Numere na ordem correta os marcos históricos da vida de um menino, elaborando uma linha do tempo.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
(ENEM 2010 1ª APLICAÇÃO)
Disponível em: http://algarveturistico.com/wp-content/uploads/2009/04/ptm-ginastica-ritmica-01.jpg. Acesso em: 01 set. 2010 (Foto: Reprodução/Enem)
O desenvolvimento das capacidades físicas (qualidades motoras passíveis de treinamento) ajuda na tomada de decisões em relação à melhor execução do movimento. A capacidade física predominante no movimento representado na imagem é:
- Geografia | A. Globalização
Cúpula dos Povos começa como contraponto à Rio+20
Enquanto a conferência oficial no Riocentro, na Barra, é restrita a participantes credenciados, que só entram depois de passar por um forte controle de segurança, a Cúpula dos Povos é aberta ao público, em tendas ao ar livre no Aterro do Flamengo. Ela é aberta também às tribos e discussões mais diversas, em mesas de debate e painéis geridos pelos próprios participantes, buscando promover a mobilização social. Problemas ambientais, econômicos, sociais, políticos e de minorias serão discutidos no evento, afirma uma ativista norte-americana, em alusão ao movimento que ocupou Wall Street, em Nova York, no ano passado.
Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 14 ago. 2012.
Uma articulação entre as agendas ambientalistas e a antiglobalização indica a
- Biologia | 8.6 Verminoses
(CFTMG) Analise o ciclo do nematódeo Dracunculus medinensis, causador da dracunculíase em Guiné, na África, cujos casos têm-se reduzido drasticamente:
A estratégia que vem permitindo essa diminuição de casos da doença é a
- Biologia | 12.6 Populações
(PUCMG) Os corredores de habitats (ou corredores ecológicos) são faixas estreitas de habitat que facilitam o movimento de organismos entre fragmentos adjacentes, de forma geral, concebidos como uma alternativa plausível para diminuir os efeitos negativos da fragmentação e a degradação dos ecossistemas.
Sobre os corredores de habitat, foram feitas as seguintes afirmações:
I. Facilitam o fluxo de genes e o deslocamento da biota, promovendo a dispersão de espécies bem como a recolonização de áreas degradadas.
II. Favorecem a deriva genética e a especiação geográfica de forma mais efetiva em fragmentos interligados do que nos isolados.
III. Podem facilitar o movimento de predadores, competidores e patógenos entre os fragmentos de habitat em detrimento de espécies de interesse para a conservação.
IV. Podem favorecer imigrações promovendo uma maior riqueza de espécies e variabilidade genética em fragmentos que recebem os imigrantes.
V. Em corredores que seguem cursos d’água, podem contribuir para a manutenção da qualidade de água e a redução da erosão.
São afirmações CORRETAS:
- História | 6.15 Descolonização
Os Estados africanos pós-coloniais aceitaram as formas herdadas do período anterior, concebendo os territórios e fronteiras, as estruturas do Estado e as formas de administração do mesmo modo como as potências colonialistas ocidentais. Não levaram em conta as divergências étnicas ou étnico-religiosas, nem a influência dos poderes locais, controlados pelos chefes tradicionais. Estes continuaram a representar uma forma de poder paralelo, com respaldo da população.
MACEDO, J. R. História da África. São Paulo, Editora Contexto, 2018. VOT2021
Após a Segunda Guerra Mundial ocorreu o processo de descolonização africano e asiático. De acordo com texto do historiado José R. Macedo, a descolonização