras
A atividade vai tratar das diversas possibilidades da linha. De acordo com sua posição, a linha apresenta determinado comportamento e pode proporcionar diferentes tratamentos e efeitos no desenho.
Materiais
- Papel Kraft, tamanho grande, aproximadamente 2 m x 1,5 m – um para cada grupo
- Giz de cera – uma caixa para cada grupo
Procedimentos
1.º Usando as habilidades desenvolvidas no trabalho de corpo, os alunos, divididos em grupos (número de membros a critério do professor), vão dividir o papel Kraft seguindo este modelo:
2º Em cada quadrado, um aluno por vez deverá preencher, com apenas uma linha paralela à do modelo, até que o quadrado esteja completo. Os dois últimos quadrados são de preenchimento livre (linhas em qualquer direção).
3º O Kraft, por ser de grandes dimensões, exige uma precisão do traço e uma disciplina corpórea para a reprodução de linhas paralelas. Ao mesmo tempo em que os dois últimos quadrados de preenchimento livre, propõem uma liberdade ao traço.
4º Professor, discuta com os alunos o resultado. Certamente os dois últimos serão mais caóticos e mais escuros, evidenciando as diversas possibilidades do uso das direções da linha no tratamento de desenhos.
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(PUC-RS) “Vivi por 34 anos sob o jugo do chuveiro elétrico. Ah, lastimável invento! Já gastei mais de uma crônica amaldiçoando seus fabricantes; homens maus, que ganham a vida propagando a falácia da temperatura com pressão, quando bem sabemos que, na gélida realidade dos azulejos, ou a água sai abundante e fria, ou é um fiozinho minguado e escaldante, sob o qual nos encolhemos, cocuruto no Saara e os pés na Patagônia, sonhando com o dia em que, libertos das inúteis correntes (de elétrons), alcançaremos a terra prometida do aquecimento central.”
PRATA, Antonio. Felicidade sim. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/12078-felicidade-sim.shtml.
Folha de São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 2011.
Considere que a chave seletora (inverno/verão) de um chuveiro elétrico se mantenha inalterada. Optando por “água abundante e fria” em detrimento de “um fiozinho minguado e escaldante”, ou seja, aumentando a vazão de água no chuveiro elétrico, pode-se afirmar que a potência elétrica do chuveiro __________ e a diferença de potencial __________.
- História | 2.1 Primeiro Reinado
(UNICAMP) Para Portugal, não era interessante trazer para o Brasil imigrantes de estados possuidores de colônias, tais como França, Inglaterra, Holanda e Espanha. Abrir as portas da colônia e, depois, do recém-criado império do Brasil poderia significar um risco. Daí, a preferência por imigrantes dos estados alemães, da Suíça, e da Itália. Pedro I continuou essa política enfatizando que era necessário apoiar o desenvolvimento da agricultura, pelo aliciamento de bons colonos que aumentassem o número de braços dos quais necessitávamos.
Adaptado de João Klug, “Imigração no Sul do Brasil, em Keila Grinberg e Ricardo Sales (org.).
O Brasil Imperial. v. III. 1870-1889. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 247.
Assinale a alternativa correta.