(UEFS)
O licopeno, representado pela fórmula estrutural, é responsável pela cor vermelha dos pimentões e dos tomates. É encontrado em grandes concentrações na polpa e no extrato do tomate, sendo recomendado no combate a radicais livres produzidos por células do organismo humano. Em relação a esse pigmento vermelho, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História | 3.4 Ditadura Militar
O governo Médici não se limitou à repressão. Distinguiu claramente entre um setor significativo, mas minoritário da sociedade, adversário do regime, e a massa da população que vivia um dia a dia de alguma esperança nos anos de prosperidade do “milagre econômico”. A repressão acabou com o primeiro setor, enquanto a propaganda encarregou-se de, pelo menos, neutralizar o segundo. Para alcançar este último objetivo, o governo contou com o avanço das telecomunicações e a expansão do número de residências que possuíam televisão: em 1960, apenas 9,5% das residências urbanas tinham televisão; em 1970, a porcentagem chegava a 40%. Por essa época, beneficiada pelo apoio do governo, de quem se tornou seu porta-voz, a TV Globo expandiu-se nacionalmente até controlar todo o setor. A propaganda governamental passou a ter um canal de expressão como nunca se viu na história do país.
Fausto, Boris. História do Brasil; colaboração de Sérgio Fausto. – 14ª Edição atualizada e ampliada. Pág. 413. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. Texto adaptado. VOT2022
Durante a ditadura militar, o governo adotou mecanismos para conseguir apoio popular e para isso
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A ARMA DA PROPAGANDA
O governo Médici não se limitou à repressão. Distinguiu claramente entre um setor significativo mas minoritário da sociedade, adversário do regime, e a massa da população que vivia um dia a dia de alguma esperança nesses anos de prosperidade econômica. A repressão acabou com o primeiro setor, enquanto a propaganda encarregou-se de, pelo menos, neutralizar gradualmente o segundo. Para alcançar este último objetivo, o governo contou com o grande avanço das telecomunicações no país, após 1964. As facilidades de crédito pessoal permitiram a expansão do número de residências que possuíam televisão: em 1960, apenas 9,5% das residências urbanas tinham televisão; em 1970, a porcentagem chegava a 40%. Por essa época, beneficiada pelo apoio do governo, de quem se transformou em porta voz, a TV Globo expandiu se até se tornar rede nacional e alcançar praticamente o controle do setor. A propaganda governamental passou a ter um canal de expressão como nunca existira na história do país. A promoção do “Brasil grande potência” foi realizada a partir da Assessoria Especial de Relações Públicas (AERP), criada no governo Costa e Silva, mas que não chegou a ter importância nesse governo. Foi a época do “Ninguém segura este país”, da marchinha Prá Frente, Brasil, que embalou a grande vitória brasileira na Copa do Mundo de 1970.
Boris Fausto, História do Brasil. Adaptado.
(FUVEST 2016 1° FASE) A estratégia de dominação empregada pelo governo Médici, tal como descrita no texto, assemelha-se, sobretudo, à seguinte recomendação feita ao príncipe – ou ao governante – por um célebre pensador da política:
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(ENEM 2013 1º APLICAÇÃO)
Na imagem, estão representados dois modelos de produção. A possibilidade de uma crise de superprodução é distinta entre eles em função do seguinte fator:
- Química
De acordo com os resultados de uma pesquisa, publicados em 1993, as aspirinas tamponadas apresentam em sua composição, geralmente, carbonato de magnésio (MgCO3), que tem a capacidade de atuar apenas como antiácido. Sob o rigor conceitual científico, entretanto, as denominadas aspirinas tamponadas são muito mais uma ilusão comercial do que realidade. Observe o equilíbrio abaixo:
CO32-(aq) + H+(aq) -> HCO3-(aq)
Sabendo que os valores das constantes de dissociação ácida (Ka) e de protonação da base (Kb) considerada são, respectivamente, 5,6 x 10-11 e 2,1 x 10-4, assinale a alternativa que justifica a utilização do composto MgCO3 como antiácido no meio estomacal (solução ácida, pH ≈ 2,7).
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
Os meus colegas jornalistas que me perdoem, mas não dá mais para ler uma notícia de jornal apenas pelo que está publicado. O nosso universo informativo ficou muito mais complexo depois do surgimento da avalanche informativa na internet. Não dá mais para tomar como verdade absoluta a representação de um dado, fato ou evento feita por um repórter, editor e dono de um veículo de comunicação jornalística.
Este fenômeno, inédito na história do jornalismo, está nos obrigando a tomar uma notícia de jornal apenas como um ponto de partida para uma análise que, necessariamente, envolve a preocupação em descobrir o contexto do que foi publicado. A notícia de jornal não é mais a verdade definitiva, mas a porta de entrada numa realidade desconhecida e inevitavelmente complexa, contraditória e diversa.
Uma notícia como por exemplo a alta do dólar pode ser lida como um fato positivo para quem é exportador, uma catástrofe para quem depende da importação, uma arma político/eleitoral para um candidato presidencial, uma manipulação cambial por especuladores ou um ajuste macroeconômico promovido por bancos multinacionais. É apenas uma amostra de diversas percepções possíveis para um mesmo dado numérico.
Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 28 out. 2021.
Nesse texto, busca-se defender uma ideia por meio da exploração de argumentos. O trecho que evidencia esse procedimento argumentativo é