Numere na ordem correta os marcos históricos da vida de um menino, elaborando uma linha do tempo.
Questões relacionadas
- Química | A. Equilíbrio Químico
A fermentação de alimentos ricos em açúcares é um processo prejudicial à saúde bucal, pois promove um ataque químico ao esmalte dos dentes. A parte inorgânica dos dentes é formada por uma substância chamada hidroxiapatita, que, em um ambiente bucal saudável, apresenta baixa solubilidade e o pH dos alimentos ingeridos podem interferir na dissolução desse sólido que compõe o esmalte dentário e protege o dente da entrada de microrganismos. Essa solubilidade pode ser equacionada da seguinte forma:
A seguir tem-se o pKa de cinco alimentos não identificados e ingeridos numa alimentação diária.
Alimento I – pKa = 3,3
Alimento II – pKa = 3,4
Alimento III – pKa = 2,3
Alimento IV – pKa = 4,5
Alimento V – pKa = 3,7
Uma pessoa que em um dia tenha ingerido os 5 alimentos citados teve o esmalte dentário mais desgastado pelo alimento
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UEFS)
A figura representa uma linha de força, LF, de um campo eletrostático gerado por cargas elétricas em repouso. Durante o deslocamento de uma partícula eletrizada com carga positiva q do ponto 1 para o ponto 2, é correto afirmar:
- Física | 2.5 Estática
(UECE) Um varal de roupas é construído com uma corda flexível muito leve e inextensível, de comprimento 2c, fixada pelas extremidades a duas paredes distanciadas de 2d uma da outra. Em um ponto no centro desse varal fica presa em repouso uma massa m. Assumindo que a aceleração da gravidade é g, a tensão na corda é dada por
- Biologia | 03. Bioquímica
Considere a situação em que foram realizados dois experimentos, designados de experimentos A e B, com dois tipos celulares, denominados células 1 e 2. No experimento A, as células 1 e 2 foram colocadas em uma solução aquosa contendo cloreto de sódio (NaCl) e glicose (C6H12O6), com baixa concentração de oxigênio. No experimento B foi fornecida às células 1 e 2 a mesma solução, porém com alta concentração de oxigênio, semelhante à atmosférica. Ao final do experimento, mediu-se a concentração de glicose na solução extracelular em cada uma das quatro situações. Este experimento está representado no quadro abaixo. Foi observado no experimento A que a concentração de glicose na solução que banhava as células 1 era maior que a da solução contendo as células 2 e esta era menor que a concentração inicial. No experimento B, foi observado que a concentração de glicose na solução das células 1 era igual à das células 2 e esta era idêntica à observada no experimento A, para as células 2, ao final do experimento.
Pela interpretação do experimento descrito, pode-se observar que o metabolismo das células estudadas está relacionado às condições empregadas no experimento, visto que as
- Química | 4. Química Ambiental
Depois de comprovada a atuação dos clorofluorcarbonos (CFCs) na destruição da camada de ozônio, esses compostos foram inicialmente substituídos por outros, os hidrogenoclorofluorcarbonos (HCFCs). Entretanto, percebeu-se que os HCFCs, embora não sejam tão danosos à camada de ozônio, são gases-estufa e, por isso, também estão sendo substituídos por gases menos prejudiciais ao ambiente.
Os gases-estufa são compostos que