(FASA)
Considerando-se que a figura representa uma corda de 1,8 m de comprimento tracionada e que vibra com uma frequência de 80,0 Hz, a velocidade de propagação da onda nessa corda, em m/s, é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Você sabia que as metrópoles são as grandes consumidoras dos produtos feitos com recursos naturais da Amazônia? Você pode diminuir os impactos à floresta adquirindo produtos com selos de certificação. Eles são encontrados em itens que vão desde lápis e embalagens de papelão até móveis, cosméticos e materiais de construção. Para receber os selos esses produtos devem ser fabricados sob 10 princípios éticos, entre eles o respeito à legislação ambiental e aos direitos de povos indígenas e populações que vivem em nossas matas nativas.
Vida simples. Ed. 74, dez. 2008.
O texto e a imagem têm por finalidade induzir o leitor a uma mudança de comportamento a partir do(a):
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Between now and 2050 the number of people living in cities will grow from 3.9 billion to 6.3 billion. The proportion of urban dwellers will swell from 54% to 67% of the world’s population, according to the UN. In other words, for the next 36 years the world’s cities will expand by the equivalent of six São Paulos every year. This growth will largely occur in developing countries. But most governments there are ignoring the problem, says William Cobbett of the Cities Alliance, an NGO that supports initiatives such as the one launched by New York University to help cities make long-term preparations for their growth. “Whether we want it or not, urbanisation is inevitable,” say specialists. “The real question is: how can we improve its quality?”
The Economist, June 21st 2014. Adaptado
(FUVEST 2015 1ª FASE) De acordo com o texto,
- Língua Portuguesa
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO) Na sociologia e na literatura, o brasileiro foi por vezes tratado como cordial e hospitaleiro, mas não é isso o que acontece nas redes sociais: a democracia racial apregoada por Gilberto Freyre passa ao largo do que acontece diariamente nas comunidades virtuais do país. Levantamento inédito realizado pelo projeto Comunica que Muda [...] mostra em números a intolerância do internauta tupiniquim. Entre abril e junho, um algoritmo vasculhou plataformas [...] atrás de mensagens e textos sobre temas sensíveis, como racismo, posicionamento político e homofobia. Foram identificadas
Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).Ao abordar a postura do internauta brasileiro mapeada por meio de uma pesquisa em plataformas virtuais, o texto
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Papel vegetal ou papel oficio
- Folhas de plantas
- Giz de cera
- Lápis de cor
- Lápis preto HB
ORIENTAÇÕES
- Fazer um passeio com os alunos nos jardins da escola.
- Recolher folhas de árvores.
- Fazer uma roda e conversar com os alunos mostrando a variedade de tamanhos e formas, diferentes das folhas.
- Já em sala de aula, o professor deverá distribuir folhas de papel para as crianças. Cada criança já vai estar com as folhas das árvores que colheram.
- Coloque a folha (árvore) em uma superfície lisa, sobre a mesa, o papel por cima da folha (árvore) e com o giz de cera deitado, pressione sobre o papel.
- Faça esta experiência usando também lápis preto HB e lápis de cor.
- Depois dos trabalhos prontos, monte uma exposição.
SUGESTÃO: Se for possível, o professor deverá pesquisar o nome das folhas das árvores que foram impressas pelos alunos. Será de grande valia, a identificação dessas folhas/árvores para a montagem da exposição.
Fonte: http://emef-luiza.blogspot.com.br/2015/08/
Studiare 105144
MATERIAL
- Papel vegetal ou papel oficio
- Folhas de plantas
- Giz de cera
- Lápis de cor
- Lápis preto HB
ORIENTAÇÕES
- Fazer um passeio com os alunos nos jardins da escola.
- Recolher folhas de árvores.
- Fazer uma roda e conversar com os alunos mostrando a variedade de tamanhos e formas, diferentes das folhas.
- Já em sala de aula, o professor deverá distribuir folhas de papel para as crianças. Cada criança já vai estar com as folhas das árvores que colheram.
- Coloque a folha (árvore) em uma superfície lisa, sobre a mesa, o papel por cima da folha (árvore) e com o giz de cera deitado, pressione sobre o papel.
- Faça esta experiência usando também lápis preto HB e lápis de cor.
- Depois dos trabalhos prontos, monte uma exposição.
SUGESTÃO: Se for possível, o professor deverá pesquisar o nome das folhas das árvores que foram impressas pelos alunos. Será de grande valia, a identificação dessas folhas/árvores para a montagem da exposição.
Fonte: http://emef-luiza.blogspot.com.br/2015/08/
- Biologia
(IFCE) Sobre os cnidários, é correto afirmar que.